Seguidores

26.12.07

CINCO COISAS IMPORTANTES

1ª - PERGUNTA MAIS IMPORTANTE

Durante o meu segundo semestre na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um teste surpresa. Eu era uma aluna estudiosa e consciente e rapidamente li todas as perguntas, até que cheguei à última:
- Qual é o nome da mulher que limpa a escola?
Seguramente isto era algum tipo de brincadeira. Eu já tinha visto muitas vezes a mulher que limpava a escola. Ela era alta, morena de olhos escuros e aparentava cerca de 50 anos. Porém como ia saber o seu nome? Entreguei o meu teste deixando a última pergunta em branco.
Antes que todos terminassem, alguém perguntou ao professor se a última pergunta contava para nota.
Absolutamente, - respondeu o professor. Na vossa profissão ireis conhecer muitas pessoas. Todas são importantes. Elas merecem a vossa atenção e cuidado. Ainda que apenas sorriam e digam , "olá".
Nunca esqueci esta lição. E o nome da empregada era Doroty.

TODOS SOMOS IMPORTANTES


(Este texto enviou-mo uma amiga pela net. Como não vem assinada, penso que seja de autor desconhecido. É uma mensagem interessante, mas como é longa, vou publicá-la em capítulos)
CONTINUAÇÂO DE BOAS FESTAS

31 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Claro que sim, é importante. É mesmo um dos princípios básicos da cidadnia e isso mesmo ensino aos meus alunos que teimam em dirigir-se às agentes de acção social escolar, não pelos seus nomes mas por "continas".

Um abraço e continuação de BOAS FESTAS.

Gentleman disse...

ESTAS FECHAS ME TIENEN DESORIENTADO
FELIZ 2008!!!!!!!!!

JuanMa disse...

Muy buena lección. Felices fiestas.

Branca disse...

Elvira,
já tinha redigido um grande comentário ao princípio da noite e fugiu-me. Problemas na net, que se desligou.
Espero que tenhas passado um óptimo Natal, que a tua mãe tenha melhorado e que os teus idosos se tenham sentido muito bem junto de ti, marido e filhos.Já percebi que sendo uma rapariga profunda e que parece muito séria, és também muito divertida!
Este texto também mo enviaram em tempos e achei muito interessante.
É bom que se aprenda na escola o respeito e a afectividade pelas pessoas em geral, para que mais tarde o continuemos a ter em nossa casa e nas empresas.Já ouvi alguém defender que deveria existir uma disciplina de cidadania e boas maneiras, assim como já ouvi uma Dermatologista dizer que os seus alunos tinham notas muito altas, mas eram muito esquisitos a nível humano, ela nem sabia bem defini-los, o termo certo era mesmo esquisitos.Portanto este professor que valorizou no teste o conhecimento do nome da funcionária que fazia a limpeza da escola, tinha toda a lógica. Sempre aprendi que um professor não deve ser só um debitador de matéria mas também e sobretudo um educador. Os meus foram-no e por isso os respeito muito e tenho ainda hoje um grande apreço por eles.
Um grande beijinho para ti.

FM disse...

Interessante, sem duvida...
Até breve... e Sê Feliz!

Dina disse...

É uma lição importante sem dúvida.
Espero que as preocupações com a sua mãe já sejam coisa do passado.
beijinhos

amigona avó e a neta princesa disse...

Sim minha amiga, faz toda a diferença...quantos passam ao nosso lado e nós nem damos por eles...beijo...

São disse...

Sim, todas as pessoas são importantes!!
Para si , Elvira, que é importante para mim há muito tempo os meus votos sinceros de saúde, paz e dinheiro em 2008, junto aos seus!
Espero que a sua mãe já tenha recuperado de todo!
Bem haja!

eskisito disse...

Gostei. Mesmo muito.
Beijos.

esteban lob disse...

Admirable fue la respuesta del maestro, acerca de que la respuesta valía para nota.

Muchas felicidades, Elvira.

Isamar disse...

Que o teu texto sirva de lição para todos nós. Saber o nome da porteira, do carteiro, dos contínuos da escola que se frequenta, dos professores... é muito importante mas é,sobretudo, um direito e um dever.
Espero que os teus familiares estejam bem de saúde. São fundamentais nas nossas vidas.

Bom Ano Novo, amiga!

Beijinhossssss

Tatá disse...

Você sempre me deixando super feliz com suas palavras, Elvira.
Obrigada pelo seu carinho e por sua amizade.
Aproveito para desejar um 2008 repleto de encantos, alegrias e que este lhe seja tão especial quanto você é para mim.

Beijos

Joseph 1 disse...

Elvira
Olá

Antes de mais, a mãe está bem? O susto já passou?

Responder às perguntas que nos fazem é fundamental, mas só por uma resposta deves ter pensado que não fazia diferença.
Mas o problema é que faz. Porque é que os funcionários públicos e não só têm que trazer uma chapinha com o seu nome?

O Natal já lá vai, correu tudo bem?
Muitas prendinhas?

Olha, deram-me um PC novo diz que é para não estar sempre a refilar porque o outro era muito lento..LOL

Um abraço cara amiga.
(Um óptimo 2008)

poetaeusou . . . disse...

*
elvira carvalho
,
corrigi o meu erro,
o blog sexta-feira,
foi incluido no meu post de natal,
não sei se fui abusivo,
,
conchinhas coloridas, deixo,
*

Letícia Losekann Coelho disse...

linda essa mensagem e é a pura verdade!
beijos meus

C i n t i t a ✿ܓ disse...

te deseo un buen find e año, y un próspero 2008. muchos cariños. besos.-

O Profeta disse...

Olá Elvira, todas as pessoas são importantes e em cada atitude se faz o fito que a todos norteia...


Olhos abertos de espanto
A esperança renovada
Há um novo ano que anuncia
Os passos da felicidade na sua chegada

E porque gosto de ti
Companheira de viagem
Que a minha companhia
Não seja uma miragem

E porque tocaste o profeta
Com a delicadeza da tua terna mão
No abrir das minhas portas
Ilumino teu coração


Um mágico 2008


Um beijo da luz

Marias disse...

E o professor tinha toda a razão. Todas as pessoas são importantes, quem quer que sejam, como quer que sejam, façam o que façam.... Nós é que por vezes nos esquecemos disso tão habituadas estamos aos hábitos da cidade onde todos passam por todos, ninguém se fala, ninguém se conhece... e vivemos ali mesmo ao lado.
E é tão fácil dizer bom dia, bom dia...a todos, a toda a gente!...

Beijinhos

Maria Faia disse...

Importante lição minha amiga,

TODOS somos importantes, cada um em seu epaço, com sua missão. Infelizmente, ainda há pessoas que se julgam importantes pela sua condição de Dr. ou Engrº, apesar de muitas vezes berrarem contra aqueles que também gostam dessses títulos... Complexos que terão que curar!
Lembro-me de uma situação que se pasou comigo. Alguém que conheço e que, por sinal, áté já escreveu criticando o uso dos títulos, teve a coragem de, indo comigo a uma cerimónia seterminada pedir para ser apresentado por "professor, doutor" fulano ...
Fiquei absolutamente pasma!
Como nós nos enganamos com as pessoas!...

Um beijo amigo,
Maria Faia

fj disse...

com um nome deste, não será de admirar q a pikena não soubesse o nome.
:))
(mais a serio)
neste capitulo, a falta de respeito e o "substimar", começa logo em casa, porquanto na maioria das x se faz um ignore ao passar por quem muitas das x é responsavel por muitas das pequenas grandes coisas.
Abraço

Carminda Pinho disse...

O natal já lá vai. Que venha o novo ano, com Paz e saúde.

Um abraço

*Um Momento* disse...

Sem dúvida alguma.
Todos os seres vivos são importantes, não é á toa que até o meu periquito tem nome:)))
Mas realmente , num teste perguntarem o nome de uma funcionária , foi uma lição gigantesca
Muito bom post , gostei:))
Deixo um beijo sorridente:))
(*)

FM disse...

Somos realmente Importantes. Há que nunca o esquecer... nem ao próximo.

Anónimo disse...

Agora que o Natal já lá vai, desejo um óptimo 2008, cheio de coisas boas.

Dualidades JP

Rosa Maria disse...

Elvira

É verdade "Todos somos importantes".

Beijinhos grandes

Benó disse...

Que graça eu acho nas suas duas pérolas!
Agradeço do fundo do coração os seus votos que retribuo com afecto.Depois deste periodo de agitação caseira espero escrever mais no seu cantinho
Seja Feliz!

Paula disse...

Passei só para desejar um FELIZ 2008 ;)

vieira calado disse...

Acabado de chegar de férias,
apenas um tempinho para cumprimentá-la.

Bom fim de semana.

Beijinhosss

Anónimo disse...

Querida Elvira,

Interessante essa história que vc contou. Vou utilizá-la (com adaptações) nas minhas palestras. Ontem, ao sair do Paço Municipal, cumprimentei o porteiro, desejando-lhe um Feliz Ano Novo. Ele me surpreendeu, cumprimentando efusivamente, quase emocionado. E confessou que, apesar de ser assessor do prefeito, eu sempre o cumprimentava chamando-o pelo nome. Essa, na verdade, é uma lição que já aprendi há muito tempo: ver Deus no outro. Namastê, querida Elvira!

Pena disse...

Amiga Elvira:
Hoje, os nossos meninos na escola pensam que os funcionários são nossos criados. Uma questão educativa que, penso, advém de um pensar adulto desajustado e insensato.
No final das minhas aulas varrem a sala. Quem suja, limpa!
Fazem-no com todo o gosto e eu dou o exemplo, acredite?
Alguns, em casa nem a cama onde se deitam fazem.
Muitos pensam que é para as figuras femininas lindas e eles podem perder o casamento se colaborarem na limpeza. Quanto a mim, passa-me um sorriso de incredulidade.
Há que modificar as mentalidades.
Um "Olá" a um auxiliar de acção educativa e credibilidade escasseiam. Por vezes, são inexistentes.
Admiro-a e encanta-me, Amiga Elvira.
É deslumbrante, como deslumbrantes são os seus Posts.
Abraço amigo de estima pela grandiosa pessoa que é.

pena

Anónimo disse...

São muito importantes os textos que a tua amiga te mandou. Li-os todos. São textos curtos que nos prendem e nos dizem coisas importantes.

Parabéns pela tua sensibilidade.
O meu avô ajudou-me a escrever-te.
Ambos desejamos-te um ANO 2008 cheio de alegrias em companhia dos teus amigos.