Seguidores

26.2.08

A SEDE DO SEM-ABRIGO


Foto retirada da net


Na noite escura
perdido e confuso.

O vento forte
açoita o mendigo.

perdido da vida
sòzinho na noite
da natureza em fúria.

Treme de frio e sede.

De joelhos apalpa
o chão lamacento.

E a chuva
não lhe mitiga
a imensa sede
de carinho
que lhe corrói
as entranhas.

24.2.08

REFLETINDO ... E PRÉMIOS

Amigos, e amigas que costumais passar por esta casa, estejam ou não linkados, ali na coluna ao lado. Hoje eu quero conversar convosco, pedindo desde já a vossa compreensão, porque eu não quero ofender ninguém e muito menos "armar em importante" que é coisa que definitivamente não sou. Acontece que anda por aí uma onda de prémios na blogosfera, e pela muita amizade que me dedicais sempre me são atribuídos vários. Pela vossa amizade sim, que não pelo meu mérito, que sei muito bem que não tenho engenho e arte para tantos prémios. Porque convenhamos, que para receber 24 prémios desde o dia 1 de janeiro até agora, eu teria que ser no mínimo o Saramago dos blogs. Que é coisa que efectivamente não passa pela cabeça de ninguém, verdade? Posto isto, e embora eu me sinta muito honrada, por se lembrarem de mim, eu vou pedir a vossa compreensão se daqui para a frente eu não postar prémios nem fizer nomeações. Eu entendo que um blog que faz anos, queira fazer um mimo para os amigos. Tudo bem. Mas porque é que esse prémio tem que ser repassado e correr o mundo todo? Será que algum dia quem recebe esse prémio, partilha da intenção do autor ao criá-lo? Dir-me-ão que se deve partilhar as coisas boas. E é verdade que esta coisa dos prémios dá um jeitaço, quando me falta a inspiração para um texto. Mas eu pessoalmente prefiro partilhar um bom poema, de um qualquer poeta nacional ou estrangeiro. Então amigos, espero continuar a contar com a vossa amizade, que é realmente o que importa, e também com a vossa visita. Ninguém ficou zangado?

E agora aí estão os últimos prémios.

Da Patricia Gold, http://femmeactiva.blogspot.com/ da Amigona, http://amigonasempreblogger.blogspot.com/ e da Sophiamar, http://sophiamar.blogspot.com/
recebi o prémio Bloggerdeldia. Obrigada Amigas. E as regras são:

1) Este prémio deverá ser atribuído aos blogs que considera bons e aqueles que costuma visitar regularmente e deixa comentários;
2) Quando o prémio é recebido deverá fazer um post indicando a pessoa que lhe atribuiu o prémio e a respectiva ligação ao blog;
3) Indicar 7 blogs para atribuição do prémio;
4) Deverás ser exibido orgulhosamente o selo do prémio, de preferência com ligação ao local onde é falado dele;
E os nomeados são:

100 mais nem menos
Aramis
As pequenas coisas
Autoxiro
By Oscar Luiz
Brancamar
Cheiros de Verão
Coisas simples
Conversas de café
Dualidades
Em banho Maria
Erika
Eskisito
Fórum Cidadania
Juli Ribeiro
Mar de sonhos
O sino da aldeia
Por entre montes e vales
Renatinha
Saia justa
Saobanza


Da Renatinha, http://renataemy.blogspot.com/ e da Juli Ribeiro, http://julls17.blogspot.com/ vieram todos os prémios que se encontram abaixo e para os quais nomeio toda a minha coluna de links na lateral. Um obrigada de todo o coração às duas.





Sobre prémios estamos conversados. Espero a vossa compreensão para o que acima foi dito.
UM MUITO; MUITO OBRIGADA A TODOS E UMA BOA SEMANA.

22.2.08

O DESAFIO DAS 12 PALAVRAS

A Maria de O cheiro da ilha e a Berta Helena de As pequenas coisas e pelo José Gonçalves, do blog Por entre montes e vales desafiaram-me a escrever um texto com 12 palavras que me digam alguma coisa. Então aqui está o desafio cumprido.

Ela caminhava pela praia naquele fim de tarde de olhos presos no MAR, completamente perdida nas suas recordações. Foi num fim de tarde como este que conhecera Eduardo.
As lembranças surgiam em catadupa. Ela caminhava pelo parque da cidade, olhando embevecida as CRIANÇAS que brincavam no escorrega, fazendo grande algazarra. As FLORES, impregnavam o ar com um intenso mas agradável aroma. Rita, ia tão absorta, que não viu aquela raiz, na qual foi tropeçar, saindo projectada para ...os braços de Eduardo. Sim porque fora ele que por ali passava e a segurara, quando se apercebeu que ela ia cair. Rita sentiu o olhar intenso e trocista de Eduardo, e sentiu-se envergonhada, mas coisa esquisita, sentiu uma estranha sensação de FELICIDADE. Agradeceu sentindo-se corar sob o olhar dele. Eduardo pelo contrário parecia divertido com a sua atrapalhação. E depois de algumas palavras que ela quase não escutou, combinaram encontrar-se no dia seguinte.
Naquela NOITE, o sono tardou para Rita. Ela não conseguia esquecer o desconhecido do parque. E só nessa altura se deu conta que tinha esquecido de perguntar o seu nome.
Que faria ele no parque? Passaria ali por um acaso, e a VIDA teria caprichado naquele tropeço, para que se conhecessem? E se assim era qual iria ser o seu papel?
Era bonito ele, pensava Rita. E dava voltas na cama, ansiando pelo nascimento do dia.
Pobre Rita. Se ela soubesse o quanto ia sofrer por aquele homem, teria sufocado a sua lembrança, e nunca teria voltado ao parque, para o encontro.
No início Eduardo parecia ser o homem dos seus sonhos. E o que começou como uma AMIZADE, não tardou em transformar-se num intenso AMOR. Rita vivia cada BEIJO, cada instante, sentindo-se a mulher mais feliz e mais amada da terra.
Casaram num dia de sol em pleno mês de Maio. Eduardo não quis casar na igreja, e isso foi uma pequena nuvem a ensombrar a felicidade de Rita, cuja lhe pedia a bênção no altar.
Três dias durou a felicidade da Rita. Três dias como o Carnaval. Carnaval; estranha associação esta. Mas a verdade é que ao fim de três dias, Rita achou que o homem com quem casou, nunca deixara de ser um desconhecido, que usava uma máscara, pela qual ela se apaixonara. A sua vida nunca mais tivera PAZ desde esse dia.
Mas Rita era uma mulher de coragem, e substituído o amor pela desilusão, decidiu pôr um ponto final no casamento.
Daí que naquela tarde Rita, passeasse junto ao mar, a sua falsa LIBERDADE de mulher divorciada do homem, mas ainda presa às recordações.


E para este desafio, como ele já anda por aí a algum tempo e não sei quem já o fez, considera-se desafiado quem não o fez ainda e o ache interessante.


PARA TODOS UM BOM FIM DE SEMANA, E UM ABRAÇO ESPECIAL À AZUL, QUE HOJE É ANIVERSARIANTE.

20.2.08

OS AMANTES

foto de Renato Silvestre - Olhares.com
Quando eles nasceram
uma rosa floriu
o mar serenou
suas mães sorriram.

Quando se encontraram
o sol brilhou
a vida encheu-se de cor
o amor nasceu.

Quando se amaram
o mundo parou
os pássaros cantaram
os jardins floridos
encheram-se
de alegres crianças.

Hoje são velhinhos
mas nos corações
existem paixões
que o tempo não apagou
como incendio
em dia de vento.

O rosto enrugado
as mãos deformadas
os olhos cansados
procuram-se
minuto a minuto
com o mesmo carinho.

Morreram um dia
e áquela hora
uma nuvem chorou.

Na aldeia esquecida
os sinos dobraram.

19.2.08

VOLTANDO AOS PRÉMIOS...

O blog Dualidades fez no passado dia 14 três meses, e para comemorar dicidiram os seus autores fazer um selo e oferecerem a alguns dos seus habituais leitores,- muito obrigada pela distinção - com a indicação que o poderiamos passar a sete blogs que achássemos merecer o titulo do prémio. E então os nomeados são:



A VER O MAR
INSTANTES DA VIDA
EM BANHO MARIA
LA ORTIGA
O SINO DA ALDEIA
MEMÓRIAS VIVAS E REAIS
POR ENTRE MONTES E VALES


Me desculpem não colocar os links, que se encontram na minha coluna de links, na barra lateral.

Da Carminda do Fórum Cidadania,- obrigada amiga - recebi este prémio que por ser um prémio especial à Mulher eu vou passar a algumas das mulheres que se encontram na minha lista e que não o receberam ainda. Para isso tive que pesquisar os vossos blogs e espero não ter metido o pé na argola.



ARYANALEE
ARAMIS
BERTA HELENA
CHEIROS DE VERÃO
COISAS SIMPLES
JANAÍNA
LISA'S MAU FEITIO
ODELE
O CONSULTÓRIO DA MARIA
PITANGA DOCE
SAOBANZA
SAIA JUSTA
VIDA

Os links já sabem, na barra da lateral.



Da Renatinha, veio o Prémio Amizade, - obrigada amiga, - e este vai para todos os que se encontram linkados, porque a todos tenho na conta de amigos.

Também este veio cá parar pelas mãos da Carminha do blog Fórum Cidadania. E os nomeados para este são:

DUALIDADES
O GUARDIÃO
O BLOG DO JOSEPH
O CHEIRO DA ILHA
REFLEXOS
URBANIDADES DA MADEIRA
ZÉ POVINHO

Mais uma vez lembro que podem visitar todos estes blogs cujos links se encontram na barra lateral. Espero não me ter esquecido de nada, e desejo a todos os que me visitam uma boa semana.

17.2.08

QUADRAGÉSIMA.COM - UM DESAFIO

Desta vez apanharam-me com um desafio sério que vou tentar levar em frente. Primeiro porque é um desafio baseado nos princípios sagrados que recebi na minha religião, logo não é um desafio que encare de animo leve.
Sou católica. Não praticante, ou melhor pouco praticante. Já ultrapassei os 60 anos e ao longo da vida tenho tido algumas crises de fé. Não sou um cordeiro muito manso, mas estou no rebanho e esforço-me por acompanhar o pastor.
Às vezes deixo-me ficar para trás. Fico cansada, desiludida, revoltada. E aí ELE vem, e mostra-me que eu não sei nada, que ELE tem razão, e que eu tenho pouca fé.
E eu peço perdão e avanço novamente, até ao dia em que volto a duvidar. Não tem sido fácil esta relação de AMOR-DESCRENÇA-AMOR.
De todos os modos a Quaresma é das coisas que mais mexem comigo. A preparação para o sacrifício maior, a Doação da Vida de Jesus por nós. E que mal agradecemos esse sacrifício...
Então vamos lá. O meu amigo José Gonçalves, nomeou-me para este desafio que pretende ser uma preparação para esta Quaresma. Seguem-se o sentido e as regras que levaram o seu autor a criar este desafio:


O tempo da Quaresma é um tempo de descoberta da nossa identidade como cristãos. É um tempo de encontro connosco próprios e com Deus. É um tempo especial de introspecção e reflexão. Porque não havemos de o fazer aqui, na net, e de uma forma mais comunitária, ajudando-nos uns aos outros?! Deste objectivo nasce esta proposta, a “quadragésima.com”.



" Regras da quadragésima.com:

1- Ao receber a quadragésima.com o blogger deve reflectir na sua relação com Deus e descobrir uma frase, bíblica ou não, que a defina;

2- Depois de o fazer deve reescrever num post estas regras, as frases já assinaladas pelos anteriores bloggers (com o respectivo link), e escrever a sua;

3- No post deve incluir quem deseja convidar (pode e deve manifestá-lo no blog da pessoa convidada);

4. Não é permitido fazer mais que um convite ao mesmo tempo;

5- O blogger que, recebendo a quadragésima.com, não estiver interessado em aceitá-la, deve indicá-lo ao seu emissário para que este lhe dê seguimento através de outro blogger;

6- Não podem aceitar mais que uma vez a quadragésima.com; se o convite aparecer, mesmo vindo de outra diferente, devem igualmente informar o emissário do segundo convite;

7- A quadragésima.com realiza-se em 3 frentes: frente Deus-Pai; frente Jesus; frente Espírito Santo; estas frentes funcionam quase como equipas, para tentar chegar ao maior número de bloggers possível (não se trata de encontrar vencedores, mas empenhados)

8. A quadragésima.com será encerrada na Sexta-feira Santa, dia 21 de Março, pelas 12.00 horas, hora em que o último blogger receptor deve endereçá-la, já com a sua frase, a este endereço, para publicitarmos todas as frases que definem a nossa relação com Deus nesta Quaresma de 2008.


E a minha frase é:
"DEIXAI AS CRIANCINHAS E NÃO AS IMPEÇAIS DE VIR A MIM, POIS DELAS É O REINOS DOS CÉUS" (Mt 18, 3;)

Eu a escolhi, porque se as crianças são o futuro da humanidade, JESUS é a esperança desse futuro.

E para continuar esta frente de Jesus, escolhi a Maria:
http://ocheirodailha.blogspot.com/

A frase escolhida escolhida pelo José Gonçalves é de sua autoria e é a seguinte:

"NINGUÉM PERCORRE A VIDA SÓZINHO. SO PRECISA NÃO ANDAR DISTRAÍDO"


E ele a escolheu para colocar na sua capela, quando ela foi benzida.


Resta-me acrescentar que a frente de Jesus, veio da Lisa, do blog Lisa's Mau feitio para a Amigona do blog Instantes da Vida que a passou à Sophiamar do blog A Ver Mar. Daí transitou para o José Gonçalves do blog Por Entre Montes e Vales, que ma passou para o 6ª feira e eu a repasso para a Maria como descrito acima.

Boa Quaresma. Bom Domingo. Espero ter-me "desenrascado"

Esperava... pois a Maria, acaba de me informar que não aceita o desafio. E assim sendo vou nomear o Joseph do Blog http://para-la-caminho.blogspot.com/

Bom o Joseph também não pode aceitar, e assim sendo, passo a nomear a Aramis. Espero que aceite e que passe adiante este desafio.

Aramis agora é consigo:. http://aramis-cavalgada.blogspot.com/

15.2.08

BEM TENTO SEGUIR DESPERTO...



Porque há dias assim. Que por muita força de vontade que tenhamos, acabamos irremediávelmente vencidos.
Por isso amigos do Dualidades, as minhas desculpas, eu sei tinha prometido para hoje...
Um abraço especial para duas amigas cujos blogues estão hoje de parabéns. A Amigona e a Sophiamar.
E a todos os que me visitam um excelente fim de semana

14.2.08

BLOGAGEM COLECTIVA




Falar de pedofilia, é difícil. Mas talvez seja necessário. Para chamar a atenção, para alertar.
Para fazer este post, fui pesquisar na net. E encontrei o seguinte:

Pedofilia
Segundo os especialistas .
Distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo compulsivo, de caráter homossexual (quando envolve meninos) ou heterossexual (quando envolve meninas), por crianças ou pré-adolescentes.
Este distúrbio ocorre na maioria dos casos em homens de personalidade tímida, que se sentem impotentes e incapazes de obter satisfação sexual com mulheres adultas.
Muitos casos são de homens casados, insatisfeitos sexualmente. Geralmente são portadores de distúrbios emocionais que dificultam um relacionamento sexual saudável com suas esposas.
O portador de Pedofilia se sente seguro na ação sexual e no controle da situação diante da criança. (...)



Porque é um flagelo actual, porque temos que estar alerta, para proteger as nossas crianças, que hoje com o acesso à Internet, ficam muito mais expostos, achei interessante o seguinte texto que retirei da própria net.


Pedofilia na Internet


A pedofilia na internet movimenta hoje milhões de dólares em todo o mundo. Pedófilos de todos os continentes encontram, na rede mundial de computadores, um campo fértil e praticamente impune para atuar – seja para satisfazer seus fetiches, ou para aliciar suas vítimas – principalmente nas salas de bate-papo virtual. Isso significa que crianças conectadas a um chat, por exemplo, estão vulneráveis a um aliciamento capaz de gerar graves conseqüências físicas e traumas psicológicos.


Há 10 anos, os pedófilos precisavam recorrer a clubes fechados para trocar informações ou satisfazer seus prazeres. Hoje a internet facilita o contato dos pedófilos com suas vítimas, pois eles podem assumir qualquer personalidade e usar uma linguagem que atraia crianças e pré-adolescentes.


Meios de abordagem mais utilizados pelos pedófilos virtuais


Mensageiro instantâneo – Programa que permite a comunicação instantânea entre pessoas, individualmente ou em grupo, através de textos ou voz. Essa ferramenta permite ainda o intercâmbio de vídeos e fotos. Ex: MSN.


Chat – Canal de um determinado site que é utilizado, exclusivamente, para bater papo com um desconhecido. As salas de bate-papo são divididas por temas e idade, porém, é impossível garantir a veracidade das informações fornecidas pelos usuários.


Blog e Fotolog – É um registro divulgado na internet, como se fosse um diário, onde o usuário escreve suas idéias, angústias, desejos, e também pode incluir informações pessoais e fotos.


E-mail – É um serviço de correio eletrônico, que permite aos usuários enviar e receber mensagens (textos, fotos, etc.)


Redes de relacionamento – São espaços virtuais capazes de reunir indivíduos e instituições com afinidades ou objetivos comuns, mantendo e ampliando relacionamentos inter-pessoais. Ex: ORKUT. , HI5.


Cuidados na internet


Familiares, educadores e adultos cuidadores de uma forma geral devem estar preparados para identificar as diferentes formas de atuação do pedófilo na internet. As crianças e adolescentes devem ser orientados e acompanhados a fim de que não sejam cooptados por pedófilos na rede de computadores:


Métodos de aproximação utilizados pelos pedófilos


Através de perfis falsos;
Linguagem que mais cativa o público infantil;
Confiança;
Chantagem emocional ou financeira;
Roubo de senhas.
Cuidados para evitar o assédio de pedófilos
Usar o computador e a internet junto com a criança. Criar condições para que a criança lhe mostre os sites por que navega.
Instalar o computador em um cômodo comum da casa, ao qual todos tenham acesso.
Sempre que puder, verificar as contas dos e-mails das crianças.
Procurar saber quais os serviços de segurança usado nos computadores das escolas e das lan houses freqüentadas por seus filhos.
Orientar crianças e adolescentes a não se encontrarem com pessoas que conheceram pela internet.
Instruir as crianças e adolescentes a não postarem fotos pela internet.
Ensinar as crianças e adolescentes a não divulgarem dados pessoais - idade, endereço e telefone - em salas de bate-papo
Dizer às crianças e adolescentes para nunca responderem a mensagens insinuantes ou agressivas.
Explicar para as crianças e adolescentes os perigos da pedofilia na internet.
Conhecer os amigos que a criança faz no mundo virtual. Assim como podem surgir boas amizades, também podem aparecer pessoas com más intenções.
Criar dispositivos de bloqueio e controle de determinados sites.
Explicar á criança que muitas coisas vistas na Internet podem ser verdade, mas também podem não ser.
A comunicação é fundamental. Mais do que qualquer programa ou filtro deconteúdo, a conversa sincera entre pais e filhos , professores e alunos, ainda é a melhor arma para enfrentar os perigos da pedofilia e muitos outros.
A escola deve ser um espaço privilegiado de discussão sobre essas questões, especialmente pelo seu caráter formador. Cuidados nas Lan Houses


Lan houses (ciber-cafés) são espaços comerciais com vários computadores em rede, que permitem o acesso à internet para diversos fins, desde elaboração de trabalhos escolares, profissionais, até compra de fotos e vídeos.Um computador pode ser facilmente identificado através do seu IP, isso explica porque muitos pedófilos preferem utilizar computadores de lan houses, ao invés dos particulares, para comprar e divulgar fotos e vídeos eróticos de crianças, já que uma máquina desse estabelecimento é utilizada por diversos usuários diferentes em um mesmo dia, o que dificulta a identificação de criminosos e pedófilos.IP: É um endereço numérico que funciona como a impressão digital de um computador. Esse endereço fica registrado em todos os sites visitados pela máquina e é um grande aliado na descoberta de pedófilos e criminosos virtuais.


Termino deixando aqui o endereço de onde tirei estes dados. É um site brasileiro, mas para informação e conhecimento é muito bom, pois que infelizmente o drama é igual em qualquer parte do mundo.

http://www.mscontraapedofilia.ufms.br/index.php?inside=1&tp=3&comp=&show=62

13.2.08

MEME DE S. VALENTIM


Minha amiga Mar me passou este meme com a seguinte indicação. Depois de o receber tem 10 minutos para responder a 2 perguntas e passá-lo a outras dez pessoas, sendo que o meme deverá terminar amanhã dia 14 à meia noite.
E as perguntas são:
O que gostarias que o teu par te oferecesse amanhã?
E eu respondo, o mesmo amor que me tem oferecido ao longo de toda a nossa vida em comum.
E o que responderias em agradecimento.?
Pois é evidente, a retribuição desse amor.
E os nomeados são:
A Azul
A Renatinha
A Sophiamar
A Dina
A Maria
O Oscar
O Joseph
O José Gonçalves
O Livreiro
O Fj
E agora amigos desenrasquem-se

7.2.08

QUANDO UM COMENTÁRIO, VIRA POST...

Por vezes as nossas visitas deixam-nos comentários, tão bons, tão cheios de força e mensagem, que não nos cabe o direito de os guardar só para nós. Aconteceu com este poema, deixado como comentário, pela Menina do Rio, no meu poema CAMINHA.

Fala dos Meninos do Rio, mas podiam ser meninos de Lisboa, Madrid, ou Nova Iorque. Porque meninos de rua, e fome, e droga , existe em todo o mundo infelizmente. Um muito obrigada à Menina do Rio.



Meninos da Praça


Os meninos dormem
nas calçadas nuas, nas ruas
no centro do Rio, no frio
Meninos de todas as idades
acordam a cidade
E no afã;
o café da manhã
garrafinhas de cola
que de mão em mão rola
cheirando
axpirando
enganando a fome
que os consome
Rostos sujos, sem banho
São de todos os tamanhos
meninos
anjos caídos
entorpecidos
cheirando solventes
que lhes travam as mentes
anestesia,
na crueza dos dias
vagando sem mais
pedindo em sinais
- Moço, me dá um trocado
pra comprar um pão
- Que trocado, meu irmão?
Vai trabalhar, vagabundo!
E lá vai o filho do mundo
A fome gritando alto
Passa a grana, é um assalto
Ai maluco, perdeu
É tu ou eu
Passa a carteira
Que eu não tou pra brincadeira
E, nessa luta injusta
Quanto a vida custa?
Talvez escola, comida...
Educação, porque não?
Um amigo,
Um irmão
E um motivo pra sonhar...
que um dia vai melhorar


Menina do Rio

2.2.08

Gala del Carnaval de las Palmas de Gran Canaria

Porque é fim de semana e estamos no Carnaval, e para quem não gosta de Carnaval, um espectáculo diferente. Para os que não gostam de Carnaval, porque os que gostam, não vai sobrar tempo para os blogs.
BOM CARNAVAL DIVIRTAM-SE