Seguidores

9.6.09

POSTAGEM COLECTIVA - A ALDEIA DA MINHA VIDA

SORTELHA



slide de fotos minhas

Difícil falar da aldeia da minha vida, já que a aldeia da minha vida, não é propriamente uma aldeia. Pensei nas aldeias que conheci e recordei que a que mais me impressionou foi a aldeia de Sortelha.
Conheci-a à quatro anos quando fui passar uns dias à Serra da Estrela, em Agosto, - lembra a alguém? - e resolvi conhecer os arredores da Serra.
A aldeia da Sortelha, está situada a 760m de altitude, e pertence ao Concelho do Sabugal. É tão antiga que não se sabe a data exacta da sua construção. Crê-se que tenha sido um castro, mais tarde romanizado. O seu castelo foi construído pelos romanos e reconstruído por D. Sancho I, dizem alguns historiadores. Outros afirmam ser construído de raiz por D. Sancho I e reconstruído por D. Dinis. De qualquer modo, este castelo foi sofrendo diversas e sucessivas intervenções, até 1640 altura em que foi feita adaptação parcial das estruturas defensivas às novas técnicas militares. Consta que dentro do Castelo existia uma prisão
Construída em granito, a aldeia é uma das mais bonitas e mais bem conservadas que já vi. As ruas estreitas e rasteiras, de casas típicas beirãs. São quase todas casas de dois pisos, de planta rectangular, com poucas janelas, sendo que no rés-do-chão fica a loja e no primeiro andar, a habitação, cujo acesso se faz por escada exterior.
As muralhas que cercam a aldeia. Tudo é de uma grande beleza. Do Castelo avista-se uma paisagem espectacular sobre a Serra da Malcata e Serra da Estrela
Merece uma visita atenta a Igreja matriz, que data do séc. XIV, e é dedicada à Virgem das Neves, com tecto mudéjar e talha barroca, e com a particularidade, da torre do sino, ter sido construída num rochedo sobranceiro à igreja, e portanto separada desta.
Pode-se admirar também um conjunto de sepulturas medievais escavadas na rocha, a Torre de Menagem, o pelourinho Manuelino, assente em seis degraus poligonais.
Para admirar ainda a “Pedra do Beijo” e a “Cabeça da Velha” dois penedos graníticos com formas que se assemelham ao nome com que as baptizaram.
A aldeia mantém-se intacta, na sua beleza já que as novas construções, se situam fora das muralhas e na parte menos elevada.


ATENÇÃO ESTE TEXTO FAZ PARTE DUM CONCURSO, CUJA VOTAÇÃO VAI DECORRER ENTRE OS DIAS 10 E 28 DESTE MÊS AQUI
SE LHE AGRADOU VÁ ATÉ LÁ,E VOTE NESTE TEXTO. OBRIGADA

46 comentários:

Anónimo disse...

É linda a sua Aldeia.E com q.carinho fala dela.
Beijo.
isa.

gaivota disse...

é linda a aldeia, sãos empre lindas as nossas aldeias!
andei por lá em novembro e depois, já este ano, em março, quando fui ao nordeste transmontano e depois andamos dois dias pela serra e nessas aldeias
beijinhos

Unknown disse...

Amiga eu fico muito perto.
A minha aldeia, (vila)é Figueira de Castelo Rodrigo, já estive perto de Sertelha, vi nas placas quando fui ao Sabugal.
Eu nasci em Lisboa mas a minha mãe é de Figueira.
Temos lá uma casinha e vamos sempre para lá.
Pode ser que nos encontremos, nem que seja no Gildo em Fuentes.
Ehehe.
Beijinhos
Manuela

AG disse...

É uma aldeia de sonho.

Também estou no concurso, com um texto sobre a aldeia da minha esposa. Brunhoso, em Mogadouro.

http://brunhoso.blogspot.com/

Parabéns e boa Sorte

Aníbal Gonçalves

Anónimo disse...

Sortelha é, das aldeias portuguesas que conheço, uma das mais bonitas.
Parabéns pela magnífica participação

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Elvira, hoje com essa blogagem sobre a Aldeia estou aprendo e vendo lugares lindíssimos.

Parabéns por sua aldeia.

Bjus

SILÊNCIO CULPADO disse...

Elvira

Estive em Sortelha em Fevereiro passado. Fiquei duas noites numa acolhedora casa de turismo rural e pude sentir o espírito desta aldeia histórica duma beleza ímpar. Aqui se sente o pulsar dum passado cheio de memórias e que tu tão bem retratas neste teu post.
Maravilhoso simplesmente.

Abraço

mjf disse...

Olá!
Não conhecia, mas a tua descrição deixou-me com uma vontade enorme de a visitar:)
Ezxcelente descrição...
Vou já votar

beijocas
Bons feriados

mjf disse...

;=)))
So´posso votar amanhã...dia 1o...
Tenho de lá voltar , então:=)

Beijocas

Pena disse...

Oh, Estimada Amiga:
Um Historial belíssimo da aldeia que a viu nascer, penso eu. Linda.
Uma narração que desce aos pormenores do encanto e da beleza.
Fantástico numa pessoa extraordinária, a minha linda amiga.
Registo: Visitar Sortelha.
Obrigado pela sua preciosa visita de uma amabilidade imensa.
Abraço de grande amizade, respeito e estima.
Sempre a lê-la atentamente e a considerá-la de forma gigante.
Bem-Haja, amiguinha.

pena

Agora, vou votar.

Susana Falhas disse...

Elvira:

Sortelha foi de facto uma boa escolha! É uma das doze Aldeias Históricas de Portugal que merece todo o nosso carinho e admiração. É uma aldeia, onde a desertificação é a palavras de ordem: neste momento residem lá apenas 8 pessoas! E a tendência é ver este número a diminuir cada vez mais.

Tal como esta aldeia, há muitas que atravessam este problema, quando têm um grande potencial turístico por explorar...

É preciso contrariar essa tendência, começando por visitá-las, porque vale a pena ajudar a cuidar deste património, que é nosso!

E a Elvira conseguiu ser uma grande embaixadora desta aldeia. Quem sabe, os teus leitores tenham a curiosidade de visitar esta linda aldeia.

Parabéns pela tua postagem!

Aproveito para acrescentar, que:

A votação começa amanhã, dia 10 e acaba dia 28 de Junho no blogue da aldeia da minha vida.

Para votar, poderá faze-lo amanhã deixando um comentário ao texto que considerar o melhor.

Um comentário transforma-se num voto.

Até amanhã!

Bjs Susana

Mariazita disse...

Boa noite, amiga.
O seu texto está óptimo. Descreve perfeitamente uma das mais bonitas aldeias de Portugal, que tenho a dita de conhecer.
Em solteira ia todos os anos passar uns dias de férias à Serra da Estrela, e dávamos belos passeios pelos arredores.

Fui ao local indicado para votar, mas afinal só amanhã é que começa a votação.
Voltarei amanhã para colocar lá o meu voto.

Uma noite feliz. Até amanhã.
Um abraço
Mariazita

PS - AGRADEÇO A ATENÇÃO (EXCEPCIONAL) DE TER TRAZIDO O MEU SELINHO. MAS NÃO PRECISAVA ESTAR COM PROBLEMAS, EU ENTENDIA SE NÃO O TROXESSE...ALIÁS NÃO ERA A PRIMEIRA A FAZÊ-LO...O XISTOSA NÃO O LEVOU E EU NÃO FIQUEI NADA ABORRECIDA.

Anónimo disse...

Uma bela aldeia, que também conheço.
Felizmente, ainda existem assim muitas aldeias, belas e bem conservadas, onde ainda se vive ao ritmo dos dias de outrora.
bjs

lula disse...

alô, alô.
Era eu ali atrás, mas fui tão rápida que não me deu tempo de pôr o nome.
lol

Mírian Mondon disse...

Tambem gostei muito da sua aldeia, parabens pela escolha e pelas fotos que são belissimas!

Muito boa sua participacao~!

Abraços

Citadino Kane disse...

Elvira,
A tua Aldeia é linda!

Nilson Barcelli disse...

Adoptaste essa bela aldeia, está visto.
Pelas tuas palavras e fotos, já me apetece lá ir...
Querida amiga, bons feriados.
Beijo.

FGV disse...

Bonitas imagens desta aldeia. Bons feriados.
Obrigado pelo seu comentário, tem sempre palavras simpáticas.

obrigado

Branca disse...

Olá Elvira,

Belíssima Sortelha, tantas vezes por mim visitada! Tive até há bem poucos anos uma casinha pequena e rústica em Sabugal, que restaurei, numa aldeia chamada Soito e percorria frequentemente toda aquela zona, lindíssima! A aldeia onde me instalava é das pouca que ainda tem um razoável movimento e a vida faz-se a um ritmo calmo e sereno. Há outras por ali perto que aconselho a visitar, como Almeida, ainda razoávelmente habitada, Alfaiates e depois há fenómenos para qum quiser ir à descoberta, como uma aldeia inteira onde só existem já casas abandonadas, muito perto de Almeida ou uma imensa fábrica de tijolo, com as suas grandes chaminés, completamente deserta, mas com labirintos que vale a pena ver, uma belíssima ponte romana, num sítio completamente deserto junto a um rio, um bonito mosteiro abandonado, preciosidades destas pelo meio dos montes e que quase ninguém visita, valeram-me os amigos da aldeia do Soito para me fazerem uma visita guiada.Há também em Sabugal a célebre Serra da Malcata onde existe o Lince Ibérico, uma espécie em vias de extinção.
A aldeia de Sabugal é para mim uma fonte de boas recordações e podia ter-me salvo de um trauma, porque há 12 anos, na Páscoa, vinha eu da Serra a caminho de casa e apeteceu-me como sempre fazer um desvio para lá, mas como era tarde, desisti, logo uns segundos à frente tive um forte acidente de viação. Passado um ano vendi a casa porque deixei de ter tanta disponibilidade de passar por lá várias vezes ao ano.
Já voltei para uma festa de amigos e hei-de voltar mais vezes, é a terra da família de um professor meu e padre, o mesmo que me casou e que me levou nos 25 anos do seu sacerdócio a conhecer o Soito, com os seus castanheiroa centenários e belíssimos. Há lá na aldeia uma residencial onde podem ficar e outra na estrada de Alfaiates, logo ali perto, que é muito acolhedora e serve muito bem, isto tudo a 10 Kms da Vila de Sabugal.

CASTELO DE 5 QUINAS
SÓ HÁ 1 EM PORTUGAL
FICA À BEIRA DO CÔA
NA CIDADE DE SABUGAL!

(Belíssimo castelo)

Terra de muita boa gente!
Logo vou votar.
Beijinhos
Branca

Pitanga Doce disse...

"com poucas janelas, sendo que no rés-do-chão fica a loja e no primeiro andar, a habitação, cujo acesso se faz por escada exterior".

Sim, são assim ainda hojes as casas das aldeias beirãs. Não conheço Sortelha mas fizeste com que eu viajasse no tempo.

obrigada pelo mail e afins...

Branca disse...

Ressalvo um erro acima, quando disse "A aldeia de Sabugal é para mim uma fonte de boas recordações", queria dizer Sortelha e não Sabugal, que é vila.
Ressalvo também castanheiros, que em vez de s ficou com um a no fim.

Pitanga Doce disse...

Ó Elvira, prepara-te!

boa noite!

castela (Portugal Notável) disse...

Parabéns pelo texto.
Eu também conheço bem Sortelha, que é uma das aldeias mais bonitas de Portugal a par de Cidadelhe (a minha aldeia da blogagem colectiva) Monsanto, Linhares da Beira e Marialva.
Ainda recentemente publiquei um texto no portugalnotavel.com; espero que goste.
Vou passar a seguir o seu blog.
Parabéns mais uma vez.

Vicente disse...

Cara Elvira,

gostei de passear consigo...estes passeios virtuais ajudam a conhecer melhor a pessoa a que nos acostumámos visitar...porque, na verdade, não vemos as coisas como elas são mas como nós somos...e essa aldeia, pelos seus olhos...MARAVILHOSA...

um abraço

Maria Faia disse...

Olá Amiga,
aldeia de Sortelha é, seguramente, uma das mais típicas aldeias serranas de Portugal. O seu casario sóbrio de pedra alva e calma pacificadora que por lá se respira oferecem aos visitantes momentos de sublime comtemplação e aprendizagem.
Gostei da tua escolha.

Um beijo amigo e solidário,
Maria Faia

Marta disse...

Olá Elvira,

Parabéns pela escolha! Sortelha é uma belíssima aldeia :)

Obrigada pelas tuas palavras lá no meu canto e boa sorte,tb ;)

beijo

Tite disse...

Elvira,

Parabéns pela escolha e pelo texto.
Conheço Sortelha e acho que é linda mas apenas para turista ver.

Como aldeia mais linda do mundo só posso escolher a minha onde nasci e acredita que não minto - Pedras Salgadas em ponto. Para turismo e para viver. Pena que seja longe e eu tenha a família mais chegada por cá.

Quanto ao voto, talvez por ter o Firefox não consigo deixar o meu voto naquele tipo de formulário para comentários. Sempre que tento ao publicar o texto desaparece.

Mas deixo aqui a minha opinião sobre o teu texto que gostei imenso.

Beijosssss

Bonita meeeeeeesssmo!!!!

Mariazita disse...

Boa noite, Elvira
Estou chegando da "assembleia de voto"...:))))
Já lá ficou o meu voto por Sortelha, de acordo com as normas: eu voto em.... etc.
Fiz tudo direitinho.
Felicidades no concurso.

Uma noite boa.

Um abraço
Mariazita

Pitanga Doce disse...

Elvira, desta vez me enganei. Alarme falso! hehehe

Rafeiro Perfumado disse...

Não conheço, mas só pela forma como a tua descrição aguçou a minha curiosidade, espero que ganhes!

Beijoca!

Celia disse...

Muito interessante sua aldeia.
Um bom fim de semana. Bj

Pitanga Doce disse...

Entendeste os recados? heheeh

Olha, já votei ontem, viu?

Obrigada pelas flores

Pitanga Doce disse...

Elvira conheço este penedo que falas como Cabeça do Velho e não da Velha. hehe E fica ali pros lados da Serra da Marofa, né não?

abueloscrisytoño disse...

Elvira, es un lugar precio y muy interesante una aldea con muralla y castillo no es cualquier cosa, si las piedras hablaran …
Un abrazo
A.Cris

Nuno de Sousa disse...

Olá amiga,
Já deixei o meu voto... boa sorte.
Não sabia que eras de Sortelha, uma bela terra com um belo castelo, ou parte que que ainda se mantêm de pé, de qualquer maneira linda e adorei passar lá à uns anos atráz.
Parabéns pelo texto está lindo,
Nuno

. intemporal . disse...

uma iniciativa que urge decifrar o conhecimento dos brandos costumes há tanto passado na memória recente.

um bom fim de semana.

Pena disse...

Estimada Amiga Preciosa:
Desejo-lhe igualmente um bom fim-de-semana na companhia dos seus.
Muita saúde e alegria.
É muito simpática e doce. Bem-Haja, amiga!
Beijinhos amigos de respeito e estima imensos.

pena

OBRIGADO pela sua fantástica simpatia porque nutro muita admiração.
OBRIGADO amiga!

Anónimo disse...

Passei para desejar um óptimo fim-de-semana.

Pitanga Doce disse...

Desculpa se confundi as Cabeças. hehehe

Juℓi Ribeiro disse...

Elvira:

Tua aldeia parece ter saído
de um conto de fadas...
Que descrição encantadora!
Um lugar lindo para se viver
e amar.
Vou agora votar em sua aldeia.
Agradeço a gentileza de sua visita.
É sempre uma alegria receber
seu comentário.
Beijo.

jorge esteves disse...

É um dos lugares onde mais fotografias fiz por metro quadrado! É a forma mais expressiva que acho de dizer que Sortelhã é lindissima!....
(e lá vou eu votar o texto; que tem todo o merecimento)


abraços!

Somente EU mesma!!! disse...

Amiga,

Estou tentando voltar...

Bjs

Janaína

Pena disse...

Estimada e Maravilhosa Amiguinha:
Bom dia.
A sua aldeia é uma "ilha" paradisíaca com sentimentos vivos. Bem vivos. Já registei: Sortelha!
Que sentimento soberbo e lindo para se identificar consigo e com os outros...
Tem um sentir tão doce. Cintila com encanto por onde passa.
Concebe instantes extraordinários de sensibilidade fabulosamente imensos. "Imensa", sabe? Deslumbra e enternece.
Um sorriso terno, poderoso e verdadeiro para si.
POR FAVOR, seja feliz.
O seu pensamento tem beleza, tem talento, tem fascínio.
É muito pura e sensível, sabia?
Pela ternura. Pelo encanto de si,
beijinhos de um imenso respeito, estima e consideração.

pena

Bem-Haja, pela preciosidade humana que é.
Um post fascinante, amiguinha!

mary90 disse...

Olá amiga Elvira. Aqui em Portugal temos aldeias muito bonitas, e algumas muito pitorescas e antigas,
perto da serra da Estrela conheci uma que se chama Paços da Serra as casas são com paredes de pedras quadradas e algumas tinham o chão em terra, alguns habitantes dessas casas punham carpetes de borracha por cima da terra, nunca tinha visto!
Daqui a uma semana vou iniciar as férias e viajar por aí.
Beijocas.

Filoxera disse...

Quando não temos aldeia elegemos uma. Esta parece-me apaixonante.
Beijinhos.

vieira calado disse...

Linda, linda, linda!

E fria, fria, fria...

Mas até o frio é belo!

Beijinhos

* não consegui perceber onde votar


Beijinhosss