17.12.08

A FESTA TRISTE


A festa triste...
Não, o Natal não é uma festa alegre,
é uma festa triste.

De repente
as crianças (logo as crianças!)
separam o mundo em duas metades
desiguais:
de um lado, a abastança, indiferente ou piedosa;
do outro, a necessidade, a mendigar seus restos
como há milênios faz...

As crianças (logo as crianças!)
Algumas com presentes, brinquedos, esperanças,
e as puras alegrias que o bom Velhinho
lhes traz do céu;
outras, sem terem nada, e mesmo tendo pais,
são "órfãos do Natal",
não tem Papai Noel...

Não. Neste mundo como está,
neste mundo profano
que a um olhar mais humanonão resiste),
o Natal pode ser uma festa,
quem contesta?)
mas é uma festa triste...


José G. de Araujo Jorge

41 comentários:

Odele Souza disse...

Querida Elvira,

A desigualdade entre as pessoas, é algo que me incomoda muito. Ver crianças com a expressão deste da foto, me corta o coração. Por que o mundo é tão desigual amiga? Porque algumas pessoas têm tanto e outras tão pouco ou quase nada? Essas perguntas sem respostas me angustiam, principalmente nesta época do ano. No Natal é quando essas desigualdades sociais mais se evidenciam.

Obrigada querida Elvira por todo o apoio que tens dado à causa de Flavia. Obrigada por tua compreensão por nem sempre ter retribuidas as tuas visitas. Mas sabes, quero que saibas que tenho por ti imenso carinho e admiração pela pessoa solidária e amiga que és.

BOM NATAL querida amiga. Bom ANO NOVO.

Maria disse...

Este ano o natal não me apetece, ou não me apetece o natal.
Vou passar em branco, ou por cima de...
... mas desejo-te um excelente ano de 2009.

Um abraço, Elvira

Sofá Amarelo disse...

E eu daqui deste meu Sofá Amarelo sou testemunha do (des)natal de tantas crianças...

Um beijinho grande!!!

Carminda Pinho disse...

"E às crianças, senhor, porque lhes dais tanta dor..."

Apesar do Natal ser das crianças, como tanta se diz por aí, nunca vi aos ricos e poderosos deste País, proporcionarem um melhor Natal, a quem mais precisa.

Um abraço

Sophiamar disse...

Infelizmente a distribuição da riqueza é tão desigual que enquanto uns vivem na abundância, no luxo e na ostentação, a outros falta-lhes o pão, a casa, os agasalhos, o emprego...

Que mundo é este onde são possíveis tão grandes desiguldades sociais e onde se investe no armamento e na exploração espacial?

Beijinhos querida amiga

gaivota disse...

infelizmente é assim... falta tanta coisa a tanta gente, muita muita gente...
mas quero desejar-te um santo natal, com muita saúde e paz, muita alegria e amor em toda a família
beijinhos grandes

O Profeta disse...

Sabia apenas que era um pequenino naquela longa noite
No celeste um luminoso sorriso me chamava
Lançou-me aos olhos raios de deslumbrante luz
Era a minha prenda, uma brilhante…Estrela Alva…



Um Mágico Natal para ti querida amiga que ao longo deste ano me visitaste. Que a Estrela Alva te ilumine neste Natal.






Mágico beijo

Georgia disse...

Elvira, concordo sim com o poema. Que o Natal é uma festa triste. Penso que é muito mais triste porque as pessoas vivem um ano inteirinho longe de Jesus. Isso sim, é triste.

Muitos de nós reclamamos que o natal virou comércio, mas eu tb vejo que sem festa de natal, ou ano novo, ou outra festa qualquer, seria muito difícil manter muitos empregos. Quantas familias estao empregadas em lojas, nos comércios e outros setores. O carteiro que tem o seu trabalho e entrega cartoes sem parar nesta época, a fábrica de cartoes que vendeu os cartoes para dezenas de lojas. Quantas pessoas, quantos pais de familia estao trabalhando nesses locais, podem sustentar suas familia. Mas me parece que de repente o mundo fico demagôgo e quer dar licao de vida e recrimina as comprars de natal. Se nao for no natal, será em outra ocasiao. Aos meus olhos, dou gracas a Deus que tantos empregos ainda sao mantidos. Ai, dos feirantes se nao tivéssemos essa e outros tipos de festas.
Se natal é uma festa triste, por causa da crianca órfao, a vida dela já é triste desde sempre, porque ninguém como eu, como você ou como outros, nunca a visitaram para lhe fazer sorrir durante um ano inteiro.

Desculpa, mas essa é a minha opiniao.

Um grande abraco e um Feliz Natal para você.

Pitanga Doce disse...

Este ano não foi um ano fácil. Acho que para ninguém. Crises, guerras escondidas e ao vivo, interesses vergonhosos...mas se nos entregarmos será pior.
Na semana que passou eu e Julinha fizemos uma "limpeza" a brinquedos usados ( não velhos) e roupinhas que já não lhe servem e levamos num Centro de Ajuda. Não é muito e nem nos servem como "alívio de consciência" mas já é alguma coisa a ser feita.

E digo mais. O carinho pelas crianças começa dentro de casa, com o respeito dos pais e atenção às suas necessidades afetivas. Mas isso tudo tu já sabes, querida Elvira.

Feliz Natal e Esperança a todos!

Dualidades disse...

Infelizmente o Natal sempre foi e sempre há-de ser assim. Feliz e cheio de alegria para uns e triste para outros.

Pitanga Doce disse...

Vai lá em casa que agora é oficial (sem trocadilho).hehe
obrigada pelo mail.

Mariazita disse...

Querida Elvira
Li o comentário da Georgia e concordo com a sua análise.
As crianças tristes são tristes o ano todo, mas só no Natal a maioria das pessoas se lembra disso.
Quanto a mim, o que está errado é precisamente haver crianças tristes, pobres, abandonadas.
Isso sim, congrange-me.
Seja no Natal seja em que altura for.
Independentemente disso o poema é muito bonito.

Beijinhos
Mariazita

Lisa disse...

É verdade Tia Elvira!
Estas desigualdades entre as pessoas, tomam maiores proporções, em festas como o Natal, e tornam algumas crianças tristes.
Que cada um de nós estenda a sua mão a quem dela precise.
Não há salvação sem caridade.

Beijos doces para si.

Lisa

Lisa

Fatima disse...

Bom dia Elvira.
Acho que o lado dos teistes "ganha" aos pontos. São cada vez mais....
Bom Natal

Filoxera disse...

Por isso eu faço ver ao meu filho que o que é bom é ter a família reunida, por isso é que sou contra encherem-nos de brinquedos.
Por isso é que, tendo ele seis anos, já lhe demonstrei que nem todos temos tecto, afecto e bens materiais.
Beijos.

Linda disse...

Querida Elvira,
eu estou a tentar para que este Natal seja melhor que os outros... o ano passado foi triste, este ano vou pensar que quem nos faltou está num lugar melhor sem sofrimento!
Também tenho pena que só se lembrem dos pobres nesta altura, mas... mais vale pouco do que nada, e se é preciso haver dias especiais para se lembrarem que venham eles.
Li o comentário da Giorgia e concordo totalmente com ela, quantas pessoas não dependem destas datas para sobreviverem, se ninguém consome o que fazer a tantos postos de trabalho que dependem do consumo? Eu sei que não devia haver tanta desigualdade, mas pelo menos ainda vão sendo esses mais abonados os que consomem e assim vão mantendo alguns postos de trabalho!
Beijinhos
Linda

Agulheta disse...

Elvira. O poema é lindo e muito nos diz,se o Natal é das crianças elas são as vítimas desta sociedade sem regra e sem coração que as humilha,não só aqui mas no mundo,onde os ditadores matam e regem a sua maneira,assim não pode ser natal,nos corações de quem luta contra estes valores.
Abraço e bom natal e bfs

paideleo disse...

Se o pensamos ben non vivimos. Así que a esquecer os males deste mundo por uns días.

Menina do Rio disse...

A força do pensamento

A minha sugestão para estes tempos é:
Vamos doar-nos mais e diminuir o individualismo!
Que tal, um pouco mais de atenção aos filhos, aos
companheiros(as), aos almoços de domingo, menos
eu e mais "nós"?
Prega-se tanto amor, mas cada um só vê o seu
desamor; todos correndo numa busca louca de ter,
que acabamos por esquecer-nos de "ser".
Já viram um Maracanã lotado em dia de clássico?
Existe no futebol o chamado "inconsciente coletivo"
Esse "inconsciente" é capaz de virar um jogo!
Então imaginem 10 mil Maracanãs cheios! E o inconsciente
coletivo dessa torcida toda; uns pelos outros!
Não só em tempos natalinos, mas em todos os dias
de nossas vidas! Se é verdade que a FÉ move montanhas,
então imaginem do que somos capazes se direcionarmos
nosso "inconsciente coletivo" uns aos outros; se
"crermos" e agirmos conforme essa crença.
Podemos fazer a diferença...

Esses são os meus votos de Natal!
beijinhos
(Verô)


"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo;
todos são parte do continente." (John Donne)

FGV disse...

Passei aqui, desejo-lhe um feliz natal e um próspero ano novo.

Principalmente com saúde.

Abraço

tulipa disse...

Pelo Mundo fala-se na crise de valores e ideias.
Pudera! Só dão importância a mesquinhices...

Com o Natal à porta, os meus votos são:
Que nunca cesses de encontrar novas possibilidades na vida e em ti próprio.
Que mantenhas dentro de ti uma Paz que nada possa destruir.
Que o ano 2009 seja tal como desejas.
Beijos.

Hoje é daqueles dias em que o sol devia entrar pela janela da casa e levar a hipocrisia que fustiga muitas almas...

Jorge P.G disse...

Mais triste do que deveria e poderia ser, concordo.

Um abração, Elvira.

Ovinho Estrelado disse...

Minha querida, sempre foi assim. Sempre houve desigualdades, infelizmente.
Não é coisa dos tempos de agora...

Mas também acredito que haja crianças com natais felizes, apesar das desigualdades que sintam. Eu acredito mesmo.
Há crianças especiais, de tão adultas que são, dentro da simplicidade em que vivem.

Beijinho especial para uma querida tia especial.

:)

abueloscrisytoño disse...

Querida Elvira; la solucion esta en nuestras manos. Dar felicidad.
Un abrazo, A. Cris

Cöllyßry disse...

Aqui neste lindo poema, deixo meu pensamento de amor, por aqueles que nada teêm...

...._.;_“.-._
...{`--..-.“_,}
.{;..\,__...-“/}
.{..“-`.._;..-“;
....`“--.._..-“
........,--\\..,-“-.
........`-..\(..“-...\
...............\.;---,/
..........,-““-;\
......../....-“.)..\
........\,---“`...\\
....._.;_“.-._ Que a harmonia envolta teu Ser

neste Natal...E as estrelas o iluminem...

Doce beijo

Clika aqui,lá irás...
ölhår_Îñðîscrëtö...Å ¢µ®¡ö§¡dädë

NOE disse...

Desde que mis hijos dejaron de ser niños ya la Navidad dejó de ser alegre, mientras estuvieron si, pero ahora están lejos, ya no me hace ilución festejar la Navidad.
Un abrazo grande y buen fin de semana!

Papoila disse...

Querida Elvira:
O consumismo dos que têm tudo e se sentem felizes com meia dúzia de ninharias faz esquecer aqueles a quem basta uma noite em família com uma ceia melhorada e nem isso têm.
Um Feliz Natal!
Beijos

Pena disse...

Estimada e Doce Amiga:
Uma mensagem poderosa ao Mundo que acaba de dar. Que a saúde seja uma constante na sua vida familiar.
Sou FELIZ!
ADORARIA NESTE SANTO NATAL NÃO ESQUECER NINGUÉM! NINGUÉM MESMO, incluindo: OS SEM-ABRIGO, A MISÉRIA E POBREZA DE ALGUNS, AS GUERRAS, AS CRIANÇAS DOENTES OU ABANDONADAS E TODOS, MAS TODOS, EM GERAL...
UM PENSAMENTO DA MINHA SENSIBILIDADE, QUE É MINHA...!
PARA O MUNDO INTEIRO...!
NÃO ESPERO QUE ME ESCUTEM, MAS FAÇO-O COM IMENSA DEDICAÇÃO E INTENÇÕES BEM DIRECCIONADAS A TODOS...!!!
FELIZ NATAL...!
É O MEU DESEJO SÉRIO E SINCERO; ACREDITEM POR FAVOR...

Maravilhado e fascinado pela sua forma de sentir este Natal.
Beijinhos amigos de respeito e estima gigantes.
Li atentamente e fiquei sem palavras que dizer perante a sua atitude solidária e de uma pessoa ENORME de bem.

pena

UM SANTO NATAL!

pena

Celia disse...

Querida, passei pra lhe desejar um Feliz Natal. Bj

gaivota disse...

minha querida amiga, um resto de bom fim de semana!
tudo a jeito para a noite de natal???
muitas prendinhas...
beijinhos grandes

António Inglês disse...

Amiga Elvira

Vim trazer-lhe uma árvore de Natal!

Quisera Senhor, neste Natal, armar uma árvore
dentro do meu coração e nela pendurar em vez de
presentes, os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e de perto. Os antigos e
os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os
que raramente encontro. Os sempre lembrados
e os que às vezes ficam esquecidos.

Os constantes e os intermitentes. Os
das horas difíceis e nos das horas alegres,
os que sem querer, eu magoei, ou,
sem querer me magoaram. Aqueles a quem
conheço profundamente e aqueles de quem não me
são conhecidos , a não ser as aparências. Os que
pouco me devem e aqueles a quem muito devo. Meus
amigos humildes a meus amigos importantes. Os nomes
de todos os que já passaram pela minha vida.

Uma árvore
de muitas raízes muito profundas para que seus nomes nunca
mais sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos,
para que novos nomes vindos de todas as partes, venham
juntar-se aos existentes. De sombras muito agradáveis
para que nossa amizade, seja um aumento de repouso nas lutas
da vida.
Que o natal esteja vivo dentro de nós em cada dia do ano
que se inicia, para que possamos viver sempre o amor
e a fraternidade.

Um Santo e Feliz Natal e que 2009 seja a confirmação de todos os sonhos e projectos com muita saúde paz amor e algum dinheirito que faz muita falta.

Um abraço
António Inglês

LopesCa disse...

Infelizmente vivemos num mundo onde a desigualdade impera :S

Rafeiro Perfumado disse...

Uma festa em que muita gente tenta num dia compensar o afecto que negligenciou durante um ano inteiro. Um hino à hipocrisia, muitas vezes, mas também uma réstea de esperança, que o Homem consiga replicar no mundo a alegria e amor que demonstra ter nesta data.

Beijo e bom Natal!

Pico minha ilha disse...

Que neste Natal a paz e o amor viva em nosso coração.Um feliz Natal para si e todos que ama.Um abraço enorme para si.

Menina_marota disse...

Manifestei este sentimento, um dia destes, numa mensagem que deixei no meu blogue, mas sei, constato que não estou sozinha no meu pensamento.

Grata pela sensibilidade deste momento.

Um abraço fraterno e de muito carinho expressando, contudo, o desejo que tenhas um Natal em Paz e Harmonia.

Maria Faia disse...

Minha Querida e Boa Amiga Elvira,

Venho hoje deixar-te um singelo abraço Amigo repleto dos maiores desejos de um Santo e Feliz Natal para ti e demais entes queridos e um Ano Novo repleto de Felicidade, muita Luz Paz e Amor.

O José G. de Araújo Jorge sabe o que diz! Transmite o sentimento que sempre me bate na alma, todos os Natais...todos os dias de sol...

Até já,
Maria Faia

Geo disse...

Querida Elvira!

Penso ser este o momento do social, da coletividade, da sobrevivência, da luta pela desigualdade...não dá mais para fechar os olhos...

Aproveito para te parabenizar pelo vídeo, muito bom!

Este poema é muito verdadeiro...tenho o costume de dizer que sempre sabemos da 'verdade', só não a admitimos para não ter de lidar com ela, pois, uma vez admitida, não posso mais me esconder em minha 'ignorância'...

Desejo a ti e sua família, minha querida amiga, um Natal de saúde, muito amor e Paz!!! Que seu 2009 seja de muitas realizações e alegrias, de muitas vitórias em sua vida!!

Beijos!!

Geo

Jorge P.G disse...

OLÁ, ELVIRA!

Passo e deixo um abraço.

Vieira Calado disse...

Olá, caríssima!

Desejo-lhe um



BOM NATAL


com muita saúde e alegria

junto dos seus familiares

PS - o livro vai a caminho...

Obrigado

Dualidades disse...

Um Feliz Natal para si e toda a sua família.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,