SORTELHA
slide de fotos minhas
Difícil falar da aldeia da minha vida, já que a aldeia da minha vida, não é propriamente uma aldeia. Pensei nas aldeias que conheci e recordei que a que mais me impressionou foi a aldeia de Sortelha.
Conheci-a à quatro anos quando fui passar uns dias à Serra da Estrela, em Agosto, - lembra a alguém? - e resolvi conhecer os arredores da Serra.
A aldeia da Sortelha, está situada a 760m de altitude, e pertence ao Concelho do Sabugal. É tão antiga que não se sabe a data exacta da sua construção. Crê-se que tenha sido um castro, mais tarde romanizado. O seu castelo foi construído pelos romanos e reconstruído por D. Sancho I, dizem alguns historiadores. Outros afirmam ser construído de raiz por D. Sancho I e reconstruído por D. Dinis. De qualquer modo, este castelo foi sofrendo diversas e sucessivas intervenções, até 1640 altura em que foi feita adaptação parcial das estruturas defensivas às novas técnicas militares. Consta que dentro do Castelo existia uma prisão
Construída em granito, a aldeia é uma das mais bonitas e mais bem conservadas que já vi. As ruas estreitas e rasteiras, de casas típicas beirãs. São quase todas casas de dois pisos, de planta rectangular, com poucas janelas, sendo que no rés-do-chão fica a loja e no primeiro andar, a habitação, cujo acesso se faz por escada exterior.
As muralhas que cercam a aldeia. Tudo é de uma grande beleza. Do Castelo avista-se uma paisagem espectacular sobre a Serra da Malcata e Serra da Estrela
Merece uma visita atenta a Igreja matriz, que data do séc. XIV, e é dedicada à Virgem das Neves, com tecto mudéjar e talha barroca, e com a particularidade, da torre do sino, ter sido construída num rochedo sobranceiro à igreja, e portanto separada desta.
Pode-se admirar também um conjunto de sepulturas medievais escavadas na rocha, a Torre de Menagem, o pelourinho Manuelino, assente em seis degraus poligonais.
Para admirar ainda a “Pedra do Beijo” e a “Cabeça da Velha” dois penedos graníticos com formas que se assemelham ao nome com que as baptizaram.
A aldeia mantém-se intacta, na sua beleza já que as novas construções, se situam fora das muralhas e na parte menos elevada.
ATENÇÃO ESTE TEXTO FAZ PARTE DUM CONCURSO, CUJA VOTAÇÃO VAI DECORRER ENTRE OS DIAS 10 E 28 DESTE MÊS
AQUISE LHE AGRADOU VÁ ATÉ LÁ,E VOTE NESTE TEXTO. OBRIGADA