Seguidores

24.2.15

MARIA PAULA - PARTE V


              Esplanada do Baleizão. A foto é da net, desconheço o autor.

Maria Paula deu o primeiro desgosto aos pais quando completou o liceu e declarou que não ia estudar mais. Ela adorava os pais, não era tão idealista como o pai, nem tão terra a terra como a mãe, mas tinha ideias bem definidas do que queria para o futuro, e elas não passavam pela entrada na Universidade. Assim rebateu um por um todos os argumentos paternos e acabou levando a sua avante.
Começou a procurar emprego e em breve estava empregada na secretaria do Colégio Cristo-Rei, dos Irmãos Maristas.
Convém aqui dizer que conseguiu o emprego por mérito próprio, e não por interferência paterna, pois sabendo que o director era amigo do pai, não só escondeu dele o seu apelido paterno até ter obtido o emprego, como não disse nada ao pai que ia lá à entrevista para obter emprego.
Já atrás disse que Maria Paula era muito bonita. Mas era mais do que bonita. Era inteligente, simpática e afável com toda a gente.
Tinha herdade da mãe o requebro tão gracioso das mulatas, e da avó a graciosidade e exotismo, o que contribuía para torna-la tão especial. Além disso os olhos verdes na pele morena era só por si motivo suficiente para atrair o olhar de quem com ela se cruzava.
Estranho que sendo como era Maria Paula não tivesse namorado, apesar de estar quase a completar vinte anos.
Em 73 Luanda era uma cidade cosmopolita, onde não se pensava em guerra.  Os meios de informação não eram como hoje e o sistema fazia por mostrar ao mundo uma cidade pacífica e feliz onde tudo era normal, e a maioria da população portuguesa. Para isso contribuíram em muito, as mulheres dos militares de carreira, estacionados em Luanda, a quem o governo pagava as passagens para que estivessem com os maridos, não por eles, mas para espelhar a imagem de paz que o governo queria dar. Claro que também havia jovens militares solteiros. Muitos. Era só dar uma volta pela baixa, ou ir ao Baleizão tomar um café, para ver a esplanada cheia deles. Mas a maioria desses jovens seguiam para campanhas longínquas, onde a guerrilha fervilhava. 
Em Luanda ficavam os comandos gerais, o tribunal militar, os oficiais, e os militares necessários para darem assistência nesses postos.
No Colégio Cristo-Rei, onde Maria Paula se empregara as crianças eram na sua grande maioria filhos de altas patentes militares, que desejavam que os seus filhos fizessem uma boa instrução primária, que lhes permitisse ao completar a 4ª Classe, entrar para o Colégio Militar em Lisboa.



Continua


20.2.15

MARIA PAULA - IV



Maria Paula veria a luz do dia pela primeira vez antes da década de 50 ter chegado a meio. A sua chegada deveria vir completar a felicidade dos pais, não fora a agitação que se fazia sentir em Angola, e que trazia os seus progenitores bem preocupados. Tudo tinha começado com o final da guerra na Europa. A princípio era quase imperceptível, mas aos poucos foi-se tornando mais evidente que havia movimentos africanos desejando a independência e preparando-se para lutar por ela. Na verdade o jovem casal também gostaria que Angola se tornasse um país independente, mas ambos sabiam que a tão desejada independência não chegaria de mão-beijada. Paulo tinha bem presente a experiência do que a guerra podia fazer, pelo que tinha vivido em Timor. E embora soubesse que a guerra em Angola nunca estaria ao nível de uma guerra mundial, também sabia que uma guerra de guerrilhas, podia ser igualmente mortal para a maior parte da população completamente indefesa. Quase todos os meses chegavam a Luanda, contingentes de militares, que depois eram enviados para vários locais, especialmente para os pontos chave junto das fronteiras, pois os Movimentos de Libertação, estavam sediados em países limítrofes. 
 Desde cedo se notou que Maria Paula ia ser uma mulher muito bonita. Bastante morena, de cabelo negro e olhos verdes, como o pai e o avô. Inteligente e voluntariosa. Na escola destacava-se pela rápida aprendizagem. Nas brincadeiras era um tanto Maria-rapaz, e não raras vezes se impunha mesmo ao irmão, que tinha um feitio bem mais dócil.
Quando em Fevereiro de 61, a cadeia de Luanda foi assaltada, num ataque em que morreram sete polícias, reivindicado pelo Movimento Popular de Libertação de Angola, ficou bem evidente que a guerra tinha começado, embora a maioria da população da cidade, pouco informada, acreditasse na teoria do Continente, que se tinha tratado de um ataque terrorista. Quando Pedro completou o liceu, o pai decidiu enviá-lo para Coimbra. Tinha na cidade, vários amigos do tempo em que lá estudou e sabia que eles olhariam pelo filho enquanto ele estivesse na Universidade. Maria Paula sentiu a ausência do irmão, mas logo fez por esquecer a saudade e aplicou-se ainda mais nos estudos.




Continua

11.2.15

MARIA PAULA - PARTE II

                                 
Paulo regressou a Angola, levando na mala, o diploma e um grande sonho. Levar o seu saber às populações mais carentes dos musseques do interior. Mas ao chegar teve a desagradável surpresa de encontrar a mãe muito doente. Na verdade depois das complicações pós parto, Alisha nunca mais fora a mesma. Apesar do grande amor que a unia ao marido, sentia saudades dos seus. Em Luanda tudo era tão diferente da sua Índia, e das tradições em que fora criada. A ausência do filho, e as saudades do seu menino, acabaram minando a sua já frágil saúde. E assim foi definhando lentamente, para grande desespero do marido que se via impotente para travar o inevitável. Peter, andara com a mulher de médico em médico, sempre na esperança da cura que não chegava. Chegara a cogitar a ideia de a levar para a Europa. Lá a medicina estava muito mais avançada. Mas Alisha não queria viajar. Ela queria morrer ali, na casa onde sempre viveram e onde sempre se sentira amada. Dias depois do regresso do filho, Alisha morreu serenamente enquanto dormia. Peter quase enlouqueceu de dor. De tal modo que o filho chegou a temer que ele tentasse o suicídio. Aos poucos porém Peter foi acalmando, mas nunca mais foi o mesmo homem.
Paulo era um idealista, nunca pensara ter um consultório particular onde só iriam as pessoas que pudessem pagar. Ele continuava a sonhar exercer a sua profissão para os mais pobres, mas naquele momento sentiu que tinha de adiar o sonho de levar a medicina aos musseques. Não queria afastar-se muito do pai. Tentou e conseguiu entrar para o Hospital na cidade.
Um ano mais tarde, totalmente integrado na rotina hospitalar, Paulo começava a sentir que era a hora de fazer alguma coisa mais. Numa conversa com o director da Cáritas, soube que a referida organização, tinha montado um pequeno consultório no musseque Cazenga, nos arredores da cidade, mas precisavam de  um médico, com espírito de voluntariado, que pudesse deslocar-se lá uma ou duas vezes por semana, a fim de cuidar daquela gente que não tinha meios de ir até ao hospital na cidade.
Era exactamente o que Paulo precisava, para concretizar o seu sonho.




6.2.15

MARIA PAULA

Em 1973, Maria Paula não era a morena mais bonita da Samba. Ela era a morena mais bonita de Luanda, talvez até de toda Angola. Alta, morena, de longos e lisos cabelos negros, olhos verdes, o corpo curvilíneo, o sorriso simpático e franco, Maria Paula era uma mulher deslumbrante. Peter, o seu avô paterno era um lorde inglês. Numa viagem de recreio à Índia, conhecera uma bela indiana, por quem se apaixonara loucamente. Um amor tão grande que fizera seu avô renunciar ao título em favor do seu irmão mais novo, quando seus pais se opuseram ao romance. Depois, regressou à Índia, para viver o seu grande amor, e encontrou a jovem quase em vésperas de um casamento imposto pelos pais. Em segredo os dois jovens combinaram e levaram a cabo a fuga, embarcando para África. Pensaram, fixarem-se em Lourenço Marques, pela proximidade com a África do Sul, mas essa intenção gorou-se mal conheceram a cidade e viram que a comunidade indiana ali residente era enorme. Grande parte da vida comercial da cidade, era indiana. Seria um perigo muito grande, a jovem podia ser reconhecida e o pai, o noivo abandonado ou algum dos irmãos da jovem Alisha, poderiam saber e vir no encalço deles. No mesmo dia partiram para Luanda, e se estabeleceram na cidade. Não foi difícil a Peter conseguir um bom emprego em Luanda. Afinal cursara a melhor Universidade de Londres. Aí os jovens enamorados viveram um grande amor que frutificou num belo menino a quem chamaram de Paulo, em homenagem à cidade que tão bem os acolhera e onde eram tão felizes. Infelizmente uma complicação no parto impedira a jovem Alisha de voltar a ser mãe. Paulo cresceu forte e saudável. Cedo aprendeu a ler e quando entrou para a escola, mostrou-se um jovem aplicado e muito inteligente. Quando terminou o liceu, seu pai mandou-o para Coimbra, a fim de entrar na Universidade e cursar Medicina, já que era esse o desejo do jovem. Uma vez mais Paulo se mostrou um aluno brilhante, concluindo o Curso com altas notas.

 Continua