Seguidores

7.4.08

POESIA NO FEMININO - NATÁLIA CORREIA

Queixa das almas
jovens censuradas

Dão-nos um lírio e um canivete
E uma alma para ir à escola
E um letreiro que promete
Raízes, hastes e corola.

Dão-nos um mapa imaginário
Que tem a forma duma cidade
Mais um relógio e um calendário
Onde não vem a nossa idade.

Dão-nos a honra de manequim
Para dar corda à nossa ausência.
Dão-nos o prémio de ser assim
Sem pecado e sem inocência.

Dão-nos um barco e um chapéu
Para tirarmos o retrato.
Dão-nos bilhetes para o céu
Levado à cena num teatro.

Penteiam-nos os crânios ermos
Com as cabeleiras dos avós
Para jamais nos parecermos
Connosco quando estamos sós.

Dão-nos um bolo que é a história
Da nossa história sem enredo
E não nos soa na memória
Outra palavra para o medo.

Temos fantasmas tão educados
Que adormecemos no seu ombro
Sonos vazios, despovoados
De personagens do assombro.

Dão-nos a capa do evangelho
E um pacote de tabaco.
Dão-nos um pente e um espelho
Para pentearmos um macaco.

Dão-nos um cravo preso à cabeça
E uma cabeça presa à cintura
Para que o corpo não pareça
A forma da alma que o procura.

Dão-nos um esquife feito de ferro
Com embutidos de diamante
Para organizar já o enterro
Do nosso corpo mais adiante.

Dão-nos um nome e um jornal,
Um avião e um violino.
Mas não nos dão o animal
Que espeta os cornos no destino.

Dão-nos marujos de papelão
Com carimbo no passaporte.
Por isso a nossa dimensão
Não é a vida. Nem é a morte.


Natália Correia

1923-1993

Natural dos Açores, viveu a maior parte da sua vida em Lisboa, nde se tornou uma personagem obrigatória nos meios intelectuais. Colaborou em diversos jornais e publicações, e foi consultora literária de várias editoras.
Personagem controversa e fulgurante, ficaram famosas as suas diatribes enquanto deputada ao Parlamento, defendendo de forma muito pessoal um reencontro da mulher com os seus valores intrínsecos. Há evidentes marcas surrealistas na sua poesia que se mostra eivada de valores místicos, mágicos e esotéricos e se constrói numa mundividência muito pessoal.
(Biografia de José Fanha e José Jorge Letria)

Uma boa semana para todos os que me visitam, e um imenso obrigada.

21 comentários:

O Profeta disse...

Natália Correia, uma mulher feita de lava ardente...uma açoriana poetiza de rocha rolada no fim da ilha...



Doce beijo

Joseph 1 disse...

ELVIRA
Olá

O teu post tem que ser bom, porque a Natália era muito boa.

E quando respondia aos deputados em versos?!...

A Saúde de todos vós, como vai?
As melhoras para todos.
Sinceramente.

Beijinhos muito amigos;)**

Filoxera disse...

Bela homenagem!
Beijinhos.

Maria disse...

Não há uma única vez que eu leia Natália Correia e que não a veja à minha frente.
Também ela foi homenageada na sexta feira, no Coliseu.
Este poema está indelevelmente ligado à voz do José Mário Branco...
Obrigada, Elvira.
Um abraço

esteban lob disse...

Hola Elvira:
Paso a saludarte, desearte una feliz semana y agradecerte los lindos poemas. Creo que gracias a ti, cada día comprendo mejor tu idioma.

Un abrazo.

fj disse...

Elvirinha,
Manias minhas ou não,:( mas nao consigo simpatizar em nada com poesia da Natalia Correia.

- quanto ao "Mistério" NO MEU BLOG.

ja está "desvendado" num novo Post no meu Blog.
Elvira, como ja tenho pouco tempo de espera, se puder divulgue o seu conteudo indicando o link do Post.
OBRIGADA
Um abraço

Luna disse...

Natalia Correia uma mulher de fibra
beijinhos

Isamar disse...

Elvira

Passo para te deixar beijinhos e desejar as melhoras de todos aí por casa.
Desculpa a ausência. No coração, estás presente.

Beijinhosssss

Isamar disse...

E gosto muito de Natália Correia. Uma MULHER!

Beijinhosssss

Maria Clarinda disse...

Maravilha este poema da MARAVILHOSA NATÁLIA CORREIA!!!!!
Jinhos mil

Taty Ferreira disse...

Oi minha amiga!Que poema belo!!!

Boa semana pra vc!

Bjinhos

Chousa da Alcandra disse...

Gracinhas por descubrirme eses versos tan atinados.

Apertas dende a Portugaliza

Pena disse...

Estimada Amiga:
Natália Correia.
Um nome de vulto das letras, da política e da sociedade dos nossos dias.
Excelente escolha.
Um Bem-Haja enorme
Bj amigos de estima

pena

Já está tudo bem com a simpática família? (Desculpe, mas estou preocupado.)
Os meus desejos de bem-estar.

Jorge P. Guedes disse...

Bom dia!

O Zé Mário Branco musicou este poema forte e cru, bem à imagem da Natália Correia.
Tenho-o bem presente ainda na minha memória, tantas foram as vezes que o ouvi cantar.

Um abraço e saúde aí por casa.
Jorge P.G.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Elvira, belíssimo post.

Os teus Pais estão melhores ?

Espero que sim.

Beijinhos de carinho,

Fernandinha

Anónimo disse...

À altura dos anteriores!

Dualidades JP

mjf disse...

Olá!
Natália Correia uma Mulher a quem não se conseguia ficar indiferente...

Beijocas
Como vai a familia?

Lisa's mau feitio disse...

Elvirinha querida,

uma poetisa (desculpe, sei que não simpatiza com a palavra) que é acolhida pelas leituras da minha doce Mãe.

Sempre que aqui venho, bem como aos blogs da Avó e da tia Branca... Penso-me... E como adorava que a minha Mãe vos pudesse ler, vos pudesse ter como amigas virtuais... Verdadeiros poços de riqueza, vocês.

Obrigada!

Desejo, querida, que as coisas estejam a ficar um pouco mais suaves com todos aí em casa. As melhoras de todos e imensa força com energias positivas desta Lisa risonha!! :)

Lisa

lola.f disse...

Natália Correia, uma grande mulher. Bela homenagem!





bjs

Branca disse...

Elvira,
Tenho vindo aqui algumas vezes a este poema e embora só agora o comente devo dizer-lhe que adorava o estilo de Natália Correia.Tenho uma Antologia da sua poesia e adoro ler tudo o que ela escerveu.
E a minha amiga como vai?
Não tenho notícias suas. Está tudo bem?
Eu também ando "preguiçosita", mas mesmo que não apareça com tanta frequência tenho-a sempre na cabeça e no coração.
Um beijinho grande e para os pais também.
Branca

amigona avó e a neta princesa disse...

Minha querida Elvira espero que estejas um pouco melhor...gosto muito de Natália Correia...beijos, amiga...