30.6.07

RECEITAS DE MICROONDAS

Porque amanhã é domingo e precisamos estar um pouco mais despreocupadas com o tempo que precisamos para cozinhar, mais uma receita de Microondas.

STROGONOFF

Ingredientes

4 bifes de vitela
1 lata gr de cogumelos laminados
natas q.b.
50 gr de manteiga
noz moscada
sal e pimenta q.b.


Modo de Preparação

Corte os bifes de vitela em tiras finas e tempere-os com sal e pimenta. Leve os cogumelos ao microondas, numa travessa tapada com metade da manteiga, noz moscada e pimenta durante 6 minutos na potência máxima, mexendo a meio do tempo. Coloque as tiras de vitela noutra travessa com a restante manteiga e leve ao forno durante 4 minutos. Junte as natas aos cogumelos, e leve ao forno 2 minutos na potência máxima. Deite o molho por cima da carne, deixe repousar uns minuto e sirva com batata fritas ou arroz branco.
(E não esqueça por muito que goste, não misture batatas fritas e arroz na mesma refeição. Segundo os nutricionistas é um grave erro alimentar.)

28.6.07

PARABÉNS A VOCÊ...

Para o meu filhote que hoje está fazendo 27 anos os votos de um dia muito feliz, o primeiro dos 365 dias do novo ano que hoje começa para ele. E muitas felicidades para a nova vida que vai começar em breve. Mil beijos da mãe. (este era o carro que gostaria de te dar. É inteiramente cravejado a diamantes e pertence a um príncepe do petróleo. Inflizmente é modelo único e o actual dono não o quiz vender.ah! ah! ah!)

TRÊS DIMENSÕES

Mais um quadro. Este executado em 3 dimensões. Fiz para a casa do meu filhote. Oxalá gostem tanto dele como eu

DEFINIÇÕES - URGENTE - PARTE VII


27.6.07

MINHA OFERTA

Eis Senhor
meus versos
meus carinhos.
Mais não me peças,
mais não te posso dar;
minha alma
é rosa cheia de espinhos
onde por certo
TU te irias magoar.

Se um dia
esquecidos pelos caminhos
cheios de pó
alguém os encontrar
São para Ti
meus modestos versinhos
Para Ti
a quem tanto quiz amar.

Talvez que ao lê-los sorrirás
e quem sabe até me perdoarás.

PENSAMENTO DO DIA


26.6.07

PINTURA EM MARFINITE

A Mãe - Peça de Marfinite pintada, e envelhecida com betume da Judeia.Espero que gostem.

CANÇÃO DA AMIZADE

Dizem que a amizade
sincera e leal
hoje já não existe.
Passou pelo mundo
imundo e banal
como frágil cristal
que tropeçou na inveja
e logo se partiu.

Que tudo o que era bom,
se corrompeu.
Hoje, ser mesquinho
e hipócrita é banal.
Tudo
o ódio das multidões
levou
Num louco afã
de se auto-destruir.

Mas as nossas mãos
tocam-se com carinho.
Seremos nós
a luz para o caminho
que derrama para o mundo
a AMIZADE?

DEFINIÇÕES - URGENTE - PARTE VI


24.6.07

DECOUPAGE E PINTURA

" Patos nadando" é uma tela onde foram aplicadas duas tecnicas diferentes. Decoupage, com guardanapo e pintura a oleo. Espero que gostem.

NO FUMO DO MEU CIGARRO

No fumo do meu cigarro
nesse fumo que se esvai
pairam
os sonhos desfeitos
duma vida de solidão.

DEFINIÇÕES - URGENTE - PARTE V


CULINÁRIA - MICROONDAS

Porque hoje é Domingo, dia de passear resolvi pôr neste cantinho outra receita de Microondas. Desta vez um prato de carne. Poderão temperar a carne antes do passeio, deixar a carne a marinar no tempero e quando chegarem é só meter no Microondas.

1 Kg de carne de porco magra
1 cebola média
1/2 copo de vinho branco
margarina
1 laranja
1 limão
1 colher de sopa de mistura de ervas para assados
sal e pimenta q.b.


Modo de preparar
Tempere a carne com o sumo do limão e da laranja, sal pimenta a cebola picada a margarina derretida ( eu pessoalmente uso sempre azeite, em vez da margarina ) a mistura de ervas e o vinho branco. Deixe marinar durante algumas horas.
Coloque a carne num recipiente próprio para o Microondas e leve ao forno 20 minutos, na potência média, virando a carne de vez em quando. No final verifique a cozedura e se necessário dê mais uns minutos. Sirva com batata frita, ou com arroz branco.

E bom apetite!

20.6.07

PARABÉNS MANO

Para o meu irmão que também faz anos neste dia, e embora ele talvez nunca veja esta mensagem, quero desejar-lhe um optimo dia e que se repita por mt e bons anos. E uma recordação da nossa infancia. Uma bela foto do Gazela. Parabéns.

FELIZ DIA MANINHA

Para a minha irmã que hoje é bebé, um bouquet de parabéns, um grande, grande beijinho, e os mais sinceros desejos de um dia mt feliz e que se repita por mt anos. Beijinho

18.6.07

PARECE DO 1º DE ABRIL

O Aeroporto de Milão foi ontem encerrado durante três horas para a realização da operação"Captura de Lebres", onde foram capturadas 57 lebres adultas e quatro coelhos selvagens que viviam no aerodromo e que dificultavam as aterragens e descolagens dos aviões.
"Notícia publicada hoje na secção - última hora - do Correio da Manhã"
"Imagino a cara dos passageiros quando depois de várias voltas á pista, se fizesse ouvir a voz da hospedeira de bordo: Atenção senhores passageiros, mantenham a calma por favor, aterraremos logo que as lebres acabem o seu jogging matinal."

ARTES DECORATIVAS - ESTANHO


Mais um trabalho em estanho. Desta vez uma jarra de vidro com aplicáção de flores em estanho.

PENSAMENTO DO DIA


17.6.07

MICROONDAS

Hoje eu vou falar de ... microondas. Porque cozinhar no microondas tem muitas vantagens, não só em termos nutricionais como em tempo e até na loiça, uma vez que o recipiente onde é cozinhado pode ir á mesa. O que nos tempos actuais em que quase toda a gente trabalha, e por vezes chegamos tarde a casa para um jantar no fogão convencional é muito bom. Porém existem no mercado poucos livros com receitas para microondas e os poucos que existem são caros. Por isso em muitos lares utilizam o microondas para aquecer a comida ou para descongelar e mais nada.Então lembrei-me de pôr neste cantinho algumas receitas que tenho por hábito fazer e que são muito boas. As porções depois diminuem ou aumentam conforme o tamanho da família, tendo sempre em conta que se aumentarem a dose terão que aumentar o tempo, diminuindo a dose diminuirão o tempo. Então hoje temos:

PEIXE Á AFRICANA

1 kg de peixe branco em postas
sal
limão
cheiros verdes
1 folha de louro
2 dentes alho picado
1 cebola grande picada
2 tomates sem sementes picados
1/2 pimento vermelho picado
1 dl de azeite
1 lata de leite de côco
pimenta ou jindungo a gosto

Preparação:
Tempere as postas de peixe, com sal, limão, os cheiros verdes,o louro , o alho e a cebola. Deixe marinar por 2 horas. A seguir, coloque as postas num prato fundo, próprio para ir ao microondas, e acrescente os tomates, o pimento, o azeite, a pimenta ou jindungo (vulgo piri-piri)e por fim regue tudo com o leite de côco. Tape e leve ao microondas 12 minutos na potencia máxima. Retifique o tempero e sirva com arroz.
E bom apetite...

PENSAMENTO DO DIA


ARTES DECORATIVAS - PINTURA EM GESSO

Imitação de pintura antiga sobre gesso. Foi utilizado o betume da Judeia para envelhecer a pintura. Espero que gostem.

16.6.07

FESTAS DE SANTO ANDRÉ


Todos os anos com a chegada do Verão multiplicam-se por todo o País, as festas e romarias em honra dos vários santos a que a fé do nosso povo resolve prestar homenagem. E este ano apesar do tempo teimar em se mostrar arisco, não é diferente. Aqui, na vila de Santo André, uma freguesia da cidade do Barreiro,começaram ontem as festas em honra do nosso padroeiro. Santo André o santo da cruz em X foi um apóstolo de Cristo que nasceu em Bethsaida, na margens do mar da Galileia. Era irmão de Pedro.
segundo o Evangelho de S. João, André já era discípulo de S. João Baptista, e foi com o irmão Pedro, e com Tiago, os primeiros seguidores de Cristo.
Parece que André andou pregando nas margens do Mar Negro e ao longo do rio Volga, e por isso é o patrono da Roménia e da Russia.
Pois é o patrono da minha terra, embora não saiba a razão histórica, mas prometo que vou tentar saber antes das festas terminarem.
Estas festas são ainda bebés, pois é o quarto ano que se realizam.
muita música, algumas garraiadas, carrocéis e carrinhos, comes e bebes, algumas exposições, e no último dia , missa campal, procissão, e fogo de artifício.

FELIZ ANIVERSÁRIO

Para uma afilhada muito especial que hoje está festejando o seu aniversário muitos parabéns e os votos de que se realizem os seus mais ardentes desejos. Um grande beijo e feliz dia

DEFINIÇÕES - URGENTE

Desconheço o autor, mas acho uma definição muito boa e a foto é espectacular.

15.6.07

PARABÉNS A VOCÊ

Para um amigo muito especial, que festeja hoje o seu aniversário, um dia mt feliz, com tudo aquilo que mais deseje ( mesmo que isso englobe o Benfica ser campeão) e como ´e dia de festa espero que goste desta reprodução do triunfo de Baco de Velásquez. Um grande abraço e parabéns.

14.6.07

ALGUÉM ME EXPLICA ?

Esta noite
tive um sonho
muito intrigante.
Sonhei que
o mundo inteiro
tinha mudado.

Não haviam guerras
nem viagens espaciais.
E o dinheiro das guerras
e da N.A.S.A.
passou a ser repartido
pelos países
do terceiro mundo.

Não haviam ricos
nem pobres;
nem patrões
nem empregados.
Todos eram iguais,
todos tinham dinheiro,
todos tinham diploma.

Só não consigo
entender
porque no fim do sonho
todos morrem de fome!...

ARTES DECORATIVAS - ESTANHO

Prato de Porcelanaliso, onde foi aplicada a tecnica de decalque de estampa, e borda em estanho, trabalhada em relevo.

13.6.07

SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

Porque hoje é 13 de junho vou falar de Santo António. De Santo António de Lisboa, apesar de meio mundo lhe chamar Santo António de Pádua. Mas nós sabemos que é de Lisboa, porque uma pessoa é de onde nasce e não de onde morre. Santo António, ganhou fama de santo ainda em vida, e não conheço outro que tenha sido tão ràpidamente canonizado, após a sua morte. Ganhou fama de proteger os namorados e de arranjar marido ás moças casadoiras, que o não conseguiam. Por isso se fazem os casamentos de Santo António, e também por isso, em alguns países se festeja o dia dos namorados a 12 de junho , como no Brasil, onde os namorados têm por patrono o Santo António e não o São Valentim. Mas segundo a lenda, o santo não se preocupava só com as jovens "encalhadas", mas também com os bens de cada um. Diz-se que uma pessoa que perdia algo, bastava rezar o responso de Santo António, para logo achar o perdido. Diz ainda a lenda,que se alguém era vítima de roubo, e recorria ao santo através do seu responso antes que o produto do roubo mudasse de mãos, o ladrão via-se obrigado a devolver o ou os objectos roubados. Ainda hoje os mais antigos fazem o responso. Daí que achei interessante pô-lo neste cantinho.

RESPONSO DE SANTO ANTÓNIO

Se milagres desejais
Recorrei a Santo António
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro e a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se muderam se retiram.
Digam-no os que o viram
Digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Rogai por nós bem-aventurado Santo António
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


10.6.07

REQUIEM

No silêncio desta tarde cinzenta
deste dia de Portugal
senti em mim uma enorme tristeza.
Como pensamento esquecido a oração subiu aos lábios,
e como palavra proibída aí ficou calada.
Era um sonho, um pouco quase nada
que um rei no passado foi alargando
e que um Infante levou até aos confins da terra.
Hoje não passa dum sonho morto
um comboio de carnes putrefactas
na agonia estridente do desemprego
na loucura das contas penhoradas
na fome e na doença que alastra todos os dias.
Sob uma máscara fascinante de belas praias
radioso sol, céu sem nuvens, mulheres de helénica formosura,
mares calmos, véus de espuma.
serras de onde brota água limpída e fresca
( que contudo não mata a sede de justiça ),
brisa quente como fruta madura, vibrante de cor e desejo
repousa o país real, o verdadeiro Portugal.
E não há lágrimas nos olhos hipócritas
daqueles que o ajudaram a enterrar.
No folclore das paradas e discursos
seguidos de lautos almoços bem regados
se celebra o funeral - perdão o dia.

PINTURA EM TECIDO


Mais uma camisolinha de criança pintada á mão. Espero que gostem.

PERGUNTAS

Que procuram
no espaço
os homens?

Porque loucos
se atropelam
para ver
quem chega mais longe?

Que procuram
os emigrantes
ao fugir
do seu País?

Riqueza?
Fama?
Amor?
Liberdade?

Se frio temos em casa
fora dela
o ar nos gela.

PARABÉNS FÁTINHA

Durante vários anos trabalhámos lado a lado 8 a 10 horas dias. Estabeleceram-se laços de amizade que hão-de ficar para a vida toda, mesmo que agora se passem vários meses em que não nos vemos. Lembro com muita saudade aqueles tempos. E lembro as colegas-amigas. Por isso neste 10 de junho dia do seu aniversário este singelo presente. Parabéns amiga. Feliz dia Fátinha.

8.6.07

PARABÉNS MÃEZINHA

Para a minha mãe que hoje faz 81 anos, a minha singela homenagem , e o meu sincero desejo que que nos brinde com a sua presença e o seu carinho durante muitos anos. Feliz dia mãezinha.

É TEMPO COMPANHEIRO

Cala-te companheiro!
Não quero ouvir mais
essa lenga-lenga
da guerra israelo-árabe.
Nem me fales das prisões do
Chile e da Venezuela,
da fome na Ásia e em África
Não me venhas falar
da droga na América,
dos separatistas de Espanha
dos terrorista árabes
nem do aumento do H.I.V.

Não me venhas falar
do que vai pelo mundo,
que já me bastam os jornais.

É Primavera, companheiro
tempo de abandonares as lamúrias
tempo de olhares á tua volta
tempo para acordares
quebrares as amarras do deixa-andar
e lutares.

Para que as nossas crianças tenham
onde nascer
Para que as nossas crianças não tenham fome
Para que as nossas crianças não durmam na rua
Para que as nossas crianças não morram de maus-tratos
Para que as nossas crianças possam ir á escola
Para que as nossas crianças aprendam a VIVER
Para que as nossas crianças aprendam a AMAR.

Para que os homens de amanhã sejam iguais
é tempo companheiro
de abandonar as lamúrias e lutar.

5.6.07

BALADA PARA UM CAVADOR

Passava
ao nascer do sol
enxada ao ombro
rosto mui sério.

Ia pró campo
e
quantas vezes
tempos sem fim
ficava
a olhar
os pássaros a voar.

Curvava lento
as costas
cansadas.

E a terra gemia
a cada corte
da enxada.

Ao findar o dia
triste
acabrunhado
o cavador seguia
o olhar cansado.

A enxada ao ombro
breve estremecia
e o homem sonhava
voar alto um dia.
Como os passarinhos
voar mundo além
enfrentar o mundo
e gritar também.

Liberdade! Liberdade!

PINTURA EM PORCELANA

Prato de Porcelana com decalque e pintura a lustrina.

CULINÁRIA

Uma coisa que gosto de fazer é cozinhar. Lembrei-me de compartilhar convosco um doce que gosto de fazer no verão, por ser muito leve e fresco e por ter mt poucas calorias, e por isso não estragar a linha.Então vamos precisar de:
1 lata de leite evaporado (pode encontrar nos supermercados junto do leoite condensado)
1 gelatina do sabor que mais gostar.

Meta a lata de leite evaporado no congelador umas 3 horas. Retire abra a lata despeje noma taça e bata com a batedeira electrica, até que o leite triplique de volume. Deve ficar parecido com as clarasem castelo embora um pouco mais cremoso. Entretanto ponha 1 dl de água a ferver, despeje a gelatina dentro e mexa muito bem. Retire do lume, junte mais 1 dl de agua gelada e mexa bem. Sem parar de mexer o leite evaporado, vá deitando em fio a gelatina no leite. E pronto leve ao frigorifico o mais tempo possivel porque quanto mais gelado melhor. Na hora de servir pode enfeitar a taça com bocadinhos de fruto. Ex: ananás , se utilizou gelatina de ananás, morango se a gelatina era de morango etc. É facílima economica e mt saborosa. Se quizer intensificar pode juntar co a gelatina um pouco de polme da respectiva fruta.

PENSAMENTO DO DIA


1.6.07

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Por regra sou contra os dias de... nunca devia haver um dia da criança, porque num mundo de verdade, todos os dias deviam ser das crianças. Afinal elas serão os trabalhadores, os governantes do futuro. Porém milhões de crianças em todo o mundo, nunca serão futuro, porque perderão a luta pela sobrevivência. Porque morrem de fome, porque são vitimas inocentes em guerras inglórias, que só servem para enriquecer os fabricantes de armamentos. Para essas crianças não há sequer um dia no ano em que sejam crianças de verdade com tudo a que as nossas crianças estão habituadas. E enquanto olhava as crianças correndo em alegre algazarra veio-me á ideia uma imagem que mostro a seguir.

Chocante não? Pois... e os Senhores do Mundo decretam um dia mundial da criança, organizam uns piqueniques, umas peças de teatro e pronto... dormem de consciência tranquila.