Seguidores

28.3.09

PARA TI, PAIZINHO


Se llamava Manuel, nació en España,
su casa era de barro, de barro e caña.
Las tierras del señor humedecían
su sudor y su llanto dia tras dia.

Introduzi a 1ª quadra dum belíssimo poema de Serrat para falar de um certo Manuel, que não nasceu em Espanha, mas cuja vida foi igualmente sofrida. Chama-se Manuel, nasceu no interior norte deste país, que para alguns - muito poucos - é um jardim á beira-mar. Quarto filho de uma pobre mulher que nunca conheceu marido, não conheceu escola. Começou a trabalhar ainda menino. Os filhos do patrão, ensinaram-lhe a ler e a escrever.A meninice e a juventude ficou para trás nessa pequena aldeia, no dia em que imigrou para o sul procurando melhor vida. Na margem sul do Tejo, começou a trabalhar numa seca de bacalhau. Aí conheceu a mulher com quem casou e que viria a ser a companheira de toda a vida. Sua casa não era de barro, mas era um barracão de madeira, assente em pilares de cimento á beira-rio. Era um barracão sem água nem luz, mas que o patrão lhe tinha cedido e do qual não pagava renda. Aí lhe nasceram três filhos em menos de três anos. Com autorização do patrão, rompeu ao mato um bocado de terreno para semear alguma coisa que lhe ajudasse a criar os filhos. Com as próprias mãos, abriu um poço, para regar o terreno e para ter água em casa. Trabalhava dia e noite disfarçando as lágrimas e a revolta em piadas brejeiras, e em brincadeiras carnavalescas. Adorava futebol. Lembro-me que não tinhamos rádio e que ele construíu uma engenhoca a que chamava galena, e que lhe permitia com uns auscultadores ouvir os relatos de futebol. Pegou a vida pelos cornos, apesar da sua figura franzina. É o exemplo de que os homens não se medem aos palmos. Anos mais tarde , as filhas casadas, a idade da reforma chegou com mais uma provação. A mulher, companheira de sempre, sofreu um AVC e ficou paralizada. E Manuel começou uma nova luta. Tratar da mulher e levar para a frente a casa. Tem a ajuda dos filhos, mas apesar de toda a boa vontade, têm a sua vida e as suas casas e o que fazem é só isso. Uma ajuda. Mas ele continua alegre, com as suas brincadeiras. Com a paixão pelo futebol, e pela vida, costuma dizer com uma certa graça que sabe que há-de ir um dia , mas que vai á força, porque de vontade a morte nunca o apanharia. Chama-se Manuel, nasceu em Portugal, tem 89 anos, e eu tenho um enorme orgulho em ser sua filha.


HÁ UM ANO ATRÁS EU PUBLIQUEI ESTE TEXTO. HOJE O MANUEL SE FOI, E A MINHA TRISTEZA É INDISCRITÍVEL.

136 comentários:

Maria disse...

Esta cantiga é tão bonita que não resisto a colocar aqui o resto:

Mendigo a jornal fijo como él no hubo
entre olivos y trigos, por un mendrugo.
Su casa era de barro, de barro y caña,
le llamaban Manuel, nació en España.
Le llamaban Manuel, nació en España,
su mundo era otro mundo, tras la montaña.
Del amo eran las tierras, camino abajo
las moras y las flores de los ribazos.
La mula y los arreos, el pan y el vino,
los árboles, las piedras y los caminos.
Su mundo era otro mundo, tras la montaña,
le llamaban Manuel, nació en España.
Le llamaban Manuel, nació en España,
ella guardaba un hijo en sus entrañas.
Nunca nada fue suyo, nada tuvieron,
por eso lloró tanto cuando murieron.
Él con sus propias manos cavó una fosa sepultando sus sueños junto a su esposa.
Ella guardaba un hijo en sus entrañas,
le llamaban Manuel, nació en España.
Le llamaban Manuel, nació en España,
le vieron alejarse una mañana.
Del amo era el olivo, donde lo hallaron
y la soga de esparto que desataron.
Y el pedazo de tierra donde hoy se pudre
y el trigo que en la sierra su tumba cubre.
Le vieron alejarse una mañana.
Le llamaban Manuel, nació en España.

A estória de vida do teu pai tem semelhanças com a deste Manuel que nasceu em Espanha.
E eu tenho um orgulho enorme em fazer parte da tua roda de Amigos, sabendo-te como tei sei, como tu escreves este post, verdadeiro testemunho de amor ao teu Pai.
Ele não vai desistir, não.

Um abraço enorme para ti, querida Elvira

Carminda Pinho disse...

Elvira,
Manuel é também o nome do meu pai.
Este post é uma miminho de ternura e amor.

Abraço

Azul disse...

Elvirinha querida.
Linda Homenagem.
É tão bom podermos fazê-las enquanto os nossos " Manueles" cá estão ainda.
O meu pai também se chamava Manuel, apenas não tive ,- porque não quis,porque pensamos que amanhã ainda é sempre tempo- nem pensei que a vida mo levasse tão cedo,de lhe dizer o quanto o amava.resta-me dizer-lhe, agora e todos os dias, o quanto ele me faz falta, o quanto sinto saudades dele.Pode ser que le me ouça,lá, onde está...
Força para o teu paizinho e ele não vai desistir!

As palavras que te digo disse...

Amiga Manuel é nome de um tio meu que neste momento está gravemente doente.Espero que já esteja melhor, assim que estiver com mais cabeça mando-lhe mail.Beijinho e boa semana.

Pitanga Doce disse...

Hoje todo o meu carinho é teu, Elvira. E não desistas tu também.


beijos doces de Pitanga

Berta Helena disse...

Enternecedor!

Beijinho para si, Elvira e para o seu Pai também.

Jorge P. Guedes disse...

Bonito tributo de uma filha!

Sabe que o meu pai me deu uma galena tinha eu uns 6 anos, por aí?É verdade, como JÁ SOU ANTIGO!

Força, um abraço para si e tudo do melhor para os pais.

Jorge G.

Garfio disse...

Un gran ejemplo el de Manuel. Comprendo su orgullo. Él seguro que también se siente orgulloso de usted. Un abrazo.

Agulheta disse...

Elvira.
Grande ternura,neste post de amor,é este Manuel,mas este portugal teve muitos iguais a este que muita luta travaram para dar o melhor a seus filhos,e que os senhore de bem deste país lhe tiravam,bem hajas pelo amor aqui dito,e que tens orgulho.
Beijinho Lisa

Anónimo disse...

Boa noite Elvira.
Bonita homenagem ao seu pai e, merecida.
O seu pai teve uma vida muito difícil e foi sempre um lutador, estas vidas são um exemplo para os jovens de hoje, que acham tudo muito difícil e não dão valor a nada.
Mas ele também deve ter muito orgulho nos filhos que tem.
É uma maravilha ver como há pessoas felizes com a vida que tiveram mesmo tendo sido "madrasta".
Tudo de bom para si e família.
Beijocas

Branca disse...

Elvira, minha amiga,
Acabou de me pôr a chorar copiosamente com este texto. Bonita homenagem! Vida sofrida a de seu pai e de algumas pessoas do tempo dele e com a idade dele, mas mesmo assim tão agarrados a ela.
Espero que ele esteja melhor mesmo.
E a Elvira também para os poder acompanhar. Espero também que a sua mãe esteja estável.
Mil beijinhos.

Belisa disse...

Olá

Muitos parabéns pelo seu belo texto e muita saúde para toda a sua família!
Adorei ler!
Uma santa Páscoa para si também. Obrigado.

Beijos estrelados

Dina disse...

Elvira eles são pessoas de força sim, não sabem o que quer dizer a palavra desistir.
Desistimos mais facilmente nós...por isso força para aguentar os maus bocados que a vida lhe está a fazer passar.
Beijinhos!

Paula Calixto disse...

Teu pai tem um olhar forte de ternura! E é xará do meu, que não é português e descendente de italianos, na verdade. Mas já está chegando na casa dos 80 (tem 78).

São valentes e vencedores. Orgulho que entendo bem o que tu sentes. (;

Beijos.

Kalinka disse...

Olá
Lindo o que escreves sobre o teu Pai. Parabéns.

Esta semana o meu kalinka fará 3 anos de existência...como o tempo voa.
Fica no ar uma pergunta:
Em que dia será o 3º aniversário do Kalinka?

Começo hoje a agradecer a ti e a todos os que me ajudaram neste caminho, com a vossa presença e as palavras de ânimo, além de elogios dos quais me envaideço.
Prometo continuar presente na Tua Vida, através dos pensamentos comuns que nos unem, neste Mundo virtual.

Eu, depois de tantos problemas graves, e que aguentei durante 5 semanas...o organismo abateu-se e estive muito mal no domingo passado...Paragem de digestão e consequentemente uma descarga de vesícula, ainda hoje não estou bem, muito debilitada fisicamente.

Beijinhos.
Boa semana(é mais curta...)

Menina do Rio disse...

Elvira... Tantas vidas, uma história. E Manuel guerreiro. Quantas histórias se confundem nesta vida feita de esperanças sofridas, sonhos e pé no chão. A minha, a tua e a de tantos nós que estamos aqui hoje porque tivemos um MANUEL (não no nome, mas na garra com que deu-se à vida)

Li e fiquei tão tocada!

Um beijo e uma boa semana

Franky disse...

Minha querida Amiga
Continuo com problemas em navegar pela Net e por esse motivo só agora soube do estado de saúde do seu pai.
O Sr. Manuel é um homem lindo e de coragem e vai conseguir vencer mais esta adversidade da vida. Homens como ele são raros e são eles que fazem a história, a nossa história.
Toda a força do mundo para o seu pai e para a Elvira, porque sei que os dois juntos vão saber vencer.
Beijinhos

paideleo disse...

Deséxolle outros 89 anos de vida feliz.

Letícia Losekann Coelho disse...

Elvira,
lindo o post querida!
Não estava conseguindo visitar teu blog, abria e o internet explorer fechava ele...Agora consegui!
Já vou deixar um beijo de Feliz Páscoa!

Luiz Santilli Jr disse...

Elvira

É admirável esse seu respeito pelo pai!
Essas coisas nos tocam os sentimentos, pois hoje os pais estão ficando fora de moda!
Eu amei e respeitei meu querido pai até seu último instante!

Era meu querido Luizão!

Um grande beijo por essa emoção que me provocou sua mensagem!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Elvira!!!

Amor, Orgulho,Respeito, Admiracao, só posso escrevê-los em letras maiúsculas. Pois, seu PAI, esse Grande e Pequeno Homem Admirável.

Parabéns!!!

Beijao

Isamar disse...

Amiga Querida

Tenho orgulho em ser tua amiga. Já to tinha dito e reitero-o aqui. Sei que amas os teus pais, que os ajudas diariamente, como o deve fazer uma filha, que és a amiga grata que lhes dás o amor com que esses dois seres maravilhosos merecem e devem ser tratados. Assim todos os filhos o fizessem!
Amiga, deixo-te mil beijinhosssss

São disse...

Minha querida, um beijo para si e outro para seu pai.
Espero que já esteja bem de saúde!
Doce SEmana santa.

esteban lob disse...

Hola Elvira:

Es un lindo y merecido homenaje a MANUEL.
¡Así...con mayúsculas!

Un abrazo.

Pena disse...

Linda Amiga Elvira:
Eu é que peço desculpa pela minha ausência aqui. DESCULPE!
Soube que esteve doente.
Fico preocupado, sabe?
Está melhor?
Espero tudo de bom e maravilhoso em si e no que é. Imenso!
O seu pai é uma pessoa fascinante.
Que Deus lhe dê saúde e tudo do melhor.
Adorei a sua empolgante narrativa. Linda! As palavras que o texto contém absorveram-me completamente. Por inteiro.
OBRIGADO pela terna visita.
Com amizade, estima e o desejo de bem-estar.
Abraço amigo sincero


pena

AJUDA PORTUGAL disse...

Elvira, Pai é algo que guardamos bem no fundo do coração. Da-lhe mimos, da-lhe carinho, diga o quanto tem orgulho em ser sua filha.
Eu sou mãe, e garanto nada aquece mais o meu coração que um beijo bem sentido.
Cuida-te, honre o seu pai, e seja feliz.
Um grande beijinho
Márcia

literatura disse...

Grande Manuel! É bem um Homem português na garra e no espírito, e pelo que me é dado observar, as suas sementes germinaram num fruto cheio de sensibilidade (a sua Filha). Parabéns por este texto. Adorei.

Anónimo disse...

Força amiga =) Quando quiser desabafar, mi liga vai =)
jinhos e muita força

vieira calado disse...

Também tive uma galena e ainda tenho a paixão pelo futebol.
Que o seu pai a vá mantendo, são os meus votos.
Quanto à carta, não se preocupe.
Se não chegou ontem, há de chegar.
Desejo-lhe uma boa Quadra Pascal.

Geo Schumacher disse...

Olá amiga! Que linda homenagem a seu pai! Agora sei de onde vem toda essa força...estimo suas melhoras também, já faz um tempo que está doente, espero que não seja nada grave...muita força querida Elvira!! Sinto muito sua falta!!

Um grande beijo!!

Geo

Maria disse...

Passei para te deixar um abraço muito apertado....

MANIA disse...

Elvira
Tenho passado em silêncio pois encontro-me na fossa.Contudo,hoje não posso ir-me embora sem antes deixar um grande beijinho para os teus pais,em especial para o pai Manuel.
Beijinhos

Templo do Giraldo disse...

Ora boa noite carisima elvira carvalho.

De facto ja nao é a primeira pessao a dizer que o relogio esta em cima dos textos, obrigado pelo reparo e pela dica.

No meu não aparece em cima do texto porque eu tenho um ecra lcd.

No entanto ja removi o relogio, logo ja na aparecerá em cima do texto.

Quando quiser passar por la novamente esteja a vontade, eu da minha parte farei o mesmo também.

Uma boa noite e suadações do templo.

Isamar disse...

Elvira, Amiga!

Passei para te deixar beijinhos, reler a história da vida longa do teu pai. Pobre, honrado, trabalhador. Deixas-me de lágrimas nos olhos, amiga. Doce, Elvira, gosto muito de ti. Desejo-te as melhoras e as do teu pai.

Beijinhosssss

estermag disse...

Linda demais sua homenagem, que Deus abençõe para que seu pai fique bem logo.
Bjo Elvira !

António Inglês disse...

Elvira

Ao longo destes meses que nos conhecemos virtualmente, já tinha mais ou menos a descrição de seu pai.
Homem valente de antes quebrar que torcer e que comeu o pão que o Diabo amassou. Nunca desistiu da vida e continua a fazê-lo com a mesma coragem de sempre.
Com a sua ajuda, essa luta ficará um pouquinho mais leve.
Obrigado por me deixar ser seu amigo. Sinto-me honrado e muito pequenino ao seu lado.
Uma Páscoa dentro das suas possibilidades e creia que sinto o que está a atravessar.
Eu estou e estarei por cá se de mim precisar mas isso creio que já sabia.
Um grande abraço
António

Lisa's mau feitio disse...

Querida Elvira...

Emocionante...

Vim deixar-lhe um miminho antes de ir de férias e eis que a Elvira me prende aqui por tanto e tanto tempo lendo esta história...

Querida, obrigada por me apelidar de sobrinha. É uma honra para mim.

Um Sol para si e outro bem maior para os seus Pais, minha doce tia virtual.

Lisa

Maria Clarinda disse...

Palavras para quê, deixo apenas as lágrimas rolarem na minha face, e dou- te um beijo no coração.

Juℓi Ribeiro disse...

Elvira querida amiga:

Agradeço sua amizade
sincera e presente.
Fiquei encantada com o seu texto
e de certa forma me identifiquei
com ele...
Que lindos sentimentos!
E que linda filha você é...
Que Papai do Céu proteja
a você e a seu Paizinho.
Um abraço feliz para vocês dois.
Beijo.

Belinha disse...

Oi! ando a visitar blogs, e adorei a homenagem que vc faz ao seu pai.
Nós filhos deveremos ter sempre muito orgulho dos pais que temos.
Uma Joka grande.
Boa Páscoa ;)

tukinha disse...

Olaa!!



boa Semana Santa !!

bicoos!

mjf disse...

Olá!
É uma pessoa bem formada e deve ser feliz, pois tem uma filha que é uma jóia...
Todos nós deveríamos ter orgulho nos nossos pais.


Beijocas grandes

Anónimo disse...

Elvira
Mas que lindo gesto!!!

Fez bem em nos mostrar esse rosto simples mas simpático.

Um abraço para ambos.

fj disse...

Força para ELE (hoje dia do Pai) e tb para a familia.
Uma boa semana de Pascoa!
Um abraço

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá minha querida Elvira, não tenho palavras para comentar o teu texto... O meu Pai também se chamava Manuel... Infelizmente, já não está entre nós... Deixo-te um enorme beijo para o teu Pai... Uma Santa Páscoa para ti e restante família... Beijinhos de muito carinho e amizade.
Fernandinha

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá minha querida Elvira, não tenho palavras para comentar o teu texto... O meu Pai também se chamava Manuel... Infelizmente, já não está entre nós... Deixo-te um enorme beijo para o teu Pai... Uma Santa Páscoa para ti e restante família... Beijinhos de muito carinho e amizade.
Fernandinha

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá minha querida Elvira, não tenho palavras para comentar o teu texto... O meu Pai também se chamava Manuel... Infelizmente, já não está entre nós... Deixo-te um enorme beijo para o teu Pai... Uma Santa Páscoa para ti e restante família... Beijinhos de muito carinho e amizade.
Fernandinha

˙·٠•● ѕεறிoτιvo ◦ disse...

Que linda história. Um exemplo de vida, de homem e de caráter!
Palmas para seu Manoel!

Um beijo pra vcs dois e v~e se não some denovo viu menina?? rsrs

Ray

Pena disse...

Este texto é de uma beleza e ternura enormes.
Com imenso respeito pelo ser humano gigantesco que é.
O seu pai deve-lhe ter um amor imenso, pela ternura e beleza de si.
Que Post tão sensível e ternurento.
Beijinhos amigos de pureza pela fascinante pessoa que é.
Páscoa feliz!
Com muito respeito

pena

maria cunha disse...

Uma Feliz Páscoa para si Elvira... um beijinho
Maria

Osc@r Luiz disse...

Amiga querida,

Deixo meu abraço ao Senhor Manuel e espero um dia me espelhar no seu exemplo através daquilo que escreves.
E um feliz dia dos pais (você sabe que aqui no Brasil a data é outra, né?)
Nosso combinado sobre as orações continuam, não esqueci não.
Tenha uma feliz páscoa junto com a sua família.
Um beijo!

LopesCaBlog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Bonita homenagem.
Desejo-lhe o melhor.
Uma santa Páscoa para a querida amiga.
Bejos

Anónimo disse...

Feliz dia do Pai para ele também!

Uma boa Páscoa, com muitas amêndoas e tudo o que é bom!

Dualidades JP

Filoxera disse...

Vieram as lágrimas, no lugar das palavras...
Mima-o bem, sim?
Beijos.

Geo Schumacher disse...

Olá querida Elvira!! Está melhor? Estou torcendo que sim, sinto saudades, passei aqui para lhe desejar uma Feliz Páscoa pra ti e sua família!!

Deus os abençoe!!

Beijos

Geo

Geo Schumacher disse...

Olá querida Elvira!! Está melhor? Estou torcendo que sim, sinto saudades, passei aqui para lhe desejar uma Feliz Páscoa pra ti e sua família!!

Deus os abençoe!!

Beijos

Geo

Jorge P. Guedes disse...

ELVIRA:

DEIXO HOJE VOTOS DE UMA PÁSCOA COM MUITO AMOR E A MAIOR SAÚDE POSSÍVEL!

UM ABRAÇO GRANDE PARA SI !
Jorge G.

Jorge P. Guedes disse...

UM ABRAÇO AO SEU PAI QUE, A JULGAR PELA FOTO QUE DELE VI, ME PARECE UM HOMEM DE BEM!

E, já agora, uma Feliz Quadra para toda arestante família.

ABRAÇOS PARA TODOS.
Jorge G.

vieira calado disse...

Olá, de novo!
A sua prezada carta chegou.
Muito obrigado.
Boa Páscoa para si e para os seus.
O seu pai agora já não precisa da galena. Votos meus para que possa ver TV,
por muitos anos.

Beijinhos...

Somente EU mesma!!! disse...

Amiga...

Feliz páscoa!!! E melhor total tá!!!

Bjs

Janaína

jorge esteves disse...

Sr. Manuel: já leu o que a sua filha escreveu, já? Diga-me: é ou não é bom saber que assim a Vida não tem tamanho?
Agora deixe-me dizer à sua filha que aqui achei uma das melhoras janelas desta Primavera.
Uma Páscoa cheia de saúde e Paz.

abraços!

Rui Caetano disse...

Uma excelente homenagem. Parabéns. Gostei muito.

São disse...

Tudo bem?...Oxalá que sim!!
Doce Páscoa em companhia dos seus.

lola.f disse...

Olá, passei por aqui só para deixar um grande beijinho e desejar uma FELIZ PASCOA com tudo de bom e não comam muitas amêndoas pode fazer mal aos dentes, rsrsrs.

As palavras que te digo disse...

_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Beijinhos e uma Santa e feliz Páscoa amiga...Salomé

Joseph 1 disse...

Elvira
Olá

Vamos dar uma forcinha ao Pai Manuel?
Diz-lhe, do fundo do coração, que muita gente torce para que as coisas corram bem.

Don´t give up, Sr. MANUEL.

E tu, querida amiga, estás melhor?

Elvira, vida complicada.

Que Deus vos proteja a todos e tenham um resto de PÁSCOA FELIZ.

Linda, a narrativa que fizeste, com amor e carinho, sobre o teu PAI.

Beijinhos amendoados;)**
(Saúde)

Carminda Pinho disse...

Elvira,
por aqui passo novamente, agora para desejar uma boa Páscoa, desejo extensivo à família incluindo o Sr. Manuel, teu pai.

Beijos para todos.

amigona avó e a neta princesa disse...

E eu tenho MUITO orgulho em conhece-lo minha querida amiga! Um abraco e boa Pascoa...

Maria Faia disse...

Querida Amiga,

Venho desejar-te uma Páscoa Feliz.

Beijo Amigo,

Maria Faia

Pitanga Doce disse...

Elvira, não consigo ouvir a tua música nem a minha. É normal o Imeem ficar assim?

beijos de FELIZ Páscoa!

Jorge P. Guedes disse...

ELVIRA:

Quem dera que esteja tudo bem!

Uma Páscoa com muita saúde e amor.

Abraços.
Jorge G.

Chousa da Alcandra disse...

Apertas apretadas e sentidas.

Mila Cardozo disse...

Passando pra te desejar uma Feliz Páscoa!!!!
Beijos Mila

Zé Povinho disse...

Bonita homenagem, que já tinha lido anteriormente sem comentar. Hoje deixo aqui o meu desejo de um Bom Domingo de Páscoa para ti e família.
Abraço do Zé

SILÊNCIO CULPADO disse...

Elvira
Não pude deixar de me emocionar com a forma apaixonada como falas do teu pai. Uma história de vida que merece ser continuada. Maravilhoso simplesmente.
Beijinhos e uma boa Páscoa para ti e para a família

lua prateada disse...

Passei para deixar um raio de luz de minha lua a iluminar este dia de Páscoa em tua vida.
Que em teu coração reine a paz, o carinho e amor.
Beijinho prateado
SOL

eclipse de luna disse...

Muy bonito sin duda..
Un besito y una estrella.
Mar

Miguel Ângelo disse...

Boas Páscoas para si e toda a família, inclusive o Paizinho, que tanta gosta...
Miguel Ângelo

Joseph 1 disse...

Elvira
OLá

Espero que as coisas estejam a correr bem, tanto para o teu pai como para ti, e demais família.

Cara amiga, muita força e FÉ nesta hora difícil.

DOMINGO DE PASCOA feliz.

Beijinho amigo*

Celia disse...

Que post mais lindo. Uma grande pessoa seu pai. Bj

Branca disse...

Olá Elvira,
Espero que tenha tido um Domingo de Páscoa bom e que tudo esteja a correr bem consigo e seu pai.
Um grande abraço e muitos beijinhos.
Branca

Somente EU mesma!!! disse...

Estou com saudades!!!

Bjs

Janaína

Alice Matos disse...

Querida Elvira...
Parabéns pelo pai que tens... Guarda bem no coração todo o orgulho que sentes e MIMA-O com todas as tuas forças, enquanto a vida tal permitir...

Um beijo para ti...

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Elvira, passei para deixar-te um beijinho de carinho...
Fernandinha

António Inglês disse...

Elvira

Não sei o que se passa comigo mas algo me diz que as coisas nem sempre são o que parecem.
Está tudo bem consigo? E com os seus pais?
Desejo-lhe uma boa semana minha amiga.
Um abraço
António Inglês

Odele Souza disse...

Elvira,

Emocionei-me ao ler este teu texto para teu pai. E que fofo ele é!.

Um beijo amiga.

Anónimo disse...

A família é um tesouro e seu pai uma jóia muito preciosa. Parabéns por suas lindas palavras.
Heloisa Coisas que Gosto

Branca disse...

Olá Elvira,

Mais uma vez hoje e apesar de já ter deixado no post atràs a minha homenagem logo de manhã e de já termos falado, volto a este post, que apesar de ter os comentários de há umn ano atràs, pode bem ser e é a melhor homenagem e a melhor forma de lhe deixarmos hoje um abraço bem sentido.
Sempre consigo.
Mil beijos
Branca

Vicente disse...

Cara Amiga,
partilho a sua tristeza...olhando o oceano...as suas linhas marginais não vemos o quanto há mais...muito mais...quem sabe atravessou apenas uma linha marginal o Manuel...na soma dos seus dias teve com certeza a sorte de a ter como filha...
Um beijo

Pitanga Doce disse...

Querida Elvira, vinha ver se a Tulipa já havia passado por aqui a dar-te a triste notícia quando vejo que estás tão de luto como ela.

Um beijo carinhoso da Mila.

gaivota disse...

venho só para te deixar um beijo enorme, do tamanho do mundo!
sentido e com muito carinho
tanta luta, minha amiga!
coragem, minha querida e agora a mãe ainda precisa mais...
não tenho jeito, nem palavras

Juℓi Ribeiro disse...

Querida Elvira:

Linda foto!
Teu Paizinho era lindo.
Lindo texto!
Você é uma linda filha.
Dona de um grande coração,
repleto de amor.

Posso sentir a sua tristeza.
Sei que não existem palavras
para aliviar sua dor.
Sinto falta todos os dias
de meu Pai...
Sua lembrança me acompanha
todos os dias.
Um bom Pai é sempre
um anjo da guarda.
Ele nunca vai nos abandonar.
O seu com certeza está ao seu
lado te protegendo.
Um abraço forte e sentido.
Beijo.

Mare Liberum disse...

Deixo-te um abraço apertado,minha querida amiga. O momento é de dor e eu estou contigo.Hoje e sempre. És/ foste uma filha exemplar. Tu orgulhas-te do pai que tiveste e eu orgulho-me em ter-te como amiga.

Beijinhos neste momento tão triste e tão doloroso.

To e Li disse...

*

Linda

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA ELVIRA, COMO ME EMOCIONEI Á UM ANO ATRÁS QUANDO LI ESTA HOMENAGEM AO TEU PAI... HOJE O MEU CORAÇÃO ESTÁ CONTIGO... APEGAR DA AGONIA E TRISTEZA TENS QUE SER FORTE A TUA MÃE PRECISA DE TI... AMIGA DO CORAÇÃO, SE EU FOR ÚTIL EM ALGUMA COISA, NÃO HESITES PODES CONTAR COMIGO... NESTE MOMENTO DE TRISTEZA DEIXO-TE UM GRANDE ABRAÇO DE AMIZADE...
FERNANDINHA

Anónimo disse...

Muita força.

LopesCaBlog disse...

Força e um abraço

Filoxera disse...

Amiga:
Estou arrepiada. Comovida, triste por si.
Neste momento não tenho palavras. Tentarei comunicar noutra hora, por outra via. Sei quanto dói, sei o que é assistir ao seu sofrimento, mas estou, eu própria, demasiado frágil neste momento para lhe escrever algo que valha a pena.
Um abraço muito, muito sentido.

Tony Madureira disse...

Aquele abraço solidário!!

Belisa disse...

Coragem!
Abraço apertado e
beijos estrelados

cris disse...

Força D.Elvira!
Jinhos e abraços desta sua amiga =)

Vicente disse...

A minha sentida homenagem:

Silêncio.
Que apenas se ouça o sino
entoando o merecido hino
por um Homem que viveu...
Que o céu vista cinza para sua cor
e que um mar sem espuma espelhe sua dor...
Que se curve o vento
e façam vénia as flores
que ande mais lento o tempo
que os amantes abracem seus amores...
Hoje,
a homenagem sentida
a quem partindo ficou
nesta longa despedida
com que Deus a todos nós brindou...


Um Beijo de conforto Elvira

Celia disse...

Que homenagem mais linda. Saiba querida, que onde ele estiver, vai está sempre olhando por vcs e feliz com a familia que Deus lhe deu. Bj

fjorge disse...

NESTE MOMENTO ... deixo UM GRANDE ABRAÇO.

FGV disse...

Cara amiga Elvira

Não há palavras quando temos de dar um pouco de consolo a uma pessoa que sofre.

O seu pai foi um lutador, durante toda a vida, deu uma grande lição de vida à filha, que continua com a sua maneira interventiva, de ver o mundo e tentar dar um jeito para o melhorar.

Um abraço de solidariedade para si e as minhas homenagens para o seu pai.

Abraço

Geo Schumacher disse...

Querida Elvira, sinto muito...minha homenagem e respeito a ti e sua família neste momento. Um forte abraço de solidariedade, aqui tens uma amiga, que partilhas contigo esta dor de perder um pai...mas o legado permanece e em seu coração, minha amiga, ele será eterno e sempre amado.

Um forte abraço! Que Deus os abençoe! Beijos!!

Mariazita disse...

Querida Elvira
Estou sem palavras, literalmente.
Comecei a ler o post pelo princípio - lógico - e estava a senir a garganta apertada de emoção ao ler uma tão linda homenagem a teu Pai.
Quando cheguei ao final foi um choque, não estava nada à espera.
Amiga, não há, de facto, nada que eu possa dizer.
Mando-te toda a minha solidariedade, e tens o meu ombro à disposição, se precisares.
Um grande abraço, amiga, e beijinhos
Mariazita

mary90 disse...

Boa noite Elvira.
O seu pai decerto foi muito feliz por deixar cá uns filhos maravilhosos que o amaram muito.
Agora ele já é mais uma estrêla que brilha no céu.
Imagino como se sente!
Desejo muita força,pois ainda vai precisar muito dela para ajudar a sua mãe.
Beijinhos com muita amizade.
Mary

abueloscrisytoño disse...

Querida Elvira sentimos muchísimo la pérdida de tu padre. El también construyo un pozo como el mío, él también fue un hombre luchador como mi padre.
Hoy estarán los dos contando sus aventuras y el trabajo que pasaron cuando construyeron el pozo. Nos queda su recuerdo y el agua que nos calmara la sed a nosotros y a todas las generaciones venideras. Un abrazo. A.Cris

Jorge P. Guedes disse...

ELVIRA:

Como sempre procedo nestas ocasiões, respeito o luto das pessoas por uns dias, não as bombardeando com as habituais frases de pêsames.

Hoje, aqui chegado, vejo que teve forças para homenagear o seu pai, apesar da dor que sente.
Cumprimento-a por isso e deixo-lhe um duplo abraço e a certeza de que a sua força fará amainar esta tempestade da vida.

Goldfinger disse...

Amiga Elvira

Por mais palavras que procure, não encontro nenhuma que lhe transmita a minha amargura por este momento.
Por isso, vou respeitar este luto que conheço pois já passei pelo mesmo.
Creia-nos solidários na dor e neste momento é preciso pensar na sua mãe, em si e nos seus.
Com a força que sei que tem, conseguirá dar a volta a esta fase menos boa da vida.
Um grande abraço para vós, de nós.

António Inglês

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi querida, vim lhe trazer o meu abraco e minha forca.

Um grande beijo

Nilson Barcelli disse...

Querida amiga Elvira, quase chorei ao ler o teu texto.
Um grande abraço, solidário com a tua dor, de quem também sabe o que é um triste acontecimento como esse.
Fica bem, beijo.

pico minha ilha disse...

Amiga stou contigo, aqui se passou algo igual, perdi meu sobrinho de 20 anos apenas.Deixo um abraço imenso e aquela luz na certeza que Deus tomará conta deles.

São disse...

Maria Elvira, não sei que lhe possa dizer nesta hora de tristeza que a possa ajudar...
Paz a seu pai!
Mas aqui , em silêncio, lhe deixo o meu abraço solidário.

Mariazita disse...

Querida Elvira
Não quero perturbar-te num momento destes. Apenas te quero dizer que tornei extensiva a teu Pai, Manuel, uma vela que tinha colocado na barra lateral do meu blog, por intenção de Tânia.
Ali a conservarei durante um mês.

Um grande abraço, amiga, e beijinhos
Mariazita

Papoila disse...

Querida Elvira:
Uma bonita homenagem ao seu pai que me deixou sem palavras quando li o final.
Forte abraço.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Elvira

Sempre me impressionou a forma como te referias ao teu pai, esse imenso orgulho e amor que fazem toda a diferença num mundo onde os afectos vão perdendo a importância.
Sinto a tua dor por aquilo que me mereces como ser humano e porque também eu perdi o meu pai há 5 anos. Hoje se fosse vivo teria a idade do teu.
Porém, Elvira, os nossos pais não morreram nem morrerão enquanto estiverem vivos dentro de nós, enquanto transmitirmos aos outros as suas experiências e ensinamentos.
Enquanto tu viveres o teu pai viverá também.
Abraço-te com muita força.

José Lopes disse...

O orgulho e a saudade num retrato muito lindo. Lindo.
Cumps

mjf disse...

Olá!
Amiga espero que tenha forças para ultrapassar todos os problemas que lhe estão a surgir ...
Tudo de bom para si ;)

Beijocas
Bom fim de semana

Mariazita disse...

Querida Elvira
Muito obrigada pela tua visita.
É isso aí, amiga, aos poucos tudo tem que voltar ao normal.
Olha pela tua Mãe, sim, mas olha também por ti...fazes-lhe falta, não te esqueças...
As melhoras de tua Mãe, um abraço e beijinhos.

Mariazita

SILÊNCIO CULPADO disse...

Elvira

Vim abraçar-te, amiga.

Arco Íris disse...

Sem necessidade de palavras, apenas um abraço.*

Geo Schumacher disse...

Olá Elvira! Passei para deixar-lhe um abraço bem forte e um beijo, ambos de carinho!

Muita força amiga! Deus lhe abençoe!!

paideleo disse...

Síntoo no corazón. Teu pai semellaba ser un bo home.

Peter Pan disse...

Estimada Amiga:
Uma narração admirável e fabulosa.
Junto a minha dor à sua.

A sua Gigante capacidade de fascinar, encanta e delicia.
Fabuloso gesto de carinho!
Parabéns sinceros e sentidos.
Excelente!
Beijinhos de imenso respeito e enorme admiração que nutro por si.
Genial atitude doce que só os Céus entenderão.
Cordialmente


p.p./Pena

Bem-Haja, linda amiga de sonho!
Uma excelente Páscoa na companhia dos seus entes queridos...
Haja muita saúde!

gaivota disse...

minha querida amiga, passo por aqui para deixar um abraço grande com muito carinho
ainda não acabei por completo as mudanças/obras/arrumações aqui nesta casa, e já vou fazer mais obras na minha casa da nazaré...
ando estoirada, claro, mas temos que aproveitar o tempo e a disponibilidade do pessoal...
tenho uma foto no post de ontem com uma mulher nazarena vestida de preto, pode ser que lhe agrade para aquele poema que me falou, sendo assim, pode levá-la!
como vai a mariana?
e a sua mãezinha?
bom fim de semana
beijinho grande

alcinda leal disse...

Elvira, com algum atraso, deixo-lhe um abraço solidário e uma admiração enorme pela raça de portugueses como o seu pai, que comeram o pão que o Diabo amassou, mas venceram ao deixar a sua geração numa situação completamente diferente e melhor!
Os meus pais com histórias de vida de enormes sacrifício e provações, na sua velhice, orgulhavam-se imenso disso... e nós os seus seis filhos deles,claro!
Uma Páscoa tranquila!
Um abraço
Alcinda

Agulheta disse...

Olá Elvira.Justa homenagem a quem já cá não está,mas sempre presente em tua vida,e palavras saõ é um manuel português como muitos que sofreram,mas que deixam a recordação de o ser.Abraço amigo nesta dor.

Lisa

Zulm@ disse...

Elvira ; mi pesame y mi cariño para ti, pasaba por aquí para ver como iba todo y bueno Dios lo quizo así.
Un abrazo enorme y fuerza. :(

Benó disse...

Compartilho da mesma dor já sentida.
Um forte abraço.

Carminda Pinho disse...

Elvira,
lembro-me perfeitamente do post de há um ano.
Hoje, deixo-lhe o meu pesar e um abraço solidário.

Chousa da Alcandra disse...

A dor polos que se van so pode ser contemplada dende o alto do corazón.
Manuel segue vivo en ti!.

Un beijo fraterno, cara Elvira.

Unknown disse...

Querida amiga,
me perdoe a ausência, você está precisando do carinho de todos e eu falhei.
Sei bem o que está sentindo, também já perdi o meu pai, e conheço bem o tamanho da sua dor, resta-nos o consolo de saber que estão em paz.
Nestes momentos não sei sequer o que dizer, deixo-lhe um grande beijinho e votos de uma Santa Páscoa.

Ana Martins

Maria Faia disse...

Querida Amiga,

Tudo quanto aqui escreva não passam de meras palavras...
Importante é o sentimento que o teu testemunho e, sobretudo, o do grande Homem que é teu Pai nos despertam.
Despertar para a vida!
Obrigado Amiga. Muito Obrigado.

Beijo Amigo,
Maria Faia