Seguidores

14.12.17

O ENVELOPE NA ÁRVORE


É apenas um pequeno envelope branco penduradom entre os galhos da npssa arvore de Natal.
Não tem nome, não tem identificação, não tem dizeres. Se esconde entre os galhos da nossa árvore há cerca de dez anos. Tudo começou porque meu marido Mike odiava o Natal. Claro que não era o verdadeiro sentido do Natal, mas seus aspectos comerciais: gastos excessivos, a corrida frenética na última hora para comprar uma gravata para o tio Harry e o talco da vovó, os presentes dados com uma ansiedade desesperada porque não tínhamos conseguido pensar em nada melhor.
Sabendo como ele se sentia, um certo ano decidi deixar de lado as tradicionais camisetas, casacos, gravatas e coisas no gênero. Procurei algo especial só para o Mike. A inspiração veio de uma forma um tanto incomum.
Nosso filho Kevin, que tinha 12 anos na época, fazia parte da equipe de luta livre da sua escola.
Pouco antes do Natal, houve um campeonato especial contra uma equipe patrocinada por uma igreja da parte mais pobre da cidade.
A equipe era formada, em sua maioria, por negros. Esses jovens, que usavam tênis tão velhos que tínhamos a sensação de que os cadarços eram a única coisa que os segurava, contrastavam de forma gritante com nossos filhos, vestidos com impecáveis uniformes azuis e dourados e tênis especiais novinhos em folha.
Quando o jogo começou, fiquei preocupada ao notar que a outra equipe estava lutando sem o capacete de segurança que tinha como intuito proteger os ouvidos dos lutadores. Era um luxo ao qual a equipe dos pé-sujos não podia se dar. No fim das contas, a equipe da escola do meu filho acabou arrasando com eles. Ganharam em todas as categorias de peso.
E cada um dos meninos da outra equipe que levantava do tatame se virava com fúria, fazendo pose de valente, procurando mostrar um orgulho de quem não ligava para a derrota. Mike, que estava sentado ao meu lado, balançou a cabeça, triste:
-Queria que pelo menos um deles tivesse ganhado, disse. Eles têm muito potencial, mas uma derrota dessas pode acabar com o ânimo deles.
Mike adorava crianças – todas as crianças – e as conhecia bem, pois tinha sido técnico de times mirins de futebol, basquete e vôlei.
Foi aí que tive uma idéia para o presente dele. Naquela tarde, fui a uma loja de artigos esportivos e comprei capacetes de proteção e tênis especiais que enviei, sem me identificar, à igreja que patrocinava a equipe adversária. Na véspera de Natal, coloquei o envelope na árvore com um bilhete dentro, contando ao Mike o que tinha feito e que esse era o meu presente para ele. O mais belo sorriso iluminou o seu rosto naquele Natal.
Isso se deu em todos os anos consecutivos.
A cada Natal, eu seguia a tradição: uma vez comprei ingressos para um jogo de futebol para um grupo de jovens com problemas mentais, outra vez enviei um cheque para dois irmãos que tinham perdido a casa num incêndio na semana antes do Natal e assim por diante. O envelope passou a ser o ponto alto do nosso Natal. Era sempre o último presente a ser aberto na manhã de Natal. Nossos filhos, deixando de lado seus novos brinquedos, ficavam esperando ansiosamente o pai pegar o envelope da árvore e revelar o que havia dentro.
As crianças foram crescendo e os brinquedos foram sendo substituídos por presentes mais práticos, mas o envelope nunca perdeu seu encanto. Esse conto não acaba aqui. Perdemos nosso Mike ano passado por causa de um câncer. Quando chegou a época do Natal, eu ainda estava sofrendo tanto que mal consegui montar a árvore. Mas, na véspera de Natal, me vi colocando um envelope na árvore. Na manhã seguinte, havia mais três envelopes junto a ele. Cada um de nossos filhos, sem o outro saber, tinha colocado um envelope na árvore para o pai.
A tradição cresceu e, um dia, se expandirá ainda mais e nossos netos se reunirão em volta da árvore, ansiosos para saber o que há no envelope retirado da árvore por seus pais.
O espírito de Mike, assim como o espírito do Natal, estará sempre conosco. Vamos todos lembrar de Jesus, que é o motivo dessa comemoração e o verdadeiro espírito do Natal este ano e sempre.
Jack Canfield

14 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais uma bela história de Natal, gostei.
Continuação de boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
É este espirito de natal que faz muita gente feliz , e quer queiramos ou não , nesta época não há só comercio , mas também muitas boas ações .
JAFR

O meu pensamento viaja disse...

Feliz Natal, Elvira.
Beijo

António Querido disse...

Cada um gasta no comércio conforme a sua conta bancária, eu nunca caí nem vou cair nessa, para mim tem mais valor a prenda que é dada com carinho e amor, prefiro lembrar-me que todos os dias do ano é Natal.

Tenham um FELIZ NATAL.

Vanessa disse...

Adorei, gosto muito dos contos de Natal publicados aqui.
Um grande abraço!

Berço do Mundo disse...

A história que partilha hoje connosco é tão emocionante, que lágrimas escorrem pelo meu rosto enquanto escrevo este comentário. Que tenhamos presente o significado da partilha que devia inspirar o Natal.
Um feliz Natal para a Elvira e toda a sua família.
Beijinho
Ruthia d'O Berço do Mundo

Olinda Melo disse...


Excelente, Elvira.
Fiquei emocionada com este texto.
É um exemplo a seguir, contrariando
o consumismo sem sentido.

Boas férias.

Bj

Olinda

Cantinho da Gaiata disse...

Lindo conto, gostei imenso da ideia do envelope na árvore de Natal, fiquei imaginando se fizesse o mesmo😁 como seria Feliz Natal para si e para o marido.

Teresa Isabel Silva disse...

Gostei muito!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Edum@nes disse...

Uma bela história não muito curta,
para os seus seguidores entreter
sempre há gente boa que males cura
sem de quem mais precisa se esquecer!

Tenha uma boa noite amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.

Diana Fonseca disse...

As pessoas deviam pensar mais assim, realmente.

Pedro Coimbra disse...

Que o Natal se prolongue pelo resto do Ano.
Abraço, bfds

Janita disse...

Pena que não haja traduções, destas pérolas natalícias, no nosso português de Portugal.
Um belo exemplo de como podemos ser verdadeiramente solidários, dentro do espírito que o nascimento de Jesus nos sugere. Durante todo o ano, já agora...

Um abraço.

paideleo disse...

Ese é o presente ideal !.
Boas festas !.