19.9.09

MONUMENTO PAZ E AMIZADE

video


Prometido é devido. Hoje consegui dar um "pulinho" à Praça da Amizade no Barreiro frente ao Fórum e fotografar para vós o Monumento. Que é muito bonito todo em placas de mármore trabalhado em baixo relevo. Não dá para ver a beleza do desenho nos painéis de mármore, a máquina não é muito boa, e havia demasiada luz a incidir nos painéis. Mas dá para ver alguma coisa.
Quanto ao pintor, poeta, escultor, que alguém me disse não conhecer num comentário que me deixou é por demais conhecido e basta fazer uma pesquisa para encontrar os inúmeros trabalhos por ele executados, em Moçambique, em Portugal, além desta obra no Barreiro, foram já feitas várias exposições da obra do artista. Em Coimbra, na Amadora etc. Poderá tomar conhecimento com a obra do artista AQUI .

NOTA:
PARA QUEM VIVE PERTO DO BARREIRO, MALANGATANA, ESTARÁ HOJE DIA 19 PELAS 18,30H NA LIVRARIA BERTRAND NO FÓRUM DO BARREIRO PARA CONFRATERNIZAR COM OS SEUS ADMIRADORES E DAR AUTÓGRAFOS.

BOM FIM DE SEMANA

16.9.09

COMEÇO DAS AULAS

Para quem esperava ver a reportagem da inauguração do monumento peço desculpa, mas como muitos sabem eu não pude ir pelas mesmas razões que me impedem de me ausentar. Espero em breve mostrar fotos do referido monumento, bem como falar um pouco do pintor, que alguns disseram não conhecer. Agora, porque esta semana começaram as aulas, gostaria que lessem o texto abaixo e tomassem conhecimento da angústia que neste momento grassa entre milhares de professores, e que saibam o que é a politica de sucesso na educação desta ministra. Sem mais comentários...


Concursos, Colocações, Ofertas de Escola e Bolsa de Recrutamento

Este post serve para que os não professores tenham uma pequena (e será sempre pequena) ideia do sofrimento e exaustão mental a que este Ministério expõe os professores desde o final do ano lectivo passado.
Já passámos por duas fases diferentes de concurso. Na primeira fase entraram aqueles professores que fazem parte dos quadros e pouco mais. Na segunda entraram os restos dos quadros e alguns (poucos) contratados.
Claro que tudo isto aconteceu sem datas e sem qualquer conhecimento de número de vagas. Desde o ínicio de Agosto que andamos nisto. E agora, para facilitar mais o suicídio, chegou uma nova forma de concurso: a Bolsa de Recrutamento. Aliás, mentira. Segundo o Valter Lemos, esse iluminado da Educação, no dia 31 de Agosto eram colocados 5500 professores em Bolsa de Recrutamento. Pois...tal não aconteceu. Ah, e que a Bolsa começava a receber horários de escolas no dia 1 de Setembro. Pois...tal não aconteceu.
Soube através de um fórum de professores que, afinal, a Bolsa começava a dia 7. Pois...aconteceu...a partir das 16h. O que invalidou o primeiro dia. Ah, e que os primeiros resultados saíam hoje (dia 9). Pois...tal não aconteceu. Para além disso, deixou de haver listas para que possamos acompanhar a nossa evolução (ou saber se existem colocações com factor C). Conveniente. Ou seja, enquanto a Bolsa durar, pelo que eu sei, todos os candidatos na Bolsa atrás de mim podem ficar colocados e eu ficar em casa a dar em maluco. Assim decidiu o Ministério, que achou ser melhor escurecer o processo em vez de o deixar às claras.
Para além disso, temos as Ofertas de Escola. Encarem isto como uma candidatura a um emprego. Mandam uma proposta com o vosso currículo (neste caso com médias e graduações) e nunca chegam a saber quem entrou, se estava atrás de vós nos concursos. Nada. Novamente, um processo escurecido pelo Ministério, pois no ano passado, em todas as ofertas de escola mandavam um mail a dizer que não tínhamos sido seleccionados e quem tinha sido. Para além disso, são as Escolas que escolhem os critérios a serem pedidos na escolha de professores. Por exemplo, já vi uma escola que tinha um critério giro: ser Bombeiro Voluntário na localidade em questão. Ora, ser Bombeiro, como todos sabem, é essencial para ser professor. Ou isso, ou alguém queira colocar um primo numa escola. Uma de duas.
Agora que já vos fiz um resumo (e garanto que isto é a versão resumida dos concursos) imaginem o que me irrita ver os paizinhos a concordarem com a Ministra, afirmando que a culpa do estado do ensino é dos professores, que são bem pagos demais e não fazem nada. Imaginem o que me irrita o silêncio dos sindicatos nesta altura, em que só os contratados lutam, e esses não têm poder para os eleger, nem para lhes dar tacho. Imaginem o que me irrita o silêncio dos meios de comunicação social, que se preocupam com a cor das cuecas do Ronaldo, mas não se preocupam com uma situação que afecta 50000 portugueses.
Agora, imaginem o que é viverem agarrados a um telefone há mais de 9 dias à espera de um contacto de uma escola. Imaginem o que é esperar um mail com uma colocação. Imaginem o que é não saber onde vão parar, se vão parar, quando vão parar. Imaginem o que é terem de deixar a vossa família num sítio e terem de atravessar meio país para ganhar dinheiro, aturando pais e crianças que já desistiram da escola.
Imaginem o que é viverem assim. E talvez percebam que quando saímos à rua é por algum motivo. Porque estamos fartos de viver assim.
Agora vou ver o meu mail e olhar para o telemóvel até me deixar dormir.

13.9.09

MALANGATANA NO BARREIRO

Para ampliar clic nas fotos

Não sei se algum de vós vive aqui na zona, ou por aqui perto. Também não sei da vossa disponibilidade para se deslocar ao Barreiro hoje dia 14. Mas quem more por aqui não deixe de
assistir à inauguração do elemento escultural Paz e Amizade, na rotunda do Fórum do Barreiro.
Aqui fica o programa, e AQUI encontrará uma biografia do mais famoso pintor moçambicano de sempre. MALANGATANA.

4.9.09

PERIPÉCIAS DUM ANIVERSÁRIO


Ontem foi dia de meu aniversário. E o dia parece ter sido escolhido a dedo. Como eu sou uma avó babada, (vocês não são?) o filhote prometeu que vinha passar a manhã comigo e trazia a Mariana, que faz hoje 7 meses, e é linda. E ficava até depois de almoço, porque ia entrar no trabalho às 16 horas. Acontece que eu tinha uma consulta de ortopedia para fazer no hospital do Barreiro, há três meses e marcaram-na para ontem às 8.30. Até aí tudo bem, tem anos que me marcaram cirurgias para este dia o que é bem pior. E depois a consulta era para as 8.30 e até pediam para estar lá meia hora mais cedo...
Bom, passava das 11 quando fui à consulta, saí do hospital era quase meio-dia. À saída do hospital, era quinta feira dia de lotaria, dia de aniversário, aquela fézita redobrada de que aquele dia é de sorte, só porque nós nascemos nele, vocês possivelmente também já vos passou isso pela cabeça, e vai daí comprei a fracção em cima. Pois sabem em que nº saíu o 2º prémio? 38545.
Sorte? Bem sei que não era a sorte grande, mas o segundo prémio ainda é uma boa quantia.
Pronto, manhã no hospital, quase não tive tempo de estar com a netinha, não fomos almoçar fora, não me saíu a lotaria... mas eu sou positiva. A tarde vai correr melhor, pensei. E fui até ao Barreiro. Queria ir à igreja, gosto de lá ir, no dia de aniversário. Apanhámos o autocarro para a estação, eu e o mais que tudo, e depois o 15 que passa pela Av. Bento Gonçalves, perto da Igreja de Santa Cruz , onde fui baptizada. De caminho, dentro do autocarro passamos pela igreja de Nª sª do Rosário que estava aberta, e chegámos ao nosso destino, mas a igreja de Santa Cruz estava fechada. Voltámos para a paragem para apanhar o 14 e ir à igreja de Nº Sª do Rosário, mas ao fim de meia hora de espera decidimos ir a pé. E depois de uma boa estirada, não é que chegámos lá e a igreja já estava fechada? Aflita com as horas, porque como a maioria de vós sabe, tenho a mãe completamente dependente, voltei para casa, e passei assim o meu "FELIZ" dia de aniversário.
Como dizia a minha avó :"Ele há dias de manhã, que uma pessoa à tarde, não pode sair de casa à noite, nem voltar de madrugada"
AGRADEÇO A TODOS QUE POR AQUI PASSARAM, OU QUE ME MANDARAM EMAILS, E BELOS CARTÕES, AS VOSSAS MENSAGENS DE CARINHO, QUE TORNARAM MAIS DOCE UM DIA QUE EU QUERIA ESPECIAL...
UM PARTICULAR AGRADECIMENTO AOS BLOGUES QUE FIZERAM UM POST SOBRE O MEU ANIVERSÁRIO, FAZENDO COM QUE EU ME SENTISSE UMA PESSOA IMPORTANTE.
MUITO OBRIGADA A TODOS

3.9.09

PARABÉNS PARA MIM


Amigos fico feliz por comemorar convosco mais um ano de vida. Estejam à vontade, e festejem comigo o meu aniversário.
Obrigada pela vossa presença, e pela amizade que sempre me demonstram...

(fotos do Sr. Google)

1.9.09

UMA HISTÓRIA DE AMIZADE

Guardarei Sempre os Instantes


Provámos a água
das fontes do desejo
e os corpos eram a sede
e o fogo em cada beijo.
*******
Nas línguas o amor
floria e a noite era
a mais breve fatia
do prazer.
*******
Provámos esse perfume
de estrelas colados no silêncio
mergulhando na luz
das palavras mais secretas
e doces.
*******
Como quem morre,
apagaste a pegada,
os lábios, os gestos
o sexo enluarado
*******
até apodrecer a esperança.
*******
Voltaste num relâmpago
para dizeres o que sei
esta ausência que não mereço e
O sentido da minha escrita
fulminando-te a alma
com a raiva e a magia
mais ternurenta que sei inventar.
*******
O que dizes agora tem a violência
do raio, queima noutro sentido.
Nunca apagará a dor de ausência
apenas amplia esta vontade
de não estremecer mais diante
de um suspiro teu e
esquecer de vez o coração
cruel
*******
que deseja e foge
que saboreou e cala
que desinquietou e adormeceu
que regressa para se evaporar.
*******
provámos o paraíso, guardarei sempre
os meses em que namorámos
e os instantes de fugaz felicidade
cúmplice

*******
podes ficar com o inferno.
*******
Luís Filipe Maçarico

Há mais de 30 anos fazia parte do meu grupo de amigos, um jovem poeta, Luís Filipe Maçarico. Por contingências da vida o grupo desfez-se e nunca mais sobe de ninguém. Há pouco mais de um ano, descobri por acaso a São Banza que muitos de vós conheceis. Foi uma alegria e tempos depois comecei a procurar outros membros do grupo. E encontrei o Luís já este ano. E continua o mesmo de sempre, amigo do seu amigo, preocupado com o ambiente, engajado em lutas pelo que considera justo, e a escrever poemas muito bons. Mas não são só poemas, o que escreve, e tem já alguns livros publicados.
Será que eu vou encontrar todos os membros do grupo?
Quem quiser conhecer melhor este amigo passe pelo
http://aguasdosul.blogspot.com/