Seguidores

17.2.08

QUADRAGÉSIMA.COM - UM DESAFIO

Desta vez apanharam-me com um desafio sério que vou tentar levar em frente. Primeiro porque é um desafio baseado nos princípios sagrados que recebi na minha religião, logo não é um desafio que encare de animo leve.
Sou católica. Não praticante, ou melhor pouco praticante. Já ultrapassei os 60 anos e ao longo da vida tenho tido algumas crises de fé. Não sou um cordeiro muito manso, mas estou no rebanho e esforço-me por acompanhar o pastor.
Às vezes deixo-me ficar para trás. Fico cansada, desiludida, revoltada. E aí ELE vem, e mostra-me que eu não sei nada, que ELE tem razão, e que eu tenho pouca fé.
E eu peço perdão e avanço novamente, até ao dia em que volto a duvidar. Não tem sido fácil esta relação de AMOR-DESCRENÇA-AMOR.
De todos os modos a Quaresma é das coisas que mais mexem comigo. A preparação para o sacrifício maior, a Doação da Vida de Jesus por nós. E que mal agradecemos esse sacrifício...
Então vamos lá. O meu amigo José Gonçalves, nomeou-me para este desafio que pretende ser uma preparação para esta Quaresma. Seguem-se o sentido e as regras que levaram o seu autor a criar este desafio:


O tempo da Quaresma é um tempo de descoberta da nossa identidade como cristãos. É um tempo de encontro connosco próprios e com Deus. É um tempo especial de introspecção e reflexão. Porque não havemos de o fazer aqui, na net, e de uma forma mais comunitária, ajudando-nos uns aos outros?! Deste objectivo nasce esta proposta, a “quadragésima.com”.



" Regras da quadragésima.com:

1- Ao receber a quadragésima.com o blogger deve reflectir na sua relação com Deus e descobrir uma frase, bíblica ou não, que a defina;

2- Depois de o fazer deve reescrever num post estas regras, as frases já assinaladas pelos anteriores bloggers (com o respectivo link), e escrever a sua;

3- No post deve incluir quem deseja convidar (pode e deve manifestá-lo no blog da pessoa convidada);

4. Não é permitido fazer mais que um convite ao mesmo tempo;

5- O blogger que, recebendo a quadragésima.com, não estiver interessado em aceitá-la, deve indicá-lo ao seu emissário para que este lhe dê seguimento através de outro blogger;

6- Não podem aceitar mais que uma vez a quadragésima.com; se o convite aparecer, mesmo vindo de outra diferente, devem igualmente informar o emissário do segundo convite;

7- A quadragésima.com realiza-se em 3 frentes: frente Deus-Pai; frente Jesus; frente Espírito Santo; estas frentes funcionam quase como equipas, para tentar chegar ao maior número de bloggers possível (não se trata de encontrar vencedores, mas empenhados)

8. A quadragésima.com será encerrada na Sexta-feira Santa, dia 21 de Março, pelas 12.00 horas, hora em que o último blogger receptor deve endereçá-la, já com a sua frase, a este endereço, para publicitarmos todas as frases que definem a nossa relação com Deus nesta Quaresma de 2008.


E a minha frase é:
"DEIXAI AS CRIANCINHAS E NÃO AS IMPEÇAIS DE VIR A MIM, POIS DELAS É O REINOS DOS CÉUS" (Mt 18, 3;)

Eu a escolhi, porque se as crianças são o futuro da humanidade, JESUS é a esperança desse futuro.

E para continuar esta frente de Jesus, escolhi a Maria:
http://ocheirodailha.blogspot.com/

A frase escolhida escolhida pelo José Gonçalves é de sua autoria e é a seguinte:

"NINGUÉM PERCORRE A VIDA SÓZINHO. SO PRECISA NÃO ANDAR DISTRAÍDO"


E ele a escolheu para colocar na sua capela, quando ela foi benzida.


Resta-me acrescentar que a frente de Jesus, veio da Lisa, do blog Lisa's Mau feitio para a Amigona do blog Instantes da Vida que a passou à Sophiamar do blog A Ver Mar. Daí transitou para o José Gonçalves do blog Por Entre Montes e Vales, que ma passou para o 6ª feira e eu a repasso para a Maria como descrito acima.

Boa Quaresma. Bom Domingo. Espero ter-me "desenrascado"

Esperava... pois a Maria, acaba de me informar que não aceita o desafio. E assim sendo vou nomear o Joseph do Blog http://para-la-caminho.blogspot.com/

Bom o Joseph também não pode aceitar, e assim sendo, passo a nomear a Aramis. Espero que aceite e que passe adiante este desafio.

Aramis agora é consigo:. http://aramis-cavalgada.blogspot.com/

23 comentários:

Luis Ferreira disse...

Vim retribuir e agradecer a visita ao Mar de Sonhos.

Neste tempo de Quaresma, todos nós tenhamos tempo para caminhar com Jesus... ajudando a carregar a cruz. A cruz dos nossos pecados que Jesus carregou para nossa salvação.

Obrigado pela visita.

Bj

zé lérias (?) disse...

Não gosto do tempo da Quaresma. Não sei porquê. Talvez por ser para mim um tempo triste, onde a Igreja Católica parece querer que continuemos a viver.
Mas também não gosto deste nosso tempo profano de hoje. É tão alegre na aparência como vazio na essência.
Ah! mas gosto muito da Páscoa. Mas também não sei porquê...

Bom resto de Domindo (brr, que frio!) e uma boa semana de trabalho.

amigona avó e a neta princesa disse...

Pronto, já está! A Lisa vai ficar satisfeita...beijos Elvira e uma boa semana...

Maria do Consultório disse...

Recebi um beijinho seu, Elvira. Soube bem.;)
Melhoras ao seu pai

Beijo

Maria disse...

Querida amiga Elvira

Não posso, não devo continuar com este desafio.
Sou cristã porque fui baptizada, recebi todos os sacramento da Igreja Católica e fui até catequista. Até aos treze anos. E foi precisamente na minha actividade de catequista (12 e 13 anos) que comecei a interrogar muita coisa, sem obter uma única resposta. De ninguém. Nem dos padres que "nos orientavam"...
Hoje não acredito em religião nenhuma. Seria uma desonestidade e hipocrisia da minha parte responder a este desafio, por isso te peço que o passes a outra pessoa.
Eu não devo fazê-lo. Não que não fosse capaz, mas porque a blogosfera e tu em particular, neste caso, me merecem o maior respeito.
Muito obrigada por te teres lembrado de mim, e peço-te que me compreendas.

Beijinhos

Joseph 1 disse...

Elvira
Boa noite

Obrigado pelos parabéns enviados.

Quanto ao desafio, desculpa mas não o vou aceitar.

Eu sei que não mereces esta resposta mas, neste momento, tem que ser. Já outro dia te dei uma nega, mas disse e vou cumprir, que daqui a uns dias te diria a razão porque o fiz.
Renovo o meu pedido de desculpas.

Sou católico mariano, profundamente crente, inclusivé na Pastorinha JACINTA, aquela a quem Nª.Srª.de Fátima mais vezes apareceu, e que esteve sepultada no Cemitério da minha terra natal (Ourém), e que, quando foi retirada para Fátima, ao abrirem o caixão o seu rosto estava impoluto.

É só. Indica outra pessoa, por favor.
Falaremos depois.

Beijinhos muito amigos**

Lisa's mau feitio disse...

Querida Elvira!!

Cá vim visionar a coisa!!! :)

Adianto que a Quadragésima foi iniciada pelo Blog do Padre do meu coração, o Padre cujo blog está no meu tb!! Eu apenas sou uma mensageira deste passa-palavra e com muito gosto!! :)

Pois os motivos que apresentam à Elvira são válidos e verdadeiros, o que é muito importante!! Elvira, com toda a certeza vai encontrar a mão que vai receber a corrente!!

Fale com o Luís F, por exemplo!

Elvira, não se preocupe que a corrente não fica por aqui!!

Beijinhos grandes!!
e a todos os seus comentadores também!! :)

Lisa

Branca disse...

Venho desejar-lhe uma boa semana.
Divertido e ao mesmo tempo complicado este desafio. O seu texto inicial parece meu, ando sempre entre o mais ou menos praticante, apesar de ter tido na minha formação influência de padres e freiras, mas por isso mesmo. Também encontrei muitos ateus mais parecidos com Cristo e mais praticantes na vida que muitos religiosos, mas Jesus disse isso mesmo na sua passagem pelo mundo.
Já vim do Zé Gonçalves, da Amigona, agora vou à Sophiamar e estou a gostar muito das vossas frases.
Fique bem, fique com Deus.
Tudo de bom para si e para a mãe, espero que ela esteja melhor.
Beijinho

António Inglês disse...

Bom dia Elvira

Com tanto desafio que anda pela Internet, não paramos de nos desafiar.
Criámos um grupo interessante de amigos que nos visitamos com alguma frequência. Por isso, por mais que tentemos variar, acabamos sempre por cair nos "mesmos", daí ter enviado mais este desafio que me foi lançado.
Percebo perfeitamente a sua justificação e peço-lhe desculpa pelo atrevimento, é que não sabia que já tinha dito não à Sophiamar.
Tinha de nomear seis ou sete blogs, e furei um bocadinho as regras pois nomeei oito, logo não fará mal a sua desistência neste.
Um abraço e tenha um bom dia.
José Gonçalves

Branca disse...

Amiga Elvira,
Penso que tenho a solução para si.
Visite o blogue: http://eu-estou-aki.blogspot.com/, que é da menina Elsa, que acho que ela adorará este desafio da quadragésima. Se fôr lá verá porquê, por acaso só a conheço há pouco através de outro amigo, mas já vi que é uma excelente moça e tem também a mãe e o filho novinho com outros dois blogues.
Um beijinho

Branca disse...

Elvira,
Peço desculpa, mas afinal a minha informação acima não é válida. Só agora percorri os textos todos da Elsa e ela já respondeu à quadragésima na frente de Deus-Pai, mas o Texto estava já muito longe, creio mesmo que este movimento teve o seu início por aqueles lados, de entre os seus amigos, pois segundo informação no texto dela, tudo isto começou no confessionário.
Isto está a chegar aos rebeldes, torna-se difícil.
Beijinho

Branca disse...

Elvira,
Peço desculpa, mas afinal a minha informação acima não é válida. Só agora percorri os textos todos da Elsa e ela já respondeu à quadragésima na frente de Deus-Pai, mas o Texto estava já muito longe, creio mesmo que este movimento teve o seu início por aqueles lados, de entre os seus amigos, pois segundo informação no texto dela, tudo isto começou no confessionário.
Isto está a chegar aos rebeldes, torna-se difícil.
Beijinho

Isamar disse...

Não sei se já conseguiste quem te agarrasse este desafio que não é fácil porque apenas há uma nomeação mas também acredito, como a Lisa, que não ficará por aqui.Tenta passá-lo à Avelaneira Florida http://cantaresdeamigo.blogspot.com/ ou mesmo à Papoila.

Quanto ao tempo, por aqui , não esteve muito mau. Durante a noite choveu mas não houve problemas. O dia está bonitinho com sol e nuvens.

Beijinhosssssssss

p.s. Já tenho três nomeações para as músicas mas está tudo controlado. Todos são " mecinhos e mecinhas" do meu tempo.

Jorge P. Guedes disse...

Sem ter nada que me ligue ao tema abordado venho, pois, apenas desejar-lhe uma boa semana.

Um abraço.
Jorge G.

aramis disse...

Amiga Elvira, pois já agarrei o seu desafio e já fiz a postagem. Espero ter feito tudo bem...
Muitos beijinhos e tudo de bom para si,

mjf disse...

Olá!
Amiga hoje passei por aqui, para a convidar a petiscar uma fatia de bolo...pois hoje é dia de festa, para mim...

Beijos
Até já!

São disse...

Obrigada , minha querida amiga, por não me ter nomeado!
Feliz semana.

Anónimo disse...

E muito bem desenrascado, digo eu! :o)

Dualidades JP

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/

Passem por aqui e comentem. SAUDAÇÕES.

Lisa's mau feitio disse...

Tia Elvira!!

Pois se é como irmã do meu AvÕ!!! ahaha

vim deixar um beijinho grande!!
Como vê, a Quadragésima lá segue de vento em popa, como se quer!!

Tia Elvira, desejo-lhe uma boa noite. Muito dificilmente voltarei hoje... Volntando, virei dar mais um miminho, sim? :)

Beijinhos para si e para os restantes membros da irmandade que por aqui passe!! Assim tipo, a tia-avó Sophiamar, o avô Zé, a Avó amigona, a tia Brancamar, enfim!!!


ehehehehe

Lisa

:)

O Livreiro disse...

Como não sei o que dizer, dese-lho uma boa semana.
Espero que o seu pai e a sua mãe estejam melhores.

Um abraço.

amigona avó e a neta princesa disse...

Elvira,

vim deixar um abraço, desejar um bom dia e desejar que não se importe com esta irmandade que lhe arranjámos e com a "piquena" que temos que incluir na herança!!!!
Beijos...

Somente EU mesma!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.