Seguidores

1.6.24

1 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


 Comemora-se hoje o Dia Mundial da Criança. Dia Mundial? De que mundo?  Do mundo africano,  asiático,  do México e alguns países sul americanos, onde as crianças morrem todos os dias de fome e de doenças a ela associadas? Da Ucrânia e da Palestina, onde os senhores da Guerra as matam sem dó nem piedade? Pergunto-me: Onde está o cumprimento da Declaração de Direitos da Criança, proclamada pela Assembleia Geral da Nações Unidas em 1959?


Princípio 1.º A criança gozará dos direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão reconhecidos a todas as crianças sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra da criança, ou da sua família, da sua origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou de qualquer outra situação. 

Princípio 2.º A criança gozará de uma proteção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.

 Princípio 3.º A criança tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade. 

Princípio 4.º A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde; para este fim, deverão proporcionar-se quer à criança quer à sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós-natal. A criança tem direito a uma adequada alimentação, habitação, recreio e cuidados médicos

Princípio 5.º A criança mental e fisicamente deficiente, ou que sofra de alguma diminuição social, deve beneficiar de tratamento, da educação e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condição. 

Princípio 6.º A criança precisa de amor e compreensão para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade. Na medida do possível, deverá crescer com os cuidados e sob a responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afeto e segurança moral e material; salvo em circunstâncias excecionais, a criança de tenra idade não deve ser separada da sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas têm o dever de cuidar especialmente das crianças sem família e das que careçam de meios de subsistência. Para a manutenção dos filhos de famílias numerosas é conveniente a atribuição de subsídios estatais ou outra assistência.

 Princípio 7.º A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade. O interesse superior da criança deve ser o princípio diretivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais. A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.

Princípio 8.º A criança deve, em todas as circunstâncias, ser das primeiras a beneficiar de proteção e socorro. 

Princípio 9.º A criança deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração, e não deverá ser objeto de qualquer tipo de tráfico. A criança não deverá ser admitida ao emprego antes de uma idade mínima adequada, e em caso algum será permitido que se dedique a uma ocupação ou emprego que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral. 

Princípio 10.º A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena consciência de que deve devotar as suas energias e aptidões ao serviço dos seus semelhantes.

18 comentários:

aluap disse...

Eu cada vez tenho mais a certeza de que a maioria das crianças do mundo nem sabem deste dia.
Um abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Coitadinhas das crianças do mundo inteiro onde são vítimas de guerras absurdas e nem sabem o porquê! e quando não é isso, são outros mal tratos.
A verdade, é que as crianças em geral são ignoradas pelos donos, pelos obcecados pelo poder! Estão vivas, em algumas partes do mundo, ainda por sorte.
Dia Mundial da Criança? Onde?
Beijinhos, querida Elvira, muita saúde e paz, amiga!

brancas nuvens negras disse...

Olá Cara Elvira.
Saúdo o seu regresso. Obrigado pela sua publicação de hoje.
Um abraço.

chica disse...

Feliz em te ver! Sejam respeitadas as crianças! beijos, chica

Citu disse...

Hay que cuidar a los niños. Te mando un beso.

teresadias disse...

Nunca é demais divulgar o que muitos ignoram e muitos mais fingem ignorar.
Beijo, amiga Elvira. Um Junho com saúde.

Fatyly disse...

Acompanho-te neste teu GRITO e subscrevo tudo. Foi bom vires aqui amiga! Força!
Beijos e um bom domingo!

Anete disse...


Muita reflexão encontro aqui, mas, que satisfação tão grande receber a sua visita por lá, Elvira.
As crianças merecem todo amor, pois são bem-vindas ao Reino de Deus.
Bjs e tudo de bom em junho...
Anete

Cesar disse...

Principalmente no que tange ao Princípio 10, estamos longe de sermos essa sociedade que valoriza e protege esses anjos que alegram as nossas vidas.
Um bom junho pra ti, amiga. Tudo tem o seu tempo. A luz divina, nos aquece e recupera as nossas energias quando precisamos.

Rogério G.V. Pereira disse...

Sonhei que tua escolha seria esta...
e o Rogerito
guardou na gaveta
a redação que tinha escrito

Oportuna escolha!

Abraço de menino

Emília Pinto disse...

Infelizmente, as crianças sofrem muito e não lhes é dado o direito de serem meninos, de brincarem e de se alimentarem convenientemente. No meio a tanto desperdício há crianças que morrem de fome , em pleno sec XXI. Onde está a humanidade do ser dito humano?. Querida Elvira, estou muito contente por te ver de volta! Beijinhos
Emilia

Pedro Coimbra disse...

Grande é a poesia, a liberdade e as danças.
Mas o melhor do Mundo são as crianças (Fernando Pessoa).
Boa semana

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Há que cuidar e dar às crianças todos os cuidados e atenções referidos nos Direitos, num tempo em que a maioria das crianças é tão discriminada,violentada, mal tratada.
Um beijinho e boas melhoras.
Emília

Isa Sá disse...

Que o Dia da Criança seja todos os dias do ano!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

acedre disse...

Que triste que os dereitos dos nenos se convirtan nun papel mollado máis.
Os nenos son o futuro e habería que cuidalo.

Jaime Portela disse...

Quase ninguém quer saber destes princípios.
Se os respeitassem, não haveria guerras, por exemplo, que tantas crianças mata ou as deixa sem condições dignas de vida.
Boa semana querida amiga.
Um abraço.

Tintinaine disse...

Passei por aqui para desejar uma boa semana e um grande mês dos Santos Populares!

Teresa Silva disse...

É uma pena que infelizmente e apesar de tudo o que se tem feito para mudar isso, muitos desses princípios ainda não sejam respeitados!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram