A Missa do Galo é um costume religioso, com expressão nos países de tradição católica, que consiste na realização de uma missa, na noite de 24 para 25 de Dezembro, mais precisamente à meia-noite, hora em que, segundo diz o costume, teria nascido o menino Jesus. É denominada “do Galo” porque, de acordo com lenda, teria sido na noite de Natal a única altura em que os galos cantaram à meia-noite. É claro que o nome tem mais a ver com o acto de anunciação da própria missa, em que os sinos repicam à meia-noite para chamar as pessoas, tal como os galos chamam as pessoas para acordarem ainda antes do sol nascer. Diz-se ainda, de modo humorístico, que a missa tem este nome porque demora tanto tempo que quando acaba já está o galo a cantar para anunciar a madrugada. Sendo a Missa do Galo celebrada à meia-noite, em Portugal criou-se a tradição de se levar velas acesas a caminho da igreja; algo que não nasceu tanto da simbologia natalícia mas da própria necessidade que as pessoas tinham, numa altura em que não existia eletricidade, de iluminar o caminho durante a noite. Isso deu origem às procissões da meia-noite das velas do advento, para se ir assistir à Missa do Galo; tradição ainda respeitada nalgumas vilas do interior português, apesar de haver hoje iluminação de ruas. Sobre a procissão de velas da Missa do Galo conta-se a seguinte lenda: Conta-se que um jovem pastor passou todo o dia a apascentar as suas ovelhas na véspera de Natal e aconteceu uma delas perder-se. Como o jovem pastor não quis voltar para casa sem a ovelha perdida passou muito tempo à sua procura. Quando finalmente a encontrou já era muito tarde, tanto que acabou por se atrasar e perdeu o tocar dos sinos da igreja a chamar para a Missa do Galo. Sem os sinos a indicar o caminho o jovem pastor acabou por se perder ficando à mercê dos lobos, do frio do inverno e dos restantes perigos da noite. Já sem esperanças de encontrar o caminho, eis que o pastor vê ao longe uma procissão de luzes a iluminar a noite. Era a aldeia inteira que interrompera a missa, pegara nas velas da igreja e saíra pela noite para o procurar. Encontrado o jovem pastor, são e salvo, a aldeia retomou a sua marcha para a igreja onde foi retomada a missa. E a partir desse dia passou-se a levar uma vela acesa a caminho da Missa do Galo para que ninguém se perdesse na noite de Natal
Da tradição oral portuguesa no Livro Contos de Natal Portugueses da Luso-Livros
14 comentários:
Bom Natal, também para si, Elvira.
Que o Novo Ano lhe traga a solução e o alívio dos seus problemas de saúde.
Um abraço.
SAÚDE, FESTAS FELIZES E UM NOVO ANO MELHOR DO QUE ESTE.
ABRAÇO.
Simbologias que representam diferentes visões e experiências natalinas. Feliz Natal e um próximo ano abençoado.
Elvira, que o Natal seja lindo, abençoado e o Menino traga muit saúde, amor e alegrias!
Feliz Natal pra ti e teus!
beijos, chica
Feliz Natal, Elvira e peça ao Menino Jesus que lhe traga a cura para os seus olhos!
Agradeço os seus votos. Desejo-lhe o restabelecimento da sua saúde e dos seus próximos. Boas entradas no novo ano.
Um abraço.
Feliz Natal! Muita saúde, paz e alegria :)
Feliz Natal para si e todos os seus.
Que tenha saúde e muitas alegrias.
Abraço Elvira
Grata pela divulgação desta lenda, desejo-lhe muita, muita, muita saúde e um Feliz Natal, Elvira!
Um GRANDE abraço!
Passando, lendo, elogiando e deixando votos de um FELIZ NATAL, extensivo à família e amigos/as.
.
Cumprimentos natalícios.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Elvira,
Desejo-lhe, com toda a amizade, um Feliz Natal, com saúde e alegria, bem ancorada nas pessoas que lhe são mais queridas.
Um abraço amigo :)
Feliz Natal.
Abraço, saúde.
Embora batizado
não pratico
mas achei engraçado
todo o escrito
à volta da missa do galo
A versão mais interessante
é a do pastor perdido...
Para si, querida amiga
Boas Festas e longa vida
Abraço natalício
Olá amiga Elvira
Que a estrela de Belém abrilhante e abençoe sua vida e de todos que convivem com você. Um feliz e iluminado Natal a todos nós!
Beijos
Enviar um comentário