28.5.07

A PROPÓSITO DE...

Ouvi á pouco no noticiário que no ano passado, fecharam em Portugal cerca de setecentas escolas. Diz que no próximo ano poderão encerrar mais mil e trezentas (1300) escolas em todo o país. No mesmo espaço de tempo fecharam maternidades, hospitais e centros médicos. E depois dizem que somos cada vez mais um país envelhecido, que há autarquias a oferecer incentivos aos jovens para que tenham mais do que um filho. Dizem ainda que daqui por vinte anos ( e nós sabemos que vinte anos em termos históricos , é já amanhã) a população de sexagenários terá duplicado. E eu pergunto-me. Como se pode pensar em ter mais filhos, se á incerteza do emprego se junta agora a incerteza de onde se vai ser acompanhada durante a gravidez, de saber se o nosso filho. não vai nascer numa qualquer ambulância, meio caminho entre a nossa casa e a maternidade mais próxima. Saber onde os nossos filhos vão ter escola, (e nalguns casos a escola mais próxima fica a 25 Km de casa.) com todos os cuidados e sobressaltos que a vida moderna encerra. E querem que a natalidade cresça? Só se forem doidos....

PINTURA EM TECIDO

Pintura em tecido. Futebolista em camisola de criança.

PENSAMENTO DO DIA


26.5.07

25.5.07

PINTURA EM PORCELANA


Desenho oriental, canetado a negro sobre porcelana.

DEFINIÇÕES - PARA MEDITAR...

Mário Quintana

MONSARAZ

No meu perfil, eu disse que gostava de escrever, de pintar e de artes decorativas. Por isso hoje
eu mostro aqui uma pintura a óleo de Monsaraz. Pintei-a em 2005 depois de ter visitado pela primeira vez esta bonita terra alentejana. Monsaraz vive dentro das muralhas do antigo castelo.
É uma terra lindíssima. Do alto das suas muralhas avista-se toda a extensão da planície alentejana, bem como uma boa parte do enorme lago artificial que é a Barragem do Alqueva.

23.5.07

DEFINIÇÕES - PARA MEDITAR Parte 2


De Mário Quintana

A PROPÓSITO DE ...

Li hoje no CM que uma jovem chinesa de 16 anos se suicidou envergonhada por ter roubado um pão. Sim leram bem, um pão. Apanhada pelo padeiro, no momento do "crime", foi por este envergonhada. Depois o padeiro informou a escola que a jovem frequentava, o que deu origem a uma nova humilhação pública. Não aguentando a vergonha e a hmilhação a jovem suicidou-se deixando o seguinte bilhete. "Sinceramente não queria roubar o que não me pertencia. Sei que cometi um erro, mas tinha fome e não resisti á tentação do pão. Sinto vergonha dos meus professores e companheiros e não tenho honra suficiente para olhá-los na cara. Espero que me possam perdoar." Senti-me arrepiada. Sabemos todos dos milhares de pessoas que morrem todos os dias á fome. Mas que para além desses, outros se matem de vergonha por causa da fome, é ainda mais doloroso. E pensar que cinco por cento da população mundial, estraga ou deita fora, o que chegaria para salvar os milhões de famintos. Que determinados senhores gastam numa jóia, ou num quadro mais do que o orçamento de estado de alguns países, como por exemplo a Somália. Dá que pensar...

PENSAMENTO DO DIA


21.5.07

DEFICIÊNCIAS

definição de deficiente segundo Mario Quintana.

PARABÉNS , F.C.PORTO

Acabou a época de 2006/2007 de futebol e o "meu " Porto, revalidou o titulo de campeão nacional. Confesso que fiquei mt contente. Especialmente porque os homens da casa,não me deixaram ver o jogo. Compreendo que tenham de dar á mesma hora , para evitar mais suspeições numa modalidade que já suporta uma grande carga de "suspeitas de corrupção. Agora que dois jogos dêm em sinais cofificados é que já não me "encaixa". Já é difícil pagar um na actualidade quanto mais dois. Mas acabou e agora PARABÉNS ao F.C. do Porto

PENSAMENTO DO DIA


19.5.07

A PROPÓSITO DE...

Mourinho. Mourinho ganhou hoje o único troféu inglês que lhe faltava no palmarés. E eu que alinho no time dos que acham Mourinho, o melhor treinador do mundo, fiquei duplamente contente. Porque ganhou um homem que admiro, e porque esse homem é além do mais, português. E lembrei outro treinador português que tem feito uma brilhante carreira no estrangeiro. Manuel José, o Mourinho de África. Parabéns aos dois. E parabéns a Portugal por eles.

PARA MEDITAR

O AMBIENTE LIMPO NÃO É O QUE MAIS SE LIMPA, E SIM O QUE MENOS SE SUJA.

( Chico Xavier)

Com todo o lixo que se encontra por toda a parte, intoxicando o planeta, deviamos pensar um pouco nisto.

PENSAMENTO DO DIA


16.5.07

PARA MEDITAR

QUEM DESEJA DEMONSTRAR QUE ESTÁ CERTO, TERMINA POR AGIR ERRADO.

(Paulo Coelho)

AUTARCAS

Na minha terra, há uns anos, a Câmara mandou cortar os choupos que adornavam as ruas e substituí-las por "Grevillea Robustas". Esqueceram-se os senhores autarcas de se informarem acerca das referidas árvores. Acontece que esta espécie se desenvolve muito depressa e atingem grandes proporções. Em menos de meia dúzia de anos as referidas árvores, ultrapassaram a altura dos prédios vizinhos e invadiram as suas varandas. E os prédios são de 2º andar. Começaram hoje a ser cortadas, para serem substituídas por outra espécie. Apetece-me perguntar ao presidente da Câmara se já se informou das características das próximas espécies. Ou será que daqui a cinco anos estamos outra vez na mesma. E o contribuinte a pagar...

15.5.07

PARA MEDITAR...

NÃO IMPORTA SABER SE A GENTE ACREDITA EM DEUS; O IMPORTANTE É SABER SE DEUS ACREDITA EM NÓS.

(Mário Quintana)

SINCERAMENTE

Pendem-me a cabeça, sonhos que ruíram.
A realidade do sonho não existe.

Ardem-me os olhos, de te chorar, mundo.
Tenho a boca seca do pó da miséria.

Estremece-me o peito, de angústias cansado;
tenho as mãos em sangue de cavar a dor.

Começo a apedrejar a verdade
que trazia clandestina
em qualquer recanto da minha ilusão.

Sinceramente não gosto da Verdade!...

pensamento do dia

De Sócrates, o filósofo grego, não o lº ministro português.

14.5.07

CONVERSA DE CAFÉ...

Hoje entrei numa pastelaria. Tinha tomado o pequeno almoço antes das sete e eram onze e meia.
Esperei um pouco e enquanto esperava olhei á volta. Numa mesa ao canto estavam três mulheres de meia idade. Discutiam - vejam só - futebol. Dizia uma que o Sporting é que era bom. Tem uma boa academia, uma formação de eleição, donde saíram os melhores jogadores portugueses dos últimos tempos. Figo, Ronaldo, Quaresma, e Simão.(O que até é verdade.) Além disso a sua equipa actual é mt jovem, e os jovens são o futuro. A outra argumentava que o Benfica é que era bom. Não percebe porque dizem tão mal do Benfica. Afinal está apenas á distância de um ponto, do Sporting.(O que também é verdade) A terceira interrompeu dizendo que o mal do Benfica, é que anda a recrutar os jogadores na terceira idade. E disse até com uma certa graça: Vejam só aquele Derlei. Por este andar ainda vâo buscar o Romário. Percebi que a primeira era adepta do Sporting, a segunda do Benfica e a terceira seria também do Sporting. O Porto não tem muitos adeptos na minha zona. Paguei o bolo e saí com uma sensação de já ter visto dezenas de cenas assim na taberna-mercearia da minha terra quando á tarde ia comprar algo depois do dia de trabalho. Os intervenientes é que eram outros. E saí admirada. É que apesar de todas as lutas pela igualdade, uma discussão sobre futebol num café-pastelaria com três mulheres, ainda por cima já a beirar os sessenta, convenhamos que não é muito usual.

P.S. não é que pense que as mulheres não podem entender e discutir futebol. Mas faz parte da natureza feminina, as preocupações com os que vivem á sua volta, nomeadamente com os filhos
e netos.

9.5.07

A propósito de...

Acabei de ler no jornal, que no Iraque, uma jovem de 17 anos foi apedrejada até á morte, pela própria família porque - vejam só - cometeu o crime de amar um sunita, sendo ela curda. E não pude deixar de pensar quão estranha é uma religião que permite e manda matar um filho desta maneira, em nome duma fé.

6.5.07

Feliz dia Mãezinha.......


A todas as Mães, com um pedido de perdão, pelos sonhos que não concretizaram, para realizar os nossos, pelas lágrimas que derramaram, para secar as nossas, pelas noites que não dormiram para velar o nosso sono. E um enorme obrigado por nos terem trazido ao mundo, e por estarem sempre presentes quando delas precisamos.

5.5.07

PARABÉNS


Bendito seja o sol, por dar luz ao dia. Benditas as flores pela sua beleza. Bendito o sorriso no rosto da criança, pela sua felicidade, bendito o olhar dos apaixonados pelo amor que irradiam.
E bendito o dia de hoje, pelo teu aniversário.

3.5.07

o gigante adormecido


caprichos da natureza, esta pedra no parque das merendas, na Senhora da Penha - Guimarães - parece um rosto humano a dormir, meio encoberta pela sombra de uma árvore.