Seguidores

28.6.08

PARABÉNS MEU FILHO



Hoje dia 28 de Junho festejas 28 anos. Parabéns filho. Que Deus te dê muitos anos de vida, muito amor, muita saúde, muita paz, muita alegria, e se possível algum dinheirito para festejares as outras coisas todas. Não sei se sabes, mas tens por nome Pedro, por teres nascido na noite de S. Pedro. E então deixo-te aqui a história do teu Santo protector.



PEDRO O PRINCIPE DOS APÓSTOLOS


Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de muda-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Fundou as linhas apostólicas de Antióquia e Síria, as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos, que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem do imperador, no mesmo ano de Paulo e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores.

S. PAULO

Paulo, que tinha como nome antes da conversão, Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes Mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

Embora ninguém fale nele, S. Paulo é festejado pela Igreja no mesmo dia de S. Pedro, por serem considerados os dois maiores pilares da fundação da Igreja Cristã. A sua celebração a 29 de Junho foi mais uma vez uma manobra da igreja para substituir as festas pagãs dos Romanos em honra de Rómulo e Remo.
Com S. Pedro encerram as festas dos Santos populares que todos os anos nos chegam no mês de Junho

24 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Elvira, parabéns pelo filho que faz aniversário hoje de gêmeos, rs.
Nao conhecia essa expressao mas amei.

Desejo tudo de bom ao seu Pedro, as mais ricas bencaos na vida dele e que o nosso Pai Celestial o revista de todo o amor e carinho pela vida longa que ele terá.

Linda a sua homenagem lembrando a pessoa de Pedro, como discípulo fragil e pecador como nós também somos, mas firmes nas maos de Deus.

Bom fim de semana e boas festas por ai.

O bolo está uma delicia.

abueloscrisytoño disse...

Feliz cumpleaños para Pedro,suerte en la vida y felicidades por la madre que tiene.
Un saludo A.Cris

paideleo disse...

Parabéns para ese fillo que se chama coma eu.
A orixe do meu nome vén de antigo porque era o nome do meu pai, do meu avó, do meu bisavó e do meu tartaravó.
Un saúdo e graciñas polo bólo.

Dina disse...

Parabéns ao filho porque hoje é o dia dele, e à mãe também porque sem ela não haveria festa hoje.
Na minha terra diz-se que se casam os anos quando se fazem iguais à data que se nasceu...como acontece com o Pedro.
Feliz noite de S. Pedro!!

anamarta disse...

Elvira
Parabéns ao seu Pedro! Que a Vida lhe dê muitas Alegrias e tudo de Bom!
Parabéns também para si. Um Abraço e bom domingo

Pitanga Doce disse...

Mas que bolo tão chique! Era bom que fosse esse, não?
Olha, o teu Pedro tem cara de bom rapaz e há de lhe correr bem a vida. Há de ser feliz e fazer feliz a quem o ama. Desejo-lhe o bem que quero para o meu rapaz.

Olha, hoje no meu bairro, lá em Viseu, há grande festa. É o São Pedro da Gândara. No ano passado eu estava lá...

beijos ao Pedro e a ti! Desculpa a demora. A Julinha está aqui e toma toda a minha atenção.

amigona avó e a neta princesa disse...

Parabéns, parabéns, parabéns! Muitas felicidades...Um beijinho especial aos dois...

amigona avó e a neta princesa disse...

E Elvira o que se passa com a Lisa? Quando falar com ela, por favor diga-lhe que tenho muitas saudades dela...

mjf disse...

Olá!
Parabéns atrasados para o Pedro e para a mãe...;=)
Que tenham tudo o que imaginam e desejam

Beijocas
Bom domingo

Luna disse...

Parabéns á mamã e ao filhote
os nossos filhos são o que de melhor temos
beijinhos

Jorge P. Guedes disse...

Em primeiro lugar os meus atrasados parabéns ao filho e aos pais, é claro!

Depois, refere-nos aqui uma súmula das biografias dos dois principais fundadores do Cristianismo, segundo a Igreja: S. Pedro e S. Paulo.
Pedro era um simples pescador da Galileia, de seu nome real Simão, e que recebeu o nome de Pedro a partir do substantivo "pedra" (que se diz "Kepha" en aramaico, "Cephas" em grego e "Petrus" em latim), após Cristo lhe ter dito: «Tu es Petrus e sobre esta pedra construirei a minha Igreja».
Pedro tornou-se naturalmente o chefe da primeira comunidade cristã, O primeiro Papa (do grego "pappas" que significa "pai".)

Paulo, embora não esteja absolutamente comprovado(!), seria um cidadão romano de língua grega e de origem judia, tardiamente convertido que não cessaria de difundir a mensagem do cristianismo entre os não-judeus.
Alguns estudiosos referem-no como nascido em Társia, na Anatólia, por volta do ano IX. Chamar-se-ia Saúl e cursava sólidos estudos hebraicos em Jerusalém, junto de um célebre rabi, Gamaliel.
Ter-se-á convertido no "Caminho de Damas" quando, segundo ele próprio, foi interpelado por uma misteriosa voz que lhe gritou: "Saúl, saúl, por que razão me persegues tu?"
Este episódio ter-se-ia passado cerca do ano 42, ou seja, uns anos após a cruxificação de Cristo.
Saúl, então, ter-se-á feito converter pouco depois e baptizar por Ananias, tornado-se um profeta que Cristo terá chamado para junto de Si no caminho de Damas.

Desculpe este longo comentário, mas veio a propósito do seu escrito.

UM ABRAÇO E UM BOM DIA de S.PEDRO/S.PAULO.

Juℓi Ribeiro disse...

Querida amiga Elvira:

Parabéns ao seu filho pelo aniversário e por ter uma mãe
tão dedicada como você!
Escolhestes bem o nome dele!
Lindo nome!
Desejo que os seus pais se recuperem logo.
Obrigada pela amável visita.
Um abraço carinhoso.
Beijos.

Maria disse...

Passando quase a correr, no pouco tempo que tenho a net disponível, para deixar os parabéns ao Pedro e à mãe, sempre babada...
Por aqui, apesar de ser dia de S. Pedro, ainda cheira a S. João...

Uma boa semana e um abraço, Elvira

Branca disse...

Amiga Elvira,

Muitos parabéns para o seu Pedro.
Que Deus lhe dê tudo de bom.
Muita felicidade e saúde pela vida fora.
Beijinhos
BRanca

Menina do Rio disse...

Que lindo! Parabéns ao teu filho, Elvira! Lá em casa também tem festa. Minha filha fez 30 anos.

Os filhos crescem mas pra nós são eternos meninos.

Felicidades a ele e parabéns a ti, mãe

Um beijo

Franky disse...

Parabéns Elvira! Para si e para o seu filho!
A minha filha também fez anos agora, neste mês, portanto, também gémeos. Boa gente!
Pedro, o nome do meu outro filho. E que bom que é ter filhos, são o melhor que a vida nos dá.
Felicidade Elvira!
Beijinhos

Anónimo disse...

Cá estou eu, atrasadinha como sempre (já é uma imagem de marca), a deixar os parabéns ao Pedro e desejar que faça muitos anos, com tudo de bom a que tem direito.
E já agora, vou comer um bocadinho do bolo.

estermag disse...

Realmente esse bolo é tudo de bom.
Parabéns a seu Pedro que Deus abençõe cada vez mais a vida de vces.
Bjos!

Filoxera disse...

Parabéns, a ambos e à família.
Espero que tenham passado um dia muito feliz, cheio de amor.
Um xi grande e um beijinho.

Anónimo disse...

Obrigado pelos vossos comentarios a todos! E mtoo obrigado há minha MAE querida que eu amo mtooooo e tem feito tudo por mim e obrigado pelo bolo que é mtoo giro!!

Anónimo disse...

Pedro
Já me esquecia de dizer que a historia do S.Pedro é mtoo gira nao conhecia ao certo a sua origem!

Isamar disse...

Cheguei atrasada mas, apesar disso, venho desejar ao Pedro muita saúde, alegria, sucesso profissional e familiar. Tanto quanto desejo para o meu filho. E qiue os pais vão assistindo a tudo isso.

Mil beijinhossssss

Anónimo disse...

Um pouco atrasados, mas ainda assim muitos parabéns para ele.

Dualidades JP

fj disse...

de visita...
aproveito para dar os Parabéns ao filho Pedro e á mae Elvira.
Abraço aos dois