Seguidores

31.8.23

NOVAS...



Boa tarde amigos. Então ontem à tarde fui a nova consulta de oftalmologia porque como tenho dito piorei bastante dos olhos, e ultimamente tenho tido dores nos olhos, e às vezes na cabeça, mesmo ao lado dos olhos, além de por vezes ver raios luminosos e outras vezes uma bola grande num tom roxo acastanhado cercada por um aro luminoso. Eu não sei se é uma consequência do imenso calor que fez, se do meu sistema nervoso por causa da situação do marido, mas além de doloroso, não é nada agradável. 

Bom depois de uma série de exames, o médico diz-me  que o meu problema é uma dicotomia cromática provocada por má circulação ocular, que me provoca as enxaquecas luminosas, que se podem manifestar com ou sem dor. Disse-me ainda que a má circulação, pode afetar a cabeça e provocar tonturas, pode afetar os ouvidos e provocar zumbidos, os olhos provocando os sintomas de que eu me queixo, ou os membros provocando dormência. Que se pode fazer pouco por isto a não ser tratar o problema de raiz, a má circulação. Receitou-me umas gotas de anti-inflamatório para pôr em SOS e as habituais recomendando que passe a por os lubrificantes mais vezes ao dia. 

Enxaquecas luminosas? Vocês já ouviram falar nisto? Eu juro que nunca tinha ouvido.

Só espero que não seja uma daquelas coisas que os médicos inventam quando não sabem do que se trata como as famosas viroses.  


30.8.23

Notícias


 Bom dia, amigos:

Estivemos de novo ontem no Hospital de Santa Marta. O resultado do doppler que o marido fez a semana, parece estar bem. Eu perguntei à cirurgiã o que queriam dizer os termos médicos que estavam no relatório e se estava bem ou não, e ela disse-me, com estas palavras " Como deve saber o seu marido sofre de doença arterial, que resulta num entupimento das artérias. Porque ele estava a fazer oclusão, tivemos que fazer o bypass. O resultado do doppler está normal dentro do que era esperado após a cirurgia"

E o dedo senhora doutora? As enfermeiras dizem que criou fibrina e que com ela, a ferida nunca vai cicatrizar.

"E porque elas não cortam a fibrina? Têm medo?"

Não sei senhora doutora, a mim só me disseram para não me esquecer de levar a guia de tratamento se a doutora, mudar o tratamento. 

"Eu vou cortar a fibrina. Mas o tratamento continuará a ser o mesmo. Vou sim receitar mais uma dose de antibiótico, e quero vê-lo no dia 11 de Setembro se tudo correr normalmente. Se piorar, vem logo cá, que eu estou cá todos os dias."

E pronto. Agora só amanhã quando a enfermeira vier fazer o penso é que vejo como está. E é tudo.

Espero que estejam todos bem, que tenham umas ótimas férias e sobretudo que tenham muita saúde.


16.8.23

PORQUE HOJE É UM DIA ESPECIAL



Depois de um namoro de quase 5 anos, mais de metade à distância, pois durante esse tempo o namorado fez uma comissão na Guiné, e outra no leste de Angola, e vocês sabem, nesse tempo não havia emails nem chamadas de vídeo. Era escrita a sério, carta vai, carta vem, às vezes os famosos aerogramas. De vez em quando trocavam-se fotos que amenizavam um pouco a nossa saudade.  Alguém hoje imagina um namoro assim?  Bom, mas depois do namoro por norma vem o casamento e o nosso chegou a 16 de Agosto de 1969, na Conservatória do Registo Civil do Barreiro. Já lá vão 54 anos. E parece que foi há meses.

Três anos mais tarde, renovávamos assim, os votos , na catedral Nª Senhora de Fátima em Nampula.

E como não há duas sem três, voltámos a renovar os votos, em 2019 quando da passagem dos 50 anos,  na Igreja de Santo André aqui no Barreiro. Infelizmente sem convidados e sem uma prova fotográfica. O marido tinha saído dias antes do hospital, o cunhado estava internado e a nora também depois de um parto prematuro e complicado.  Não tivemos festa, mas como diz a canção "Quando a gente ama, simplesmente ama"






E hoje de novo, pelas razões que todos conhecem, não há festa. O dia será comemorado pelos dois com um almoço especial, (em casa, porque o marido só sai de casas para as idas ao hospital) tendo por companhia, o amor que sempre nos uniu e a esperança de que no próximo ano, todo este sofrimento não seja mais do que uma má memória.







14.8.23

NOTÍCIAS




 Boa tarde Amigos/as:

Espero que estejam todos bem de preferência gozando de férias decerto bem merecidas.

Peço desculpa pela ausência, mas não tenho nada de novo para dizer. A situação do marido, mantêm-se , com a amputação sem cicatrizar, vêm uma enfermeira dia sim, dia não fazer o penso. A cicatriz do bypass por fora está ótima, por dentro, vai na próxima Sexta ao Hospital de Santa Marta, fazer exames para ver se está tudo bem. O pé apesar de estar sem sinais de infeção, mantém-se bastante inchado. A médica não quer que ele faça força no pé, e ele desespera pois se está deitado, dói-lhe o corpo, se sentado com a perna estendida sobre o puf dói-lhe o rabiosque, além das dores no dedo que a médica diz ser a dor fantasma dos amputados. Mas graças a Deus com o bypass desapareceu a arritmia cardíaca e não sei se já disse que os médicos no hospital nos disseram que foi aquela artéria que lhe provocou o AVC há quatro anos. Como só dia 18 vai fazer os exames e dia 21 vai à consulta, foi por isso que não tenho dado noticias. O que ele fez foi uma cirurgia ASSIM . A costura vem desde a anca passa pela virilha e vai até ao gémeo. 

Por outro lado o calor quase me mata, os olhos choram quase todo o dia, e a tosse alérgica não me larga.

Entretanto anteontem a Margarida fez 4 anos, está linda, amanhã faz anos a minha sobrinha do Algarve, dia 16, fazemos 54 anos de casados, dia 21 faz anos a minha nora e dia 23 a minha outra sobrinha. E estão a decorrer as festas do Barreiro. E nós só saímos de casa para as idas ao hospital, ou apenas eu, para ir ali à frente à Lidl fazer as compras necessárias para a nossa sobrevivência. Tem sido um verão tão complicado que até a inspiração foi em procura de melhor companhia.

Desejo-vos umas boas férias para quem está de férias e uma excelente semana para quem não está.