Realiza-se hoje a Procissão da Nossa Senhora do Rosário - Barreiro
Nos séculos XV/XVI existia uma pequena ermida dedicada a S. Roque, onde hoje se situa a igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em data indeterminada a Confraria de S. Roque terá cedido a ermida à Irmandade de S. Pedro, constituída por marítimos e pescadores da Vila do Barreiro, a qual se encontra ali desde 1629.
A partir de 1736, tem início a romaria à Senhora do Rosário, imagem venerada na velha ermida, transformando-se a partir dessa época num dos principais Círios da Margem Sul, à semelhança dos Círios da Atalaia (Montijo) e da Senhora do Cabo (Cabo Espichel). A Igreja começa a ganhar a atual designação.
No final do séc. XVIII, a devoção à Senhora do Rosário atingira tal fama, que a velha ermida de S. Roque era já pequena para acolher todos os romeiros, em busca dos seus milagres. D. Maria I emitiu então um alvará régio autorizando os membros da Confraria dos Escravos de Nª Sª do Rosário, então instalada na igreja, para ampliarem a pequena ermida.
Atualmente é uma igreja de corpo retangular, com uma fachada de linhas severas, onde sobressaem dois torreões, um dos quais (Norte) ostenta um carrilhão.
No seu interior, destaca-se o altar-mor em talha dourada, com uma imagem de roca da Senhora do Rosário. A sacristia está revestida com um silhar de azulejos do período final do Barroco. Referência ainda para o Lavatório em pedra lioz, ricamente lavrada, também deste período.
A igreja possui um notável conjunto de Ex-votos marítimos, testemunhos da arte e religiosidade popular que caracterizou o Barreiro neste período.
Localiza-se no Largo Bento de Jesus Caraça.
foto de um momento da procissão de antes da pandemia
9 comentários:
uma linda e feliz semana bjs saude
Aqui, na minha parvónia, é a Senhora da Assunção. Há muitas senhoras, em Portugal, dá para todos os gostos!
Boa semana! A chuva, prometida para esta semana, já não vem, arrependeu-se!
Visitei há já uns bons anos!
Beijos e um bom dia
Deve ser linda! Que seja assim tua semana também! beijos, chica
bom dia
gostei muito desta postagem Elvira.
que seja uma bonita feita como as fotos mostram.
boa semana.
beijinhos
:)
O Barreiro em festa!
Haja saúde e bem estar.
Abraço
Que tenha uma muito feliz semana, amiga!
Forte abraço!
Olá, Elvira
Muito obrigada por esta rica publicação,
em que nos conta todas estas tradições religiosas e
as alterações por que foram passando.
Beijo
Olinda
Não conhecia e gostei. Excelente explicação que me aproximou às festas do Barreiro. Só conhecia as de Viana do Castelo, algo parecidas.
As fotos que me mandaste são um documento gráfico de grande valor
Grande abraço nosso e a desfrutar
Enviar um comentário