Seguidores

23.5.07

A PROPÓSITO DE ...

Li hoje no CM que uma jovem chinesa de 16 anos se suicidou envergonhada por ter roubado um pão. Sim leram bem, um pão. Apanhada pelo padeiro, no momento do "crime", foi por este envergonhada. Depois o padeiro informou a escola que a jovem frequentava, o que deu origem a uma nova humilhação pública. Não aguentando a vergonha e a hmilhação a jovem suicidou-se deixando o seguinte bilhete. "Sinceramente não queria roubar o que não me pertencia. Sei que cometi um erro, mas tinha fome e não resisti á tentação do pão. Sinto vergonha dos meus professores e companheiros e não tenho honra suficiente para olhá-los na cara. Espero que me possam perdoar." Senti-me arrepiada. Sabemos todos dos milhares de pessoas que morrem todos os dias á fome. Mas que para além desses, outros se matem de vergonha por causa da fome, é ainda mais doloroso. E pensar que cinco por cento da população mundial, estraga ou deita fora, o que chegaria para salvar os milhões de famintos. Que determinados senhores gastam numa jóia, ou num quadro mais do que o orçamento de estado de alguns países, como por exemplo a Somália. Dá que pensar...

2 comentários:

Unknown disse...

É lamentavel este desfecho hororoso, mas a humildade e honestidade, assim o exigiram a esta criança...
Mas cá no meu país, também existem casos semelhantes; há pessoas que não vivem!vegetam, com vergonha de dizerem tenho fome! ajuda-me. que o digam as equipas de rua da AMI, ou outras instituições do mesmo cariz...

Anónimo disse...

vergonha deviamos ter todos nós, adultos,principalmente os senhores governantes de ricos países, por não ajudarem a acabar com o flagelo da fome.